Total de visualizações de página

sábado, 5 de agosto de 2017

10 DE AGOSTO: DIA DE JORGE AMADO – As duas casas

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
(Buquim, Sergipe. 1936 – as duas casas)


             Meu pai vem passar uns dias comigo em Estância: sucos de graviola, caju, cajá, de manga e umbu, almoços monumentais em casa de parentes, banhos de rio na bacia das moças. Em sua cidade natal o coronel do cacau rejuvenesce. As três irmãs surgem, curiosas, querendo conhece-lo, afoitas voltejam em torno do velho João Amado. Velho? Anda pelos cinquenta anos, com a mão alisa os bigodes negros, ajeita as mechas da cabeleira, os olhos brilham. Mede as moças, cada qual mais formosa, passa a língua pelos lábios: sinto meu harém ameaçado.

            Meu pai leva-me a Buquim em visita à sua irmã mais velha, minha tia Yayá. Meu avô José Amado de Faria faturou 21 filhos, 18 do primeiro matrimônio, 3 do segundo. Yayá, primogênita, completara 84 anos e seu marido José era um ano mais velho.

            Casa ampla de comerciante rico, na praça central de Buquim, a sala de visitas é aberta aos visitantes, os móveis caros e pesados são despidos de coberturas que os resguardam, a ocorrência é solene: visita de irmão fazendeiro de cacau em Ilhéus, de sobrinho escritor de nome nos jornais. Conversamos durante o almoço grandioso, oito pratos, peixes, camarões, pitus, galinha – a galinha de parida de minha tia Yayá, falada até em Aracaju -, carne de boi e de porco, feijão, branco e mulatinho, arroz, farofa, abóbora, fruta-pão, jiló, maxixe, chuchu, batata-doce, aipim, inhame, banana-da-terra e por aí afora, um desparrame.

            Na mesa, além do casal – minha tia Yayá é monumental, buço forte sobre o lábio, quase um bigode, usa óculos, enrola o cabelo num coque alvo de algodão, ar de senhora grada, meu tio José é um caboclo de muitos sangues misturados, o rosto aberto, as mãos poderosas, a grenha e os bigodes brancos, o cigarro de palha, o riso fácil -, além deles a filha viúva, a filha solteirona e o filho mais moço, Antônio, único varão, terá seus cinquenta anos, por aí, bigodudo como o pai de quem herdou as feições morenas e o riso cordial. Antônio, acanhado, conta-me que leu Jubiabá e Mar morto, tece elogios. Três filhas morreram num surto de bexiga e minha tia abortou de gêmeos. Aprendo histórias da bexiga negra que, em mais de uma ocasião, lavrou em Buquim sua lavra de morte.

            Após o almoço tio José, lépido apesar dos 85 anos de labuta, toma do chapéu e da bengala e nos convida a dar uma volta. Volta que nos leva à casa militar, numa rua de canto, residência tão ampla quanto a da casa civil e ainda mais agradável, pois fica no centro de vasto terreno plantado de mangueiras, cajueiros, abacateiros, umbuzeiros, cajazeiras, pés de pinha, graviola e fruta-pão, mangabeiras, uma roça de pitangas, além do agreste jardim de flores tropicais.

            Tio José nos apresenta a Rosa, mulata bem fornida de carnes, risonha, a bunda vistosa empinando a saia, formosura doce e sensual: hoje já não se fazem dessas mulatas de antes, gordas e belas, são magras e xexelentas. Na carapinha bem cuidada uma flor do campo, colares e pulseiras de ouro, os dentes de morder, admiráveis, os olhos lânguidos, Rosa nascida para a cama. Várias crianças vêm correndo da casa e do pomar tomar a bênção ao pai, a mais velha andará pelos quinze anos, a mais moça, de meses, dorme no colo da ama-de-leite. 

            Redes brancas nas varandas, para a sesta. No comando de um batalhão de mucamas Rosa serve doces e compotas incomparáveis: doce de banana de rodinha, de jaca, de caju, de batata-doce de abacaxi, de limão inteiro e descascado, cada qual mais divino. Que dizer do requeijão que os acompanha, a manteiga escorrendo? O café fumega nos bules esmaltados.

            Os olhos cúpidos do coronel João Amado demoram nas ancas de Rosa, nos seios que se revelam no decote da bata branca. Também meus olhos se perdem naquelas formosuras.

            Rosa sentada atrás da rede onde tio José descansa pitando seu cigarro de palha, faz-lhe cafuné, carinhosa, arrulha no riso de dentes brancos. No calor da tarde a brisa convida ao cochilo, o tempo passa.

            Vamos regressar à casa civil, à majestade da tia Yayá, no portão da casa militar, ao deixarmos a mansidão de Rosa, meu pai aponta o bando de crianças que corre entre as árvores, os filhos da amásia:

            - São todos seus, José?

            O velho ri sob os bigodes brancos:

            - Todos meus, João Amado. – Amplia o sorriso, nos olhos a malícia e a ternura: - Meu filho Antônio me ajuda um pouco...


(NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM)
Jorge Amado
----------

JORGE AMADO - Quinto ocupante da Cadeira 23 da ABL, eleito em 6 de abril de 1961, na sucessão de Otávio Mangabeira e recebido pelo Acadêmico Raimundo Magalhães Júnior em 17 de julho de 1961. Recebeu os Acadêmicos Adonias Filho e Dias Gomes.

* * *

NOSSO CONVÍVIO – Valdir Azambuja


Nosso Convívio


A poesia é uma terapia para a vida pentelha que, às vezes, a gente é obrigado a levar.

Não quero mudar o mundo, quero que, de repente, as pessoas saquem um ponto focal comum e que cada um, do seu jeito, mude de vida, conquiste a cada dia mais poder, não sobre os outros, mas o poder de ser e tornar o mundo cada vez mais humano e melhor.

Em minha caminhada de esperança muitos caminharam lado a lado comigo, me dando força, ânimo para continuar e juntos crescermos.

A poesia é minha utopia, por isso convido a você: venha trazer o seu tempero, materializar o sonho, sonhando comigo, experimentando viver e conviver, mantendo sempre a diversidade pessoal para sermos mais.

O fascínio pela beleza de fazermos juntos nos permite criar coisas interessantes, instigantes que são resultados, reflexo do mais puro, do mais bonito e continuidade desse convívio. Assim cuidamos um do outro com trocas nutritivas, sinceras e sem jogos.

A emoção pode ser a nossa música interior pedindo para ser ouvida, raiz e asa para a verdade de ser vir à tona.

Com a poesia saio da clandestinidade; faço minha inserção cultural, minha ideologia, minha voz e interferência no espaço da cidade.
Experimentamos novas formas de convívio, regado a muita poesia e conversa boa, afinal com a técnica enfrentamos; enfrentaremos os combates materiais da vida. Mas a vida mesmo, só vive quem sente e tem coração.

Assim, tornamos esses dias inesquecíveis, criamos um vínculo afetivo, uma identificação, produzimos conhecimentos e poesia luz.

Eu gosto de trabalhar
A poesia me fascina
Às vezes fico durante dias
Olhando-a em cada esquina pessoa.


(MEMÓRIAS DO FUTURO)

Valdir Azambuja

* * *