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quarta-feira, 25 de novembro de 2020

RESISTÊNCIA SANTA DE FIRMINO ROCHA – Cyro de Mattos


Resistência Santa  de Firmino Rocha

Cyro de Mattos

                                        

                O épico apresenta, o lírico lembra, o dramático articula mundos interiores que resultam de atritos e conflitos na cadência crítica da vida. O lirismo e o sentimento do amor andam juntos, como  podem ser vistos na tradição da poesia ibérica. Na sua maneira íntima, de permanente emotividade, o lírico procede como quem recorda ou irrompe dos estados puros da paixão. O ouvido está atento para captar situações, auscultar seres e coisas, pulsações e frêmitos que correm no rio da vida. A mensagem é endereçada em muitos casos mais  aos ouvidos do que aos olhos. Não pretende deixar nada na escuridão e frieza. Seu estro murmura  nos acordes da  tristeza, adeus, agonia, lamento e grito.  Passado e  presente são auscultados  no presente para a sugestão r muitas vezes de um sentimento único: o amor.

                Em Firmino Rocha, poeta de expressão fácil,  verso de tonalidades leves,  um canto de amor emerge do eu lírico, ingênuo no modo de sentir o mundo. Ao fugir do real circundante, recheado de horas doloridas,  que os olhos não chegam a compreender, o transe imposto ao poeta  o impele para  outra paisagem, de aflição que atua como  âncora. Provoca uma poesia que,  mesmo dolorida na captura da vida,  flui com ternura. Acontece com forte apelo naqueles  poemas em que o fluxo lírico traduz   a angústia de ser  ante o mundo: os pesares permanecem em companhia  dos recônditos  por quem se vê ilha  em seu estar no mundo.

                De tendência intimista, no seu verso  tão somente pulsa a emoção, que acontece pelas arestas do  coração, ofendido pelo mundo áspero que fere. Os olhos tentam  colocá-lo distante, mas não conseguem. A  dor e  a saudade, no seu banimento impossível,    irrompem num facho de luz repentino para externar  a solidão, tornada queixa  no gesto que é uma profusão enorme  entre o dramático,  com seus delírios, e o lirismo,  com a  sua pureza incrementada na verdade.

                O  som como elemento necessário forma o ritmo, que emana suave e flui do verso com espontaneidade. Associada  ao som,  sua poesia tem assim  entonação musical, embora nem sempre a intuição compareça no texto verbal com  bons resultados. É ausente de síntese na reflexão crítica,  sem  tendência  conceitual, emotiva por excelência submete-se aos instantes do  eu profundo. É como o ar  que o próprio poeta respira, nesses encontros  inevitáveis  da solidão de quem, perturbado na alma,  sofre e sente, resiste e chora.

                A poesia tomada  nessa latitude não deixa de ser comoção, tornada   em linguagem condensada,  intensa e plural no seu significado.  Há quem afirme que nessa postura do sensível, com suas formas  calcadas no eu lírico,  a poesia obedeça  ao  ritual  simbólico da escrita para revelar uma ideia. Argumente  contra os que acham  que  é a razão  que faz o outro se sentir bem, conhecer o inexplicável, esclarecendo  que a poesia  através de emotiva  pulsação interior  traduz  murmúrios que estremecem,  encantam e comovem. Consegue demonstrar,  em sua linguagem aparentemente prosaica,  que um  poeta nem sempre se apoia em formas frias, não é um operador  de modelos reflexivos que buscam unir o ser humano, contraditório, finito,  a momentos  da palavra tomada  emprestada à razão para pronunciar os indícios históricos da existência.

                Poeta que marca a palavra com o abraço da paz e a lágrima do amor, Firmino  Rocha é mais um caso de resistência da poesia. Do homem que, ilhado na cidade do interior, de ambiência literária incipiente à sua época, assume em sua feição heroica e santa o lado do sonho, da loucura iluminada. Expressa  por meio de intuições  e emoções a  solidão solidária  que encontrou como maneira de exercer a  dialética do silêncio para não sucumbir ante a opressiva lei da vida.

                Para esse poeta de Itabuna, o poema é sangue e ar, calvário e canto que redime, pilastra  que sustenta a dor de si e de muitos, ponte de inquietudes que se estende  “prenhe das águas encobertas e das ramagens emudecidas.” Dostoiewsky disse que a Arte salvaria os homens, o poeta Firmino Rocha acredita que só o poema pode trazer-lhe o sonho da amada e salvá-lo, como numa prece, das paragens cegas da noite sem beijos e canções.

 Era sua crença:

 

Só um poema pode

esta angústia afugentar

esta tristeza exilar

esta escuridão espantar

 

                Defensor dos valores eternos, como a liberdade e a paz, em versos que se vestem com auroras e vertem estrelas, tem como um de seus temas preferidos o da inocência que se escondeu  com a infância. A sua lira, que sobe “o manto azul da lua cheia” e se desperta na janela pela voz de três baladas, canta a saudade, o amor, a  infância, o mistério que cerca seres e coisas nesse velho mundo impossível de ser elucidado nas  propostas íntimas de  uma canção constante. Firmino Rocha canta os mares pressentidos de angústia e pranto, o eu lírico livre e sereno aparece no verso espontâneo  “colhendo do amanhecer os  seus milagres.” Canta a morte do desesperado negro Stanley, que na terra de Tio Sam cometeu o pecado de amar uma mulher branca.

                Ânsia, lágrima, o beijo perdido para sempre, paixão, lembrança, tudo isso está na poesia de Firmino Rocha, com seus vícios  e virtudes.  Nela há sempre a necessidade de  amparar a solidão na companhia de sons e na magia de sonhos. Poesia feita de recados, desejos impossíveis, indagações sem resposta, pranto e distância. Filho do chão cacaueiro baiano, descendente de família pioneira na conquista da terra, sua poesia não  tem o som épico e dramático que impõe o tema urdido  num contexto que  ao longo do tempo implantou  uma civilização singular, portadora de valores materiais, tipos e costumes com bases na lavra dos frutos cor de ouro.    

                O poema “Deram um fuzil ao menino”, pungente canto  de ternura feito  como protesto contra a  guerra (1939-1945), tem arrebatado o brilho de toda a  poesia do autor de O canto do dia novo (1968). Há forte versão  entre os conterrâneos de  que  esse poema  encontra-se gravado, em bronze, na sede da ONU, em Nova Iorque. Figura  em antologia de poetas do mundo todo, editada pela Organização das Nações Unidas. Mas não existem  provas de que tais fatos sejam verdadeiros. Pode ser uma lenda, criada pelos seus conterrâneos e admiradores,  para  que o mito ganhe circulação internacional nos  ares locais,  com meros propósitos ufanistas.

                A poesia reunida de Firmino Rocha foi publicada numa co-edição da Editus, editora da Universidade Estadual de Santa Cruz,  e Fundação Itabunense de Cultura, na gestão do professor Flávio Simões. Iniciativa louvável porque até aquele momento, inclusive entre seus conterrâneos,  o poeta continuava inédito. Falava-se mais de Firmino Rocha  como autor do poema “Deram  um fuzil ao menino” e pouco se tinha  conhecimento  do seu legado poético.

                Certamente a publicação de sua obra, reunindo diversos poemas esparsos por  jornais e oferecidos a amigos em mesa de bar, é uma forma de perpetuar esse poeta sul baiano,  resgatar e  preservar  a memória cultural do sul  da Bahia  Poderia ser  uma boa oportunidade para inserir documentos e iconografia pertinente  no livro Firmino Rocha – Poemas escolhidos e inéditos (2008) e fazer a comprovação  em definitivo  que o poema “ Deram Um Fuzil ao Menino” encontra-se realmente   gravado na ONU, em  bronze, além de participar  de antologia importante no exterior.

                Os comentários continuarão em torno do assunto informando que  os fatos que envolvem o poema famoso com possível  repercussão na ONU são verdadeiros.   Pelo sim, pelo não, com a palavra os estudiosos de literatura, pesquisadores  e historiadores da terra do poeta.

               Um adendo. Solicitei ao meu tradutor nos Estados Unidos, Fred Ellison, professor emérito da Universidade de Austin, no Texas, para  verificar se o poema “Deram um fuzil ao menino” achava-se gravado em bronze na ONU. E se pertencia a uma antologia da paz publicada pela ONU com poetas do mundo. A busca exaustiva foi realizada por um parente de Fred Ellison, funcionário da ONU. E nada foi encontrado que comprovasse estar gravado na ONU o célebre poema do poeta itabunense. Nem antologia nem nada. Até que prove o contrário, para mim é lenda este assunto que os aligeirados gostam de propagar como verdade. 

 

Leitura Sugerida 

ROCHA, Firmino. Poemas escolhidos e inéditos, Via Litterarum Editora, Itabuna, Bahia, 2008.

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Cyro de Mattos é ficcionista, poeta, cronista, ensaísta e autor de literatura infantojuvenil. Membro efetivo da Academia de Letras da Bahia. Doutor Honoris Causa da UESC (Bahia).  Possui prêmios importantes. Publicado no exterior.

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