Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de julho de 2017

ITABUNA DE HELOÍSA PRAZERES: A cor das águas doces

A COR DAS ÁGUAS DOCES

“(...) Itabuna, que em língua guarani quer dizer ‘pedra preta’. Era uma homenagem às grandes pedras que surgiam nas margens e no meio do rio e sobre as quais as lavadeiras passavam o dia no seu trabalho” ( Jorge Amado).


Do nascedouro na Serra Ouricana
ao manto do Ribeirão Tororomba,
sonho as quedas d'água do Cachoeira:
seu curso inunda o mapa inteiro.
Negras pedras brilham, obsidianas,
em meio a lavadeiras, que são parcas;
serão as moiras do nosso destino,
a distraírem esteiras e rastros?
Margem a margem, nas duas cidades,
batem vestes e abrem sumidouros,
no coração de antigas moradas. 
Nesta cristalinidade de infância,
transbordam águas em tons rutilados,
que irisam e incandescem a minha alma. 

HP
.............
A autora:
Heloísa Prazeres é natural de Itabuna, BA, possui textos publicados com produtores de Artes Visuais (Cinema e Fotografia). Citada no Dicionário de Autores Baianos. Salvador: SECULT, 2006, e no Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia, CEPA, 2015. Publicou, em livro, Temas e teimas em narrativas baianas do Centro-Sul. FCJA; UNIFACS; SECULT, 2000; Pequena História, poemas selecionados. Salvador: Quarteto, 2014; Antologia Outros Riscos do Prêmio DamárioDaCruz de Poesia. Salvador: FPC/ SecultBA e Quarteto, 2013; Poetas da Bahia, III. Salvador: Expogeo, 2015 e Antologia 5º Prêmio Literário de Poesia, Portal Amigos do Livro, São Paulo: Scortecci, 2015 Medalha de Bronze do I Concurso Literário da AECALB, Rio de Janeiro, 2016 Casa onde habitamos, poesia. São Paulo Scortecci.
Bacharel e Mestre em Letras pela UFBA. Cumpriu doutorado em Literaturana Universityof Cincinnati, OH. EUA. Professora Adjunta, aposentada do IL da UFBA. Foi titular na Universidade Salvador, UNIFACS. Coordenou o Núcleo de Referência Cultural da Fundação Cultural do Estado da Bahia.


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário