1 de março de 2021
Distinção,
dignidade e frivolidade do Ancien Régime numa praça de Veneza
Plinio Corrêa de Oliveira
Em minha sala de trabalho tenho um quadro reproduzindo uma pequena
praça de Veneza. Ela tem um charme que toca nos sentidos, inclusive por seus
defeitos, revelando a ‘alma’ e o espírito veneziano. Esse charme impregna o
conjunto da praça, a igreja no fundo, as casas e os personagens ali presentes,
cujas atitudes características dão a impressão de estarem saindo de alguma
representação teatral.
A igreja, em estilo que parece do século XVII, irradia
alguma paz ao conjunto. É quase o contrário do que transparece nas pessoas,
entretanto acaba envolvendo-as. Por uma porta aberta da igreja se percebe algo
de meditativo e sério, pela presença do Santíssimo Sacramento no sacrário
interno, riquíssimo em graças. É o mesmo imponderável de certas igrejas da
Itália.
Campo Santa Maria Formosa, em
Veneza, 1741 – Michele Marieschi, séc. XVIII. Museu Correr, Veneza
Essa Veneza do século XVIII tem algo que lembra remotamente
a dignidade e distinção próprias do Ancien Régime. Nas pessoas transparece
também a frivolidade social daquela época. São habituadas a morar em Veneza e
conviver com casas de aspecto um tanto tristonho, com tracinhos de palácio.
Elas gostam do estilo, que as eleva a um nível mais alto.
Esses vários aspectos, onde se misturam laivos de séculos
anteriores com algo do século que viria, influenciam as almas dos que ali
estão, ou que moram na praça.
A mistura de todos esses aspectos lembra certos arranjos de
sorvetes, quando a groselha e o creme vão se derretendo, alternando dentro do
copo suas cores respectivas. Na praça, os seus vários aspectos formam laivos
psicológicos — um ice-cream soda indefinido dentro de um copo, que
seria aquela pracinha.
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Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
em 19 de janeiro de 1984. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.
https://www.abim.inf.br/o-charme-do-espirito-veneziano/
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