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domingo, 8 de março de 2020

EM CANTAR – Geraldo Maia



Em Cantar


A mulher quando chega
parece um milagre;
sua presença se espalha
por toda parte,
e não sabemos se o que se passa
é lentidão de raio
ou ensaio de eternidade.
A mulher quando chega
é como se a beleza do mundo
de repente se
condensasse num tela viva
em constante movimento e graça
e não sabemos se o que se passa
é traço de loucura
ou distorção de sanidade.
Se é magia pura,
ou apenas a tarefa cotidiana
de trançar com sonho e realidade
o tecido da existência
sobre o qual pouco sabemos
a não ser que se revela
quando chega
a mulher.

Geraldo Maiassanto
  
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Geraldo Maia, poeta
Estudou Jornalismo na instituição de ensino PUC-RIO (incompleto)
Estudou na instituição de ensino ESCOLA DE TEATRO DA UFBA
Coordenou Livro, Leitura e literatura na empresa Fundação Pedro Calmon
Trabalha na empresa Folha Notícias,
Filho de Itabuna/BA/BRASIL, reside em Louveira /SP.

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OS CRISTÃOS DIANTE DO MEDO DO CORONAVÍRUS – Francisco Borba Ribeiro Neto




A pessoa de fé reconhece os perigos, procura precaver-se e evitá-los, mas não se deixa dominar por eles

Aameaça de uma nova pandemia (epidemia de abrangência mundial), causada pelo coronavírus Covid-19, vindo da China, tem gerado apreensão e medo em todos nós. Esse sentimento foi até batizado de “ansiedade pandêmica”. Existe um aspecto realista nesse medo.

As pandemias decorrem da proliferação de novos agentes infecciosos, frutos de mutações em microrganismos que existem há milhares de anos, mas vem ganhando a capacidade de se proliferar rapidamente na população humana, causando doenças com índices de mortalidade relativamente altos. A evolução do Covid-19 é incerta, assim como de outros semelhantes, não sabemos como se comportará no futuro. Pode ser que fique restrito às áreas já atingidas e/ou que perca a letalidade, se tornando facilmente administrável pelos serviços de saúde pública. Pode ser que se alastre por todo o mundo, mantendo sua letalidade.

O vírus ebola, por exemplo, matou, desde 1976, quando foi identificada, até hoje, mais de 11 mil pessoas, a grande maioria concentrada em países africanos. Toda pessoa que morre é uma grande perda e esse número não deixa de ser grande, mas fica pequeno quando comparado com a letalidade da gripo espanhola, que entre 1918 e 1919 matou cerca de 50 a 100 milhões de pessoas em todo o globo – enquanto a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, matou aproximadamente 8 milhões de pessoas. Sob esse ângulo, portanto, os cuidados das agências de saúde e de toda a população com novos vírus são mais que justificáveis.

Por outro lado, existe um alarmismo irracional nesse medo. O sarampo, por exemplo, em 2018, vitimou 142 mil pessoas (mais de 11 mil por mês, em média), enquanto o Covid-19 matou, nos últimos dois meses, pouco mais de 3 mil pessoas. Então porque as escolas não são fechadas com medo do sarampo, as bolsas não caem, nem os eventos públicos são cancelados? Em parte, porque as populações afetadas estão principalmente nos países pobres e em bolsões de pobreza, mas principalmente porque já conhecemos o sarampo, sabemos como lidar com ele, não tememos uma explosão pandêmica inesperada, como temos em relação ao Covid-19. Um temor em parte racional, como vimos acima, mas por outra parte totalmente irracional.

A confiança contra o pânico

Temer o desconhecido é um instinto necessário à sobrevivência das espécies, inclusive da nossa. Uma criança temerosa tem muito menos chance de se acidentar que uma outra arrojada. Mas, por outro lado, um adulto apavorado tem muito menos chance de fazer escolhas adequadas que um outro sereno. Por isso, o medo irracional e instintivo deve amadurecer, em nosso desenvolvimento, para se tornar uma prudência responsável e racional, que avalia as situações e evita riscos desnecessários.

Aleteia já relembrou, a respeito da atual epidemia de coronavírus, as exortações do Papa Francisco para que não sejamos dominados pelo medo, em qualquer situação. Podemos também relembrar a exclamação de São João Paulo II, no início de seu pontificado: “Não tenhais medo de acolher Cristo e de aceitar o Seu poder!”. Medo de acolher a Cristo? Mas nosso medo é das pandemias… Na verdade, para o cristão, todos os medos são uma consequência de não nos entregarmos totalmente a Cristo. A pessoa de fé reconhece os perigos, procura precaver-se e evitá-los, mas não se deixa dominar por eles. Quem vive com medo das coisas tem, no fundo, medo de se entregar a Cristo, de fazer a experiência de que Ele pode nos salvar, ainda que de forma impensável para nós.

Por isso, a forma pela qual enfrentamos a ameaça do Covid-19, ou qualquer outra possível pandemia dos nossos tempos, é um indicador (não o único, evidentemente) do quanto a nossa fé ultrapassa os limites das celebrações e dos gestos religiosos, para se tornar realmente um critério de orientação diante dos desafios da vida. Nessa perspectiva, nossa capacidade de lidar com situações como essa, da atual crise do coronavírus implica em:

Serenidade diante dos muitos desafios e ameaças da vida, que – para o cristão – nasce da confiança no amor e na providência divinas, que nos permite reconhecer os perigos, sem nos deixar definir por eles.

Estar bem informado sobre o que está acontecendo, evitando fake news e procurando sempre as indicações de especialistas e dos órgãos de saúde. Esta é a forma de praticar o realismo cristão nesse momento.

Atitudes responsáveis e condizentes com a gravidade da situação, sem alarmismos, mas também evitando riscos desnecessários.


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PALAVRA DA SALVAÇÃO (173)


2º Domingo da Quaresma – 08/03/2020

Anúncio do Evangelho (Mt 17,1-9)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.
Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!”
Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”.
Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

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Ligue o vídeo abaixo e acompanhe a reflexão de Dom Antônio Emídio Vilar:

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“O seu rosto brilhou como o sol e as suas vestes ficaram brancas como a luz” (Mt 17,2)

“Saí de vossas trevas! Deixai para trás a segurança do vale e empreendei, sem medo, a subida ao monte, porque lá no alto a luz vos espera!”. Este poderia ser o apelo do evangelho da Transfiguração, que pede de nós mobilidade para sair das falsas seguranças de uma vida sem horizontes. De fato, há em nós uma força atrofiadora que nos faz preferir a acomodação, permanecendo tranquilos, perdidos no imediato e alheios à capacidade de transfiguração que se esconde por detrás da aparente normalidade das pessoas e das coisas.

“O mundo está cheio de esplendor espiritual e de segredos maravilhosos, mas basta um pequeno cisco sobre nossos olhos para que tudo fique escondido”(Baal Sem Tov). Por isso, no Evangelho de hoje, e com diferentes graus de intensidade, o evangelista sai da esfera plana das descrições precisas e exatas e se expressa na linguagem do excessivo, do simbólico, do totalizante: “seu rosto brilhou como o sol”, “suas roupas ficaram brilhantes como a luz”, “uma nuvem luminosa os cobriu”... E como contraste escuro frente a tanta luz, três pobres homens assustados que balbuciam disparates, que preferiam permanecer junto a esta situação tão surpreendente. 

A Transfiguração está nos dizendo quem era realmente Jesus e quem somos realmente cada um de nós. Essa cena que Mateus relata é um símbolo das muitas “experiências de transfiguração” que todos experimentamos. A vida diária tende a fazer-se cinza, monótona, cansada, e a deixar-nos desanimados, sem forças para caminhar. Mas, eis que surgem momentos especiais, com frequência inesperados, em que uma luz atravessa nosso coração, e os olhos de nossa interioridade nos permitem ver muito mais longe e muito mais fundo daquilo que estávamos acostumados a olhar até esse momento.

A realidade é a mesma, mas nos aparece transfigurada, com outra figura, revelando sua dimensão interior, essa na qual tínhamos acreditado, mas que com o cansaço do caminhar tínhamos esquecido. Essas experiências, verdadeiramente espirituais, nos permitem renovar nossas energias e, inclusive, entusiasmar-nos para continuar caminhando, com o sentimento de “como se víssemos o Invisível”. 

Aquele Monte (Tabor) foi um espaço instigante para Jesus, lugar alto de sua experiência radical, de onde Ele podia ver os problemas da humanidade, para senti-los, para assumi-los e mudar... O mesmo Jesus nos faz subir à grande montanha para que vejamos as coisas de outra forma, de outra perspectiva... 

É preciso, de vez em quando, tomar distância e nos afastar do cotidiano rotineiro e atrofiado, para ampliar nossa visão e contemplar o drama humano; é decisivo nos situar diante do calor de Deus (sarça ardente) para desvelar nossa verdadeira identidade. Somente assim a Montanha nos transfigurará para que nos empenhemos no serviço em favor dos “desfigurados” do mundo. 

Todos nós aspiramos por experiências como a dos discípulos de Jesus no alto do Tabor. Mas nós não podemos nos encontrar com Jesus no Tabor da Galileia. Necessitamos buscar nosso Tabor particular, os rincões de nossa morada interior, onde estão as fontes que mais forças nos dão, as luzes com as quais nos sintonizamos para iluminar e dar um novo significado ao nosso compromisso primeiro. Todos nós somos portadores de uma luz que procede de dentro, uma iluminação interior, que só aquele que vive a partir de sua própria interioridade consegue ter acesso a ela.

Ao relatar suas experiências espirituais, muitos místicos fazem referência a uma luz que ilumina com força seu interior. É uma graça que não se revela rara, pois temos consciência que “Deus é luz” e que o mesmo Jesus se definiu como a “Luz do mundo”. Somos envolvidos providencialmente por esta expansiva Luz. Todas as pessoas que fizeram esta experiência de encontro com o “Deus da Luz”, puseram os meios para fazer a viagem interior e ativar a “faísca da luz divina” ali presente. Na medida em que se deixaram invadir por essa Luz, aproximaram-se cada vez mais dela para vivê-la com mais intensidade e para deixá-la refletir em seus rostos e ações. Por isso, foram pessoas de presenças originais e iluminantes em seu meio. 

No ritmo do cotidiano, o dom imenso da luz passa desapercebido. Que o digam aqueles que não podem ver; que o digam aqueles que nunca puderam estremecer-se diante de um pôr-do-sol ou diante das cores vivas de uma pintura; que o digam aqueles que nunca puderam ver o brilho de uns olhos cheios de amor... Na costumeira cotidianidade, o perigo de não valorizar a luz é evidente; no entanto, para quem contempla sua cotidianidade, a formosura da luz que se derrama sobre nós que vivemos neste planeta sem luz própria é a prova da generosidade de Deus para conosco. 

Por isso mesmo, há vidas luminosas e vidas obscuras. Há pessoas cuja luz interior transfigura suas vidas: vivem na transparência da luz, seus gestos e atos são luminosos, admiram-se com o brilho da vida e desejam que tudo tenha esse brilho, iluminam com sensata positividade tudo o que acontece ao seu redor, colocam-se sempre na perspectiva de quem desfruta da cor e do amor no encontro com os outros...

O resplendor da Transfiguração brilha no interior de cada um de nós; não nos vemos vazios por dentro porque no mais profundo de nós, na morada mais interior, está o “sol de onde procede uma grande luz” (Santa Teresa de Jesus). Deixar-nos transfigurar. Somos seres de luz e nossa verdadeira transformação nasce de nosso interior. 

Na Transfiguração, Jesus nos faz descobrir nosso verdadeiro ser, que vemos refletido n’Ele. A transfiguração não é condição de um “iluminado”, mas a realidade de toda pessoa que é capaz de “sair de seu próprio amor, querer e interesse” (S. Inácio). Deixar-se transfigurar é descentrar-se e expandir sua luz, para realizar aquele chamado único de Jesus dirigido a todos: “Vós sois a luz do mundo”.

Transfiguração é festa da luz: Jesus é a Luz e no encontro com Sua Luz podemos ativar a tímida luz presente no nosso interior. Só assim podemos ampliar os espaços de luz em nossas vidas, para contagiar-nos de luz e para comunicar uma mística de luz em nosso entorno. Não se trata de falsas iluminações, mas de alcançar outra perspectiva de vida, mais luminosa, mais positiva, mais esperançada. 

Para transitar na noite de nosso tempo precisamos buscar, na Transfiguração, a Luz que a ilumine e nos indique a direção e o sentido de nossa existência. A “noite de nosso mundo”- carregada de tanta corrupção, violência, preconceito e intolerância - pede pessoas marcadas pela experiência da Transfiguração, capazes de ver a presença d’Aquele que é a Luz no meio das realidades simples e cotidianas, no profundo do coração de cada ser humano, de cada realidade vivente, de cada palmo de nossa terra, no mistério insondável do universo grávido de graça. 

Precisamos cultivar não só olhos que vejam a realidade, senão que sejam capazes de contemplar, no meio da noite, a presença da Luz: uma luz que brota das profundezas da realidade, do profundo do ser, onde o Deus, Fonte de vida, sustenta tudo; uma Luz que nos faz descobrir nosso ser essencial: filhos e filhas amados(as) e irmanados(as) com todos e com tudo. 

Texto bíblico:  Mt. 17, 1-9 
Na oração: Na nossa vida cristã, não faltam momentos de claridade e certeza, de alegria de luz.
E tudo depende de nossa visão, ou seja, se nosso olhar só capta o imediato e rasteiro que nos rodeia, ou se é capaz de descobrir o profundo e o luminoso em tudo...
- Como é seu olhar? Você é capaz de transfigurar o olhar para captar a presença da Luz, da profundidade de sentido, da presença de Deus... que há por detrás de cada circunstância?
- Sua presença cotidiana, é oportunidade para deixar transfigurar sua luz interior, que se visibiliza na bondade, na compaixão, no compromisso com a vida...?

Pe. Adroaldo Palaoro sj


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