Total de visualizações de página

sábado, 12 de agosto de 2023

Poeta e escritor Cyro de Mattos recebe comenda Dois de Julho na ALBA
Honraria foi entregue pelo deputado Marcelinho Veiga nesta quinta (10)




A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi  palco da entrega da maior honraria da Casa para o escritor e poeta Cyro de Mattos às 15h desta quinta-feira (10). Uma sessão especial proposta pelo deputado estadual Marcelinho Veiga (UB) marcou a celebração do artista baiano que recebeu a Comenda Dois de Julho após construção de legado literário com 65 obras publicadas de diversos gêneros e premiado em diferentes países. A entrega da comenda aconteceu no plenário da Alba. 
Em sua justificativa, o deputado Marcelinho Veiga diz “que o trabalho de Cyro de Mattos engrandece a vida de qualquer pessoa com sua obra”. Para ele, os livros contribuem com a progressão da cultura, artes e ciências, na Bahia e no Brasil. “É uma honra poder homenagear um baiano de Itabuna com um legado cultural imenso e que evidencia o poder intelectual e de expressão verbal do povo nordestino. A intenção é sempre poder registrar a importância da cultura em nossas vidas. Com certeza, milhares de pessoas já foram influenciadas pelas suas narrativas”, descreve.
Cyro de Mattos é autor de 65 livros pessoais, de diversos gêneros, premiado no Brasil, Portugal, Itália, México e Cuba. É o primeiro doutor honoris causa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Ele também é membro efetivo das Academias de Letras da Bahia, Ilhéus e Itabuna. Tem livros editados em Portugal (cinco), Itália (seis), França (um), Alemanha (um), Espanha (dois) e Dinamarca (um). Seu livro ‘Infância com Bicho e Pesadelo e Outras Histórias’ recebeu o prêmio internacional Casa das Américas e está sendo traduzido para o espanhol.

***