Total de visualizações de página

domingo, 4 de dezembro de 2022

ENCONTRO DE ESCRITORES NA PENÍNSULA DE MARAÚ

 Mario de Lima, produtor do encontro


Debater o livro e a leitura tem se tornado uma prática comum na Bahia, colocando o estado de uma vez por todas na rota dos eventos nacionais literários. Sem fugir a esta tendência, o distrito de Barra Grande, na península de Maraú, na Bahia, se prepara para um encontro de escritores, ponto inicial da futura festa das letras no paraíso baiano. Nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, em Barra Grande, ocorrerá o primeiro Encontro de escritores que reunirá importantes nomes da literatura baiana. Confirmaram presença: Állex Leilla, João Filho, Wladimir Saldanha, Herculano Assis, Heitor Brasileiro, Pawlo Cidade, Gustavo Felicíssimo, Mario de Lima e Santiago Fontoura. Para Mario de Lima, um dos curadores do evento, "o livro é um farol fincado nos sonhos projetando luz e sabedoria sobre a realidade do leitor. Encontros e festas literárias possibilitam isso”.

O evento acontecerá no espaço multicultural Morada do Saber, em Barra Grande, e contará com oficinas de contos e poesia, feira de livros, show musicais e rodas de conversa com participação interativa da plateia do início ao fim do debate, diferente das mesas comuns de discussão em nesses encontros. Acompanhe a programação.

 

PROGRAMAÇÃO

DIA 8 DE DEZEMBRO (QUINTA)

18h — Palestra de abertura com o poeta João Filho.

Tema: A influência do modernismo na poesia brasileira contemporânea;

19h30 — Coquetel de abertura e recepção dos participantes com fala inspiradora de Mario de Lima, escritor e morador de Maraú, seguido do lançamento do seu novo livro: Será o Benedito? Cantos de liberdade no Vale do Cricaré.

20h — Apresentação musical com o Duo + um Samba

 

DIA 9 DE DEZEMBRO (SEXTA)

9h — Oficina de criação literária. Tema: HAICAI.

Duração: 3 horas.

Facilitador: Gustavo Felicíssimo, haijin e editor da Mondrongo;

18h — Debate com os poetas João Filho e Wladimir Saldanha

Tema: O novo underground estético na poesia

Seguido do lançamento dos novos livros dos autores

19h30 — Bate-papo com os escritores Állex Leilla e Pawlo Cidade.

Seguido do lançamento dos novos livros de ambos

DIA 10 DE DEZEMBRO (SÁBADO)

9h — Continuação da Oficina de criação literária e conclusão com a apresentação dos haicais produzidos durante a atividade; 

18h — Debate: O modernismo na poesia de Sosígenes Costa

Com Heitor Brasileiro Filho e Herculano Assis

19h30 — Sarau aberto com participação dos convidados e de toda a comunidade, incluindo recital com os haicais produzidos na oficina de criação literária;

20h30 — Encerramento.


Mais informações pela página do evento no Instagram @FliMaraú

* * *