26/11/2017
Vida de Cristão
”Ocupai-vos com tudo o que verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, tudo oque há de louvável, honroso, virtuoso ou de qualquer modo mereça louvor” (Fl 4,8)
As reflexões que se seguem tem o enfoque cristão. Queria falar de vida cotidiana, a sua motivação, e a sua missão de fazer o bem. Como ponto de partida queria falar sobre as virtudes. O que é a virtude.Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo.
Em religião, define-se a virtude como “o hábito ou qualidade permanente da alma que lhe dá inclinação, felicidade e prontidão para conhecer e praticar o bem e evitar o mal”. Neste sentido o Catecismo da Igreja Católica define: “A virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Permite à pessoa não só praticar atos bons, mas dar o melhor de si” (n. 1803). Para Aristóteles, o filósofo da antiguidade, não existem virtudes inatas, todas se adquirem pela repetição dos atos, que gera o costume, mas o costume para que seja virtude deve estar entre dois polos: defeito e excesso, o que é a moderação. A virtude adquirida pelo próprio esforço, chamamos a virtude natural. Um hábito (seja bom ou mau) consolida-se pela repetição de atos.
Por exemplo, a virtude de veracidade, adquirimos tentando
sempre não ocultar a verdade. Como este conceito da virtude precisam ter em
conta os pais e educadores...
Com a benção, oração e abraço de verdade.
Com a benção, oração e abraço de verdade.
Boa Noite.
Dom Ceslau.
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27/11/2017
As Virtudes Teologais
As virtudes humanas adquiridas pela educação, por atos
deliberados (...) são purificadas pela graça divina. (CIC 1810)
Deus também pode infundir diretamente uma virtude na alma,
sem esforço da nossa parte. Pode conferir a uma alma o poder e a inclinação para
realizar certas ações sobrenaturalmente boas. Uma virtude deste tipo – o hábito
infundido na alma diretamente por Deus – chama-se sobrenatural, a virtude
sobrenatural.
Entre estas virtudes, as mais importantes que recebemos são
três: fé, esperança e caridade. Estas virtudes chamam-se teologais (ou
divinas) porque dizem respeito diretamente a Deus: cremos em Deus, em Deus
esperamos e a Ele amamos. O Catecismo declara: “Não é fácil para o homem ferido
pelo pecado manter o equilíbrio moral. O
dom da salvação, trazida por Cristo, nos concede a graça necessária para
perseverar na conquista das virtudes” (CIC Nº 1811).
Estas três virtudes, junto com a graça santificante, são
infundidas na nossa alma pelo sacramento do Batismo. Deus aumenta a nossa fé.
Com a benção e oração.
Dom Ceslau.
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28/11/2017
As Virtudes Teologais II
As virtudes teologais fundamentam, animam e caracterizam o
agir moral do cristão. São infundidas por Deus na alma dos fiéis para os tornar
capazes de proceder como filhos seus e assim merecerem a vida eterna. (CIC
1813). São três: Fe, Esperança e Caridade.
A fé acreditamos no Deus Criador, que é o Pai, no Deus Salvador, que é Jesus Cristo e no Deus Santificador, que é o Espírito Santo. Cultivando a fé, compreendemos que Deus é uno e trino e que tudo isso nos foi revelado nas Sagradas Escrituras e na Tradição na Igreja. Cremos, então, que Deus é a verdade.
A Esperança é a virtude que nos ajuda a desejar e a esperar tempos melhores aqui na terra e a ter a certeza de que conquistaremos a vida eterna, que é a nossa felicidade. “A esperança é a virtude pela qual desejamos como nossa felicidade o Reino dos céus e a vida eterna” (CIC 1817); Hb 10,23; Rom 1,17).
A Caridade é a “virtude pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, por amor a Deus (CIC 1822) Jesus fez da caridade um novo mandamento. Deu-nos o exemplo “amou até o fim” (J 13,1;15,12; J 15,10).
Reflexão: Recebendo estas virtudes gratuitamente de Deus, isto nos compromete motivar a vida com esta força de Deus.
Um boa Noite. Com a benção e oração.
A fé acreditamos no Deus Criador, que é o Pai, no Deus Salvador, que é Jesus Cristo e no Deus Santificador, que é o Espírito Santo. Cultivando a fé, compreendemos que Deus é uno e trino e que tudo isso nos foi revelado nas Sagradas Escrituras e na Tradição na Igreja. Cremos, então, que Deus é a verdade.
A Esperança é a virtude que nos ajuda a desejar e a esperar tempos melhores aqui na terra e a ter a certeza de que conquistaremos a vida eterna, que é a nossa felicidade. “A esperança é a virtude pela qual desejamos como nossa felicidade o Reino dos céus e a vida eterna” (CIC 1817); Hb 10,23; Rom 1,17).
A Caridade é a “virtude pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, por amor a Deus (CIC 1822) Jesus fez da caridade um novo mandamento. Deu-nos o exemplo “amou até o fim” (J 13,1;15,12; J 15,10).
Reflexão: Recebendo estas virtudes gratuitamente de Deus, isto nos compromete motivar a vida com esta força de Deus.
Um boa Noite. Com a benção e oração.
Dom Ceslau.
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29/11/2017
As Virtudes Teologais III
É interessante notar as diferenças significativas entre a
virtude natural e a sobrenatural. Uma virtude natural, porque se adquire pela
pratica frequente e pela autodisciplina habitual, torna-nos mais fáceis
realizar os atos dessa virtude. Por exemplo, se nos torna mais agradável ser
sinceros do que falsos. Porém uma virtude sobrenatural, que é diretamente
infundida não torna necessariamente mais fácil a pratica da virtude, por
exemplo da fé. Não é difícil encontrar uma pessoa que, possuindo a virtude da
fé em grau eminente, tenha tentações e duvidas durante toda a vida. A dúvida
não significa falta de fé. A dúvida significa que a pessoa pensa, se questiona,
busca...
Outra diferença entre a virtude natural e a sobrenatural é a forma como cada uma cresce. Uma virtude natural como por exemplo a paciência adquirida, aumenta com a prática repetida e perseverante dos atos. Uma virtude sobrenatural, porém, só aumenta pela ação de Deus, isto é, tudo o que aumenta a graça santificante aumenta também as virtudes infusas. Crescemos em virtudes tanto quanto crescemos em graça. E aqui vem o poder e a necessidade da oração.
Outra diferença entre a virtude natural e a sobrenatural é a forma como cada uma cresce. Uma virtude natural como por exemplo a paciência adquirida, aumenta com a prática repetida e perseverante dos atos. Uma virtude sobrenatural, porém, só aumenta pela ação de Deus, isto é, tudo o que aumenta a graça santificante aumenta também as virtudes infusas. Crescemos em virtudes tanto quanto crescemos em graça. E aqui vem o poder e a necessidade da oração.
Com a benção e minha oração. Boa Noite. Um repousante sono.
Dom Ceslau.
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30/11/2017
Além das virtudes teologais, existem outras quatro virtudes
sobrenaturais que, juntamente com a graça santificante, são infundidas na alma
pelo batismo.
Estas virtudes dizem a respeito às pessoas e coisas em relação a Deus, chamam-se virtudes morais, ou cardeais que são: prudência, justiça, fortaleza e temperança
O adjetivo “cardeal” deriva do substantivo latino: cardo, cardinis, que significa “gonzo”, dobradiça, e são assim chamados por serem virtudes “gonzo” ou “dobradiça” pois delas dependem as demais virtudes. Veja CIC Nº 1805)
Estas virtudes são louvadas em numerosas passagens da Bíblia sob outros nomes. Poderíamos dizer que estas quatro virtudes contem a semente das demais virtudes.
Meditação: estas virtudes norteiam a minha vida?
Com a minha oração e a benção.
Estas virtudes dizem a respeito às pessoas e coisas em relação a Deus, chamam-se virtudes morais, ou cardeais que são: prudência, justiça, fortaleza e temperança
O adjetivo “cardeal” deriva do substantivo latino: cardo, cardinis, que significa “gonzo”, dobradiça, e são assim chamados por serem virtudes “gonzo” ou “dobradiça” pois delas dependem as demais virtudes. Veja CIC Nº 1805)
Estas virtudes são louvadas em numerosas passagens da Bíblia sob outros nomes. Poderíamos dizer que estas quatro virtudes contem a semente das demais virtudes.
Meditação: estas virtudes norteiam a minha vida?
Com a minha oração e a benção.
Dom Ceslau
Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
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Dom Ceslau Stanula – Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL
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