Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de maio de 2017

CORPO DO ACADÊMICO, PROFESSOR E EX-MINISTRO DA EDUCAÇÃO EDUARDO PORTELLA É SEPULTADO NO MAUSOLÉU DA ABL


O corpo do Acadêmico, professor, escritor e ex-Ministro da Educação Eduardo Portella foi sepultado hoje, dia 3 de maio, quarta-feira, no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Antes do féretro seguir para o cemitério, foi prestada homenagem pelos Acadêmicos, com a realização de missa de corpo presente, no Salão dos Poetas Românticos, no Petit Trianon, da ABL, onde Eduardo Portella fora velado, na noite de ontem (terça-feira) e na manhã de hoje (quarta-feira). O padre Silmar Alves Fernandes, da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo (antiga Sé), oficiou a cerimônia.

Eduardo Portella faleceu na manhã de ontem, terça-feira, no Hospital Samaritano, em Botafogo, para onde fora levado, na madrugada de segunda-feira, dia 1º de maio, com quadro de pneumonia. O Acadêmico não resistiu e, em seu atestado de óbito, consta que morreu de parada cardíaca, por causa da falência do pulmão.

Amanhã, dia 4 de maio, quinta-feira, será realizada a Sessão de Saudade, mais uma homenagem prestada pela ABL. Na oportunidade, os Acadêmicos que desejarem terão a palavra para falar de Eduardo Portella, começando pelo decano presente, o Acadêmico e professor Arnaldo Niskier. Encerrado a sessão, o Presidente da Academia, Acadêmico e professor Domício Proença Filho, declarará vaga a Cadeira 27.

--------

Eduardo Portella - Sexto ocupante da Cadeira nº 27 da ABL, eleito em 19 de março de 1981, na sucessão de Otávio de Faria e recebido em 18 de agosto de 1981 pelo Acadêmico Afrânio Coutinho. Recebeu as Acadêmicas Lygia Fagundes Telles e Zélia Gattai e os Acadêmicos Carlos Nejar, Celso Furtado, Candido Mendes de Almeida, João Ubaldo Ribeiro, Ivan Junqueira , Alfredo Bosi e Geraldo Holanda Cavalcanti. Faleceu no dia 3 de maio de 2017, no Rio de Janeiro, aos 84 anos.

* * *

AABB ITABUNA APRESENTA PAULO XOXÔ 5/5

Paulo Xoxô em recente apresentação na AABB

Voz vibrante de Paulo Xoxô vai ecoar essa sexta na AABB


Nessa sexta-feira (5/5), a partir das 20h00, quem solta a voz na Cabana do Tempo é Paulo Xoxô. E como em todas as sextas à noite, a AABB Itabuna libera a entrada e o estacionamento interno para aqueles que gostam de curtir boa música ao vivo.

Segundo o vice-presidente social Raul Vilas Boas, sócios e não sócios podem chegar à vontade. “Pode vir com os amigos, a família e até as crianças que todos têm como se divertir e todos são bem-vindos”.

Já o vice-presidente administrativo da AABB, João Xavier, informa que a Cabana do Tempo conta com bar e restaurante próprios do clube. ”Sai mais em conta que outras casas de nível de Itabuna porque não cobramos couvert artístico nem 10% de gorjeta”, completa.

A AABB Itabuna fica na Rua Espanha s/n, travessa da Avenida Europa Unida, no São Judas. Quem vem do litoral, o acesso é pela Calixto Midlej (ponte nova) e Vila Zara. Pra quem vem do interior, Beira-Rio, via Shopping e Conceição. Os telefones do clube são (73) 3211-4843 e 3211-2771 (Oi fixo).


Contato – Raul Vilas Boas: (73) 9.8888-8376 (Oi) / (73) 9.9112-8444 (Tim)


Assessoria de Imprensa – Carlos Malluta: (73) 9.9133-4523 (Tim) / (73) 9.8877-7701 (Oi)


* * *

ITABUNA CENTENÁRIA: UM POEMA - José Carlos Oliveira

Para minha grande amiga Jaó (Jasmínea Benício dos Santos Midlej), esta pequena construção literária de seu fiel amigo e admirador, pela importante figura humana que a Sra. é.
Fraternalmente

------------------------------
O Amor
José Carlos Oliveira
Itabuna, 25.01.2012

“ O amor é paciente, o amor é prestável, não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso, nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita nem guarda ressentimento. Não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará.” – Apóstolo Paulo


O mais sublime sentimento acessível à humanidade,
A maior e mais linda de todas as conquistas do indivíduo,
O amor também envolve encantador sentimento de reciprocidade.
Entre amantes, para existir plenamente, tem que ser permitido.

Vital, como o ar para a vida, o amor é da alma seu primordial alimento,
É o eficaz sustentáculo da paz em todos os sentidos que ela encerra
É fator do necessário equilíbrio para viver-se bem a cada momento,
É o indispensável ingrediente para uma louvável vida na terra.

Fundamental para desenvoltura da ensejada ideal interação,
O amor, em qualquer das suas formas possíveis de se imaginar,
Como físico, platônico, materno, fraterno, teologal ou de emoção,
Nasce, vive e se manifesta, nos exatos limites do coração.

O amor é especial, mas a liberdade de amar a todos se oferece.
Por que não usufruir desta dádiva que preenche o corpo e a alma?
Que faz o vento cantar, a chuva tamborilar, e, quando o sol esmaece,
Ainda promove campos floridos, nuvens reluzindo e o mar em calma?


JoséCarlos Oliveira – Advogado,
Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL


* * *

DECEPÇÃO


Decepção

MAIO 1, 2017


Você já teve alguma decepção na vida?

Dificilmente alguém passa pela existência sem sofrer uma desilusão, ou ter alguma surpresa desagradável em algum momento da caminhada.

Podemos dizer que o sabor de uma decepção é amargo e traz consigo um punhal invisível que dilacera as fibras mais sutis da alma.

Isso acontece porque nós só nos decepcionamos com as pessoas em quem investimos nossos mais puros sentimentos de confiança e amor.

Pode ser um amigo, a quem entregamos o coração e que, de um momento para outro, passa a ter um comportamento diferente, duvidando da nossa sinceridade, do nosso afeto, da nossa dedicação, da nossa lealdade…

Também pode ser a alma que elegemos para compartilhar conosco a vida, e que um dia chega e nos diz que o amor acabou, que já não fazemos mais parte da sua história… que outra pessoa agora ocupa o nosso lugar.

Ou alguém que escolhemos como modelo digno de ser seguido e que vemos escorregando nas valas da mentira ou da traição, desdita que nos infelicita e nos arranca lágrimas quentes e doloridas, como chama que queima sem consumir.

Enfim, só os nossos amores são capazes de nos ferir com a espada da decepção, pois os estranhos não têm esse trágico poder, já que seus atos não nos causam nenhuma impressão.

Assim, vale a pena algumas reflexões a esse respeito para que não nos deixemos atingir pela cruel espada da desilusão.

Para tanto, podemos começar levando em conta que, assim como nós, nossos amores também não são perfeitos.

E que, geralmente, não nos prometem santidade ou eterna fidelidade. Nunca nos disseram que seriam eternamente a mesma pessoa e que jamais nos causariam decepções.

Nós é que queremos que sejam como os idealizamos.

Assim nos iludimos. Mas só se desilude quem está iludido.

Importante que pensemos bem a esse respeito, imunizando a nossa alma com o antídoto eficaz do entendimento.

Importante que usemos sempre o escudo do perdão para impedir que os atos infelizes dos outros nos causem tanto sofrimento.

Importante, ainda, que façamos uso dos óculos da lucidez, que nos permitem ver os fatos em sua real dimensão e importância, evitando dores exageradas.

A ilusão é como uma névoa que nos embaraça a visão, distorcendo as imagens e os fatos que estão à nossa frente.

E a decepção nada mais é do que perceber que se estava iludido, enganado sobre algo ou alguém.

Assim, se você está amargando a dor de uma desilusão, agradeça a Deus por ter retirado dos seus olhos os empecilhos que lhe toldavam a visão.

Passe a gostar das pessoas como elas são e não como você gostaria que elas fossem.

Considere que você também já deve ter ferido alguém com o punhal da decepção, mesmo não tendo a intenção, e talvez sem se dar conta disso.

Por todas essas razões, pense um pouco mais e espante essa tristeza do olhar… Enxugue as lágrimas e siga em frente… sem ilusões.

*   *   *
Aprenda a valorizar nas pessoas suas marcas positivas.

Lembre-se de que cada um dá o que tem, o que pode oferecer.

Uns oferecem o ácido da traição, o engodo da hipocrisia, o fel da ingratidão, pois é o que alimentam na alma.

Mas, seja você a cultivar em seu jardim interior as flores da lealdade, do afeto, da compreensão, da honestidade, para ofertar a todos aqueles que cruzarem o seu caminho.

Seja você alguém incapaz de ferir ou provocar sofrimentos nos seres que caminham ao seu lado.


 Redação do Momento Espírita.




* * *