Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

1º DE DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU.

A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.

Na campanha contra a Aids utiliza-se como símbolo o laço vermelho que é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids. O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

No ano de 2015 o Ministério da Saúde lança a campanha do DEZEMBRO VERMELHO que só foi aprovado como Projeto de Lei no ano de 2017 pela PLC 60/2017.

A mobilização em torno do Dezembro Vermelho deverá se apoiar em parcerias entre o governo, entidades da sociedade civil e organismos internacionais, obedecendo às diretrizes traçadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para enfrentamento da Aids e ISTs.

Em Itabuna o GAPA-ITABUNA (Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS) desenvolve o trabalho de prevenção as ISTs/HIV/Aids e Hepatites Virais e assistência às Pessoas Vivendo com HIV há 28 anos. Neste dia mundial de combate a Aids a instituição vem reforçar a importância do envolvimento de toda a sociedade com as campanhas de prevenção, principalmente entre os jovens por ser este o grupo mais atingido nos último anos.

PROTEJA-SE!


Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário