Total de visualizações de página

sábado, 15 de dezembro de 2018

A PRIMEIRA MULHER E A PONTE


A Mãe Lua chamou a Primeira Mulher para vir a uma assembleia sobre a nova ponte. Os primeiros animais queriam alcançar a grama verde e a floresta do outro lado do rio, mas o rio era muito largo e profundo para que os animais menores atravessassem.

A Donzela Primavera,  a Mãe Verão, a Feiticeira Outono e a Anciã Inverno tinham concordado em ajudar a criar uma ponte para eles. Elas se sentaram ao sol do lado de fora da caverna da Anciã Inverno para discutirem o que elas precisariam fazer.

Eu preciso fazer uma lista de todos os materiais de que nós precisaremos, disse a Donzela, entusiasmada com o projeto. Nós precisaremos desenhar uma estrutura para a ponte, planejar um cronograma para construí-la e resolver tudo o que precisamos. Quanto mais detalhado, melhor! 

Eu acho que deveríamos falar com os animais primeiro, sorriu a Mãe, para ver de que eles precisam e ajudá-los a se envolverem – de maneira que eles sintam que a ponte pertence a eles.

Eu acho que deveríamos desenhar a ponte enquanto a construímos. Vamos sentir o fluxo, sentir por onde ela deveria ir e estarmos abertas a quaisquer ideias que forem surgindo, disse a Feiticeira, inclinando-se para a frente e com brilho em seus olhos. 

Eu acho que deveríamos lembrar que esta ponte não é apenas para esta geração de animais, mas para seus filhotes também. Precisa ser uma boa ponte para todo mundo, disse a Anciã, fechando seus olhos e se recostando na parede da caverna.

Mas nós não podemos ser espontâneas, disse a Donzela. Nós temos que saber o que nós estamos fazendo e como vamos fazê-lo. Nós precisamos conseguir os materiais. É irresponsável ir fazendo qualquer coisa que sentirmos!

Irresponsável!  Gritou a Feiticeira, levantando-se. Eu não sou irresponsável. Você é rígida. Não tem nenhuma criatividade. Você construirá uma ponte, mas ela não terá uma alma!

Sob as árvores, a Primeira Mulher olhou para a Mãe Lua e sussurrou: O que deveríamos fazer? 

A Mãe Lua caminhou afastando-se das árvores em direção à reunião. Ela olhou para a Feiticeira, que se sentou sentindo-se um pouco constrangida.

Paz! disse a Mãe Lua suavemente.

Donzela e Feiticeira, vocês são irmãs. Vocês têm a mesma energia – dinâmica segura e criativa. Ambas precisam mudar coisas e fazer as coisas acontecerem. A única diferença é a sua perspectiva. Vocês têm mais em comum do que pensam. Vocês são reflexo uma da outra.

E vocês duas precisam uma da outra.

A Mãe Lua virou-se para a Feiticeira.

Feiticeira, ame gentilmente a necessidade da Donzela por estrutura – porque, sem estrutura, suas energias estarão dispersas e a ponte poderá nunca ser terminada ou ser forte nos lugares certos.

Ela se virou para a Donzela.

Donzela, aprecie a criatividade inspiradora da Feiticeira com amor. Mantenha sua estrutura para a essência vital da ponte e então dê a ela Liberdade e Espaço para criar com sua intuição e mágica.

Eu tenho uma ideia, disse a Feiticeira cautelosamente.

Ela olhou para a Donzela.

Talvez nós pudéssemos colocar plantas nas laterais da ponte. Isso tornará a ponte parte do cenário e também daria aos animaizinhos um esconderijo e um lugar para descansar. A ponte será um longo caminho para eles caminharem e rastejarem.

Oh, que ótima ideia! exclamou a Donzela. Eu nunca teria pensado nisso.

E logo elas estavam discutindo um monte de ideias com grande entusiasmo. 
Enquanto a Mãe Lua e a Primeira Mulher se afastavam, a Mãe Lua disse par a Primeira Mulher:  o que você aprendeu?

A Primeira Mulher fez uma pausa e disse:  ambas querem produzir alguma coisa, mas elas têm modos diferentes de fazê-lo. Porém, quando elas se juntam com amor – então elas formam uma ponte!

(Recebi via WhatsApp. Autor não mencionado)

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário