Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de julho de 2017

ITABUNA DE WALKER LUNA: Caminho

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original
Caminho 


            O caminho da minha cidade está impedido. Lá, não só as manhãs como as tardes, livres de desígnios, eram venturosamente abertas sob os meus pés descalços. Sobre relvas ou areias as direções me tomavam para todos os meus sentidos.

            A fé medrava na fonte –
            Ligava tudo em meu sonho: a sala grande, onde todo amor se reunia; o corredor, um lance entre a rua e o quintal.

            E as noites eram o declinar das luzes para a tranquilidade do sono.

            O caminho da minha cidade está impedido. Lá, não só as manhãs como as tardes eram venturosamente abertas sob os meus pés descalços.

            Vejo que só o céu escapou. O mesmo céu onde criei meus rebanhos. Mas hoje, até os rebanhos se perderam.


(ESTAÇÃO DOS PÉS)
Walker Luna
.....

WALKER LUNA - Filho de Itabuna, Walker Luna nasceu no dia 6 de agosto de 1925.
Publicou “Estes Seres em Mim”, “Companheiro” e “Estações dos Pés”, dentre outros livros. Lírico, seus poemas interligam-se como por um fio narrativo, um complementando o outro, atingindo níveis vertiginosos, compartilhando perplexidade, angústias, emoção que vibra o ontem e o hoje em sua dicção, solitária, ao mesmo tempo que mistifica imagens.
Dá-nos com sua poesia um testemunho de resistência luminosa, testemunho corajoso de sofrimento suportado com dignidade e altivez. Mas em seus versos, de plena lucidez nas estações que comovem, trafegam acenos que nos descobrem livres: “Exaltam-se nos tons verdes/ insinuam-se como flores/ e em sumo vital convertem-se proliferando frutos”.

(Cyro de Mattos)

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário