Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

RSIC/ ICAL 8 ANOS - Retrospectiva V

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
FILHOS DE ITABUNA (XI) - Marília Benício dos Santos - Por Eglê S. Machado

Postado por Eglê Santos Machado em 10 abril 2010 às 13:26

 QUEM É ESSA MULHER?

Ela é filha de Itabuna? - Sim, é filha legítima da mãe Centenária. É filha de um dos mais notáveis pioneiros de Itabuna, Francisco Benício dos Santos, grande comerciante de tecidos em Itabuna, até 1938. É irmã do advogado Adélcio Benício dos Santos. Porém, o que se sabe mais de Marília Benício dos Santos?

ITABUNA CENTENÁRIA já pesquisou no Google, indagou pessoas e não conseguiu uma foto ou descobrir qualquer referência à autora do livro CARROSSEL em cujo prefácio Lygia Costa Moog diz: “ela nos prende e nos encanta desde o primeiro momento, precisamente pelo fato de que canta a vida, em suas alegrias e em suas tristezas, mas, sempre, na perspectiva feliz da esperança.” Na orelha do livro CARROSSEL consta apenas esta frase de Sandra Helena Vieira: “É um livro calcado na experiência da autora. Através de pequenas passagens do dia-a-dia, ela revela preocupação com os problemas sociais e a religiosidade das pessoas. Aproveita cada texto para fazer uma análise profunda que leva o leitor a uma reflexão interior tão necessária nos dias de hoje”.

Esta publicação data do ano 1984 e Marília a dedica a seus pais, a quem deve o dom da vida e ao seu psicólogo José Marques Junior, que, segundo ela, a ajudou a olhar o mundo de uma maneira mais profunda.

Lendo seus textos muito bem elaborados percebe-se que viveu em locais diversos. Fala das suas andanças na Calçada da Praia do Leblon, na Quinta da Boa Vista, Campo Grande, Belo Horizonte, Galeão, Salvador, Itapoã. Cita também sua volta a Itabuna. 

Dedica um texto com muito carinho à FAZENDA ALMADA, município de Coaraci (BA) Cada texto de Marília revela um pouco da sua alma: Fala do seu concurso no Magistério Primário e que foi Diretora da Escola Paroquial de Santana, em Salvador.

Num texto intitulado “BOAS ENTRADAS – FELIZ ANO NOVO” Marília revela que o seu pai teria uma Casa de Negócio que se chamava CRISÂNTEMO. Outra revelação da autora de CARROSSEL é que frequentava , - não sei se na qualidade de paciente ou funcionária, o CVV - Centro de Valorização da Vida (Órgão de prevenção contra o suicídio).

A ÚLTIMA FRASE DO LIVRO CARROSSEL É:
É TÃO BOM SABER QUE VOCÊ EXISTE E QUE PENSA EM MIM. OBRIGADA MEU DEUS!

ITABUNA CENTENÁRIA (R/SIC) estará postando, semanalmente, textos de Marília Benício dos Santos
E estará sempre, sempre, pedindo à FICC:
“FALE-NOS DA ESCRITORA MARÍLIA BENÍCIO DOS SANTOS!...”

************
MEU DEUS É MEU TUDO (Marília Benício dos Santos)

Eu gostaria que quando dissesse isto, fosse mesmo verdade. Mas meu Deus me perdoe, não é esta a realidade. Quem tem tudo tem a felicidade. Hoje não me sinto feliz. Estou triste, abafada, amargurada. Você sabe por quê. Não tenho razão para sentir-me assim, pois conto com Você. Tenho certeza de que és Pai e me queres bem. E Você sabe que apesar da minha infidelidade, eu O quero muito, mas não ao ponto de dizer: “meu Deus é meu tudo”. Pois se assim o fosse, não o substituiria por ninguém. Tendo Você me bastava e eu diria: “meu Deus me basta”. Mas como estou tão presa a tudo e a todos, precisando dos outros para viver e ser feliz, não posso dizer: “meu Deus é meu tudo”.
Mas meu Deus, agora passou pela minha cabeça, que enquanto eu vivo, dependo de todos e de tudo. Não sou só espírito, sou corpo. Sim, preciso viver a realidade. A minha fantasia às vezes me leva a tomar uma realidade celestial, que só existe na minha cabeça.
Sim, sei que posso dizer que meu Deus é meu tudo, sem excluir as pessoas que amo e também participando de todas as maravilhas deste mundo.
------------------

Comentário de roberto henrique dantas 1 dia atrás

PROVERBIO ORIENTAL = "QUANDO OUÇO, ESQUEÇO! QUANDO VEJO LEMBRO! QUANDO FAÇO, ENTENDO, COMPREENDO E APRENDO."

ESTE TEXTO FEITO PELA IRMÃ EGLÊ É UMA FONTE DE LUCIDEZ CRISTALINA EM QUE ANJOS VEM BEBER NELA. QUE ÁGUA TÃO DOCE QUE FONTE TÃO BELA.
VAMOS SORVER ENTÃO, UM POUCO DESSA ESSÊNCIA, TAMBÉM:

O TÍTULO = APRESENTAÇÃO DE UMA FILHA DA NOSSA TERRA, A PROTAGONISTA DA HISTÓRIA. OUVIDA, MAS ESQUECIDA.

INTRODUÇÃO = AO VER O TÍTULO, ATIVAMOS NOSSA MEMÓRIA PELA LEMBRANÇA E APELAMOS ATRAVÉS DE UM PEDIDO DE LICENÇA, À NOSSA RECORDAÇÃO:
QUEM É ESTA MULHER?

CONTEÚDO: AQUI TEMOS UM ROSÁRIO DE RESPOSTAS, RECORRENDO POR UM CAMINHO, À BORDO DE UM CARROSSEL, GIRANDO EM TORNO DO TEMPO E AO VENTO. E AÍ, PASSEIA PELA HISTÓRIA PASSANDO PELAS VEREDAS DA VIDA DA NOSSA QUERIDA PERSONAGEM DE VIRTUOSO E MÁGICO NOME: MARÍLIA, QUE ALÉM DE BENÍCIO É DOS SANTOS TAMBÉM.

PRÉ-FINAL: UMA FRASE DE AGRADECIMENTO E UMA PROPOSTA EM FORMA DE PROVOCAÇÃO.

CONCLUSÃO: UM PEDIDO DE PERDÃO E CLEMÊNCIA PELA FRAGILIDADE HUMANA, SUA DEMANDA.

A PARTIR DAÍ, O TUDO MAIS É SILÊNCIO! FICANDO EM ESTADO DE FÉ, ESPERANÇA, CARIDADE E AMOR,
QUE É O ESTADO-MAIOR DE TODOS ELES.

SÓ POSSO AFIRMAR QUE: COMO DIZIA, MEU PAI, O SR. JOSE DANTAS DE ANDRADE, = "NEM NO NORTE NEM NO SUL, NUNCA VI COISA IGUAL, UM TEXTO TÃO ILUMINADO, QUE NEM ÁRVORE DE NATAL".

QUEM AGRADECE, SOMOS TODOS NÓS, MEMBROS E AINDA NÃO-MEMBROS DESSA REDE SOCIAL QUE JÁ NASCE CENTENÁRIA.

A SENHORA É A LUZ, RAIO, ESTRELA E LUAR, MANHÃ DE SOL QUE UM DIA, QUE VIVER VERÁ...

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário