Total de visualizações de página

sábado, 4 de março de 2017

ITABUNA ONTEM: OS DIABOS GRAPIÚNAS - Helena Mendes

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
Os Diabos Grapiúnas


            Quando o ataque da seleção de Itabuna dispara, fulminante, rumo ao campo adversário, o coração dos torcedores para de bater. De repente, um locutor de rádio grita, quase estourando o microfone:

            - Gôôôôôôôôôl de Fernando Riella!

            Riella é uma das estrelas do onze famoso da cidade de Itabuna. É o Leônidas, é o Zizinho, é o Pelé, é o Heleno de Freitas, é o craque absoluto, genial, assombroso, que dá alegria ao público.

            Poucas vezes, em todo o mundo, uma seleção tem conquistado tantos triunfos como a de Itabuna: são nove anos de superioridade, embora o título tenha sido disputado apenas seis vezes. Em 1957 conquistou o seu primeiro troféu arrasando as seleções de Belmonte, Ubaitaba, Valença e Salvador. Em 1961 conseguia o bicampeonato, eliminando as representações de Belmonte, Itajuípe, Jequié, São Félix e Feira de Santana. Em 1962, a Taça ficou definitivamente em Itabuna, quando os diabos grapiúnas da Liga Itabunense de Desportos Atléticos venceram Ilhéus e Alagoinhas, sagrando-se tricampeões do Intermunicipal.

            Em 1963, de posse definitiva da Taça Estado da Bahia, a LIDA conquistou nova taça, eliminando Ilhéus e Santo Amaro. Em 1964, ganhou o pentacampeonato cinco títulos! Na marcha batida, novamente derrotou Ilhéus e foi buscar sua segunda taça em Alagoinhas. No dia seguinte, houve o tradicional Carnaval da Vitória, com toda a cidade cantando e sambando nas ruas. Não esqueçamos, porém, os nomes de Asclepíades, Plínio,  Luiz Carlos, Abiezer, Nininho, Santinho, Carrapeta, os irmãos Riella, Piaba, Ronaldo, Gagé, Florizel, Humberto, Zé Reis, Carlito, Carlos Modesto, e tantos outros que deram, ou dão, ainda, toda a sua alma pelas cores de Itabuna nos gramados baianos. Não esqueçamos também os nomes de Gérson de Souza, Gil Nery de Souza, Demóstenes de Carvalho, Yêdo Nogueira, José Maria Gettschalk, Hemetério Moreira, Raimundo Campos, José Carlos de Brito Carmo, José Anselmo de Souza – dirigentes e técnicos da Liga Itabunense de Desportos Atléticos (LIDA), que, dirigindo e orientando  seus jogadores, transformaram a seleção Grapiúna em verdadeiro fantasma para os times da Bahia.
  
Helena Mendes

(figuras e fatos de ITABUNA)

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário