Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

‘URUPÊS’ (100 ANOS), DE MONTEIRO LOBATO, É O TEMA DA PALESTRA DO ESCRITOR LUÍS CAMARGO


A Academia Brasileira de Letras dá continuidade ao seu ciclo de conferências do mês de agosto de 2018, intitulado Cadeira 41, com palestra do escritor e ilustrador Luís Camargo, sob coordenação da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado. O tema escolhido foi Cem anos de Urupês, de Monteiro Lobato: o primeiro best-seller nacional.

Serão fornecidos certificados de frequência.

Camargo explica, no texto sucinto sobre sua palestra, que em 1918 (há cem anos), Monteiro Lobato publicou Urupês, uma coletânea híbrida, composta por uma dúzia de contos e um artigo de jornal.

 “Antes, em 1904, Lobato ganhara um concurso de contos, mas somente aos 36 anos é que faz sua estreia literária em livro. Urupês teve três edições no ano de seu lançamento. No ano seguinte, Rui Barbosa, então candidato a presidente da República, iniciou um discurso citando Lobato, Urupês e o personagem Jeca Tatu. Esse merchandising alavancou ainda mais as vendas. A recepção de Urupês é composta de admiração e de críticas, de adaptações cinematográficas, ecos no cartum e na charge política, além de almoços ao ar livre”. 

Cadeira 41 terá mais uma palestra, dia 30 de agosto, quinta-feira, no mesmo local e horário, com o escritor e jornalista Hugo de Almeida, que falará sobre Osman Lins, 40 anos depois, mais atual.

O CONFERENCISTA

Luís Camargo nasceu em São Paulo, em 1954. Escritor e ilustrador de livros infantis, recebeu o prêmio Jabuti, na categoria ilustração, pelo livro O cata-vento e o ventilador, em 1986. Licenciado em Educação Artística pela FAAP (1977), doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp (2006), desde 2003 trabalha como editor assistente (atualmente, editor especialista) na Editora FTD. É um dos autores dos livros Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil(2008), organizado por Marisa Lajolo e João Luís Ceccantini, e Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta (2014), organizado por Marisa Lajolo. O primeiro recebeu o prêmio Jabuti, na categoria crítica literária, além de Livro do Ano Não Ficção, em 2009.

17/08/2018


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário