Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

HISTÓRIA DE ITABUNA: DEPUTADO FÉLIX MENDONÇA ABRAÇA A CAUSA DA IMPLANTAÇÃO DO MUSEU NO CASARÃO DA FAZENDA VALPARAÍSO


Deputado Félix Mendonça abraça a causa da implantação do Museu no Casarão da Fazenda Valparaíso

(Achei este texto entre meus arquivos - de mais ou menos sete anos;  resolvi postá-lo e perguntar: e então, Sr. Ex-deputado Félix de Almeida Mendonça, o senhor abraçou de fato essa causa?
Por que, tão enfático discurso  nada  rendeu  de bom para a Amada Itabuna?
E pergunto à FICC: o Casarão da Fazenda Valparaíso, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), processo n° 1.604-5.10, ‘em razão do seu elevado valor histórico e arquitetônico’, onde seria instalado o Museu da Cidade, para abrigar a História de Itabuna, ainda existe?...)
------------------

Discurso do deputado Félix Mendonça na Câmara em Brasília

O SR. FÉLIX MENDONÇA (DEM-BA.) pronuncia o seguinte discurso:

"- Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, Itabuna, cidade situada no sul da Bahia, possui uma população estimada em mais de 200 mil habitantes e área territorial de 443 quilômetros quadrados. Seu nome, de origem tupi, significa pedra (ita) preta (una), devido à abundância de pedras escuras naquela localidade.

O Arraial de Tabocas, Distrito de Ilhéus, como assim era chamado antes de sua emancipação, nasceu às margens do Rio Cachoeira. Nos idos de 1857 a região, em processo de desbravamento, era utilizada como rota de passagem pelos tropeiros, que viajavam a partir do litoral em direção ao Município de Vitória da Conquista.

A partir de 1867, o arraial começou sua fase de povoamento. Dentre os primeiros chegados estavam o caboclo Manoel Constantino e o sertanista Félix Severino de Oliveira, conhecido por Félix Severino do Amor Divino. Com a família de Félix Severino, chegaria, então com 14 anos, o menino José Firmino Alves, que mais tarde viria a ser um dos principais nomes na fundação do Município de Itabuna.

Srs. Deputados, o importante fator que deu início ao nascimento do Município de Itabuna foi o crescimento da monocultura do cacau no sul da Bahia, intensificada a partir do final do Século XIX.

A vinda de nordestinos de diversas matizes, que tinham a perspectiva de recebimento de terras devolutas e cultiváveis facilitadas pelo Governo, levou num curto espaço de tempo ao aumento da área povoada.

Itabuna é hoje um polo regional que se destaca por atividades comerciais, industriais e de serviços. Durante o auge do período de grande produção do cacau, e devido à fertilidade de suas terras, próprias ao cultivo dessa rica cultura, tornou-se um importante centro econômico, ocupando o topo da produção cacaueira no País, com exportações principalmente para a Europa e os EUA. Os valores superaram a marca de US$ 1 bilhão anualmente.

Lastreada na monocultura, na década de 1980 Itabuna e a região sofreram profundo colapso econômico causado pela crise do cacau. O ataque da vassoura-de-bruxa à lavoura provocou mudanças drásticas no cenário regional do sul da Bahia. Mas, impulsionado por diferentes alternativas econômicas, o Município de Itabuna voltou-se para as demandas de produção nas áreas de comércio, serviços, indústria e diversificação da agricultura.

Sr. Presidente, Itabuna é berço de grandes escritores, como Jorge Amado, Sonia Coutinho, Hélio Pólvora, Cyro de Mattos, Walker Luna, Florisvaldo Matos, Adonias Filho e Firmino Rocha. Berço também de uma cultura própria, que ficou conhecida como a civilização do cacau.

Itabuna, às portas da comemoração do seu centenário, ainda em 2010, busca, com a conservação de sua cult ura, preservar sua identidade com um centro de memórias.

Sr. Presidente, colegas Parlamentares, preservar, recuperar e dinamizar o passado individual ou coletivo de uma população por meio da memória configura-se um dos caminhos possíveis para a descoberta de processos educativos e culturais que possam redefinir o presente e planejar o futuro.

Itabuna luta para concretizar um antigo sonho: a construção do Museu da Cidade. Busca um espaço próprio e organizado para exposição e preservação de seus ícones culturais, de suas reminiscências históricas, de suas peculiaridades sociais. Quer um espaço para o fomento da memória, para a apreensão do saber por meio da educação.

O Projeto Museu da Cidade de Itabuna é uma proposta que reúne institucionalmente a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, ambos órgãos da Prefeitura Municipal de Itabuna.

O Prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo Leal, acompanhado por este Deputado, visitou as dependências do antigo casarão da Fazenda Valparaíso, pertencente ao Coronel Tertuliano Guedes Pinho. Ambos ficamos sensibilizados com a dilapidação daquele importante patrimônio histórico, à mercê do desgaste natural e da falta de manutenção.

Comovido por toda aquela riqueza arquitetônica, o Prefeito José Azevedo priorizou a construção do Museu.

O Prefeito José Azevedo determinou ao atual diretor presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC, e um dos idealizadores, Cyro de Mattos, que iniciasse a elaboração do Projeto Museu da Cidade, por meio de ações concretas para viabilizar tal empreendimento. Promoveu-se o levantamento fotográfico das condições físicas do casarão, além de ter sido proposto o envolvimento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano - SEDU, a fim de realizar a avaliação arquitetônica para restauração e reforma do imóvel.

A FICC tem como função a formulação da política cultural do Município de Itabuna e a promoção de ações no âmbito da preservação da memória, da divulgação cultural, do incentivo à cidadania e ao cultivo de uma identidade local, e assim busca consolidar os anseios da comunidade e a vontade política da administração pública, no sentido construir os meios e recursos para instalação do Museu da Cidade

Este deputado é um entusiasta do projeto, junto com o Prefeito Azevedo e Cyro de Mattos. Após consultar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN na Bahia, o Dr. Carlos Amorim, superintendente do órgão, solicitou ao Prefeito que encaminhasse o pedido do tombamento do prédio Tertuliano Guedes de Pinho. Em seguida indicou um funcionário especializado para a avaliação prévia. Depois encaminhou ao Presidente do IPHAN, Dr. Luiz Fernando de Almeida, um competente relatório solicitando o tombamento provisório, que foi aprovado logo após os órgãos técnicos terem sido ouvidos. Essa foi a primeira etapa para o tombamento definitivo.

Simultaneamente às providências relatadas, disponibilizei da minha cota parlamentar a quantia de R$ 1 milhão, destinada ao início das obras do restauro. O tombamento provisório é condição imprescindível para o recebimento de verbas federais.

Por tratar-se de município economicamente desenvolvido, com história significativa e cultura singular, e por já haver a difusão nacional, por meio de grandes eventos, da trajetória da monocultura do cacau na região sul da Bahia, torna-se sustentável e viável cultural, educacional e turisticamente esse projeto.

O complexo cultural deverá atrair um fluxo de visitação permanente, e não só de grapiúnas - naturais da região cacaueira do sul da Bahia - como de turistas diversos, estimulando melhores opções de lazer e cultura, elevando a qualidade de vida da população e promovendo o desenvolvimento urbano local.

Os benefícios gerados pela implantação do museu e pela realização de projetos culturais terão um alcance social significativo, com desenvolvimento de ações que estimularão a capacidade de produção de bens culturais da comunidade. Tudo isso permitirá a revitalização da memória política, social e cultural do município.

A participação dinâmica de visitantes e moradores no conhecimento do acervo, a conscientização da comunidade na preservação do patrimônio material e imaterial da cidade e o desenvolvimento do turismo cultural produzirão renda e promoverão a divulgação das potencialidades do município.

Dentre os objetivos elencados no projeto inicial do Centro de Memórias de Itabuna, podemos destacar: a efetivação da política de preservação do patrimônio arquitetônico e cultural do município por meio do tombamento e da restauração do casarão da antiga Fazenda Valparaíso; a promoção da melhora da qualidade de vida em Itabuna, com o fomento de ações educativas, artísticas e culturais, favorecidas pelas ações e projetos desenvolvidos pelo museu; a incrementação de ações publicitárias para implementação integrada de turismo e cultura como forma de geração de renda e agregação de valores aos artefatos da produção artística e artesanal local; a promoção de melhora da infraestrutura urbana nas adjacências do museu, e de possíveis benefícios aos moradores do local; e a elaboração e a efetivação de ações de pesquisa, preservação e levantamento histórico do município em parceria com universidades e instituições afins.

Dentre esses objetivos que já compõem o projeto, devo ainda sugerir que se promovam e se integrem estudos e pesquisas interdisciplinares voltados à reconstrução da memória histórica e sociocultural do Município, que se constituam acervos documentais e bibliográficos, cuidando de sua restauração, organização, conservação e divulgação, e que se desenvolvam atividades relativas a produção, divulgação e discussão da memória histórica e sociocultural.

Como forma de chegar a esses objetivos, é necessário que o Museu, quando instalado, realize pesquisas próprias e/ou em convênios com outras instituições, preste assessoria a projetos ligados à memória histórica e ao patrimônio sociocultural, organize e promova eventos de ordem acadêmica - seminários, conferências, exposições, cursos, treinamentos e/ou estágios voltados à preservação da memória nas áreas de arquivologia, biblioteconomia, restauração de documentos, história oral e iconografia -, colabore na criação e execução de cursos de graduação, pós-graduação, especialização, extensão e treinamento, nas áreas de sua especialidade, propostos no âmbito de Universidade e cursos profissionalizantes, colabore com instituições culturais externas e desenvolva programas de publicações de caráter científico, bem como de resultados dos projetos dos quais tenha participado.

Portanto, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a criação do Centro de Memórias de Itabuna é de vital importância para a preservação da sua rica cultura e também da cultura do cacau.

Estou seguramente engajado nesse projeto ímpar para a cultura do sul da Bahia, empenhando-me na busca de recursos junto aos Governos Estadual e Federal e oferecendo sugestões no tocante ao objetivo e ações que o Centro deverá desenvolver.

Muito obrigado".

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário