Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de julho de 2017

ITABUNA DE JOÃO DE PAULA: João de Paula, um filho adotivo de Itabuna

Um Filho Adotivo de Itabuna


João Batista de Paula. Cearense da terra da atriz internacional Florinda Bulcão, Uruburetama. Ele vive em Itabuna desde 1984, onde constituiu seu patrimônio, exerceu a profissão de professor e dedicou sua vida à arte de escrever.


Agradecimentos -  Ao fundador e administrador do Blog Saber-Literário, professor e escritor Rilvan Batista de Santana; ao vereador de Itabuna Milton Santos Gramacho; à empresaria Vitória Santana, Revista Vitória; ao jornalista Adeildo Marques, presidente do Clube dos Poetas Sul da Bahia; e ao jornalista, escritor e advogado, Vercil Rodrigues, Jornal Direitos; e também à poetisa Eglê Santos Machado, do blog Itabuna Centenária, Artes & Literatura-ICAL, por me proporcionarem a Boa Fama.

Agradecimentos especiais: A Deus e à minha esposa, Expedita Maciel, que em todos os sentidos da vida manifestou seu apoio e amor.

Palestras-  Autoajuda, mensagens de otimismo e de bem-estar.

Tatuagens - Jamais.

Piercings
 - Não combina comigo.

Casamento
 – União perfeita. Bem casado com a poetisa Expedita Maciel.

Quer filhos – Já encontrei uma família pronta.

Cirurgias -  Nunca. Continuo na melhor idade.

Ossos partidos - Não. 

Coração quebrado – Algumas vezes, por causa da maldade que reside na mente humana; e restaurado a seguir, por causas dos sentimentos bons e nobres. 

Disparar uma arma – A arma da Bandeira Rósea do Amor; da bondade, gentileza e da cortesia. Sou fã de filmes de bang-bang, mas prefiro a arte circense.

Experiências paranormais 
– Não tenho, mas acredito na espiritualidade, principalmente; e que os mortos, estão além-túmulo.

Ver alguém morrer – Não. Não vi. Já participei de encaminhamento do corpo, para que o Divino Amado Mestre Jesus, pudesse fazer um encaminhamento do mesmo.

Jantar num karaokê – Não tenho status de vedete, infelizmente sem talento para canto e palco. Gosto de musica do tipo de André Rieu, ou instrumental. Adoro bons restaurantes.

Pets – Acredito que os animais são criaturas de Deus. Aprecio: Gatos, iguanas, um cão, peixes orientais, tartarugas, lagartixas. Adoro contemplar a beleza dos animais. Gosto de visitar Zoológicos.

Briga de bar – Sou da paz e amor, bem e belo. Não costumo frequentar bares, não. Nunca.

Esquiar
 – Só nas dunas de areia de Aracati e Trairi, no Ceará. Esquiar sentado numa esteira de folha de coqueiro.


Andar de moto – Uma maravilha. O perigo mora ao lado, mas pouco importa. Adoro veículos do tipo Land Rover.

Cair de uma moto – Por sorte, nunca. Graças a Deus.

Andar à cavalo - Durante estadia em hotel fazenda, em Itacaré ( Ba). E na fazenda dos meus avós, em Baturité, no Ceará. Não sou muito amante, não. 

Ser hospitalizado
 - Não. Nunca.

Doar sangue
 – A última vez faz muito tempo.

Prisão 
– Não, graças a Deus. Ave Maria!

Pôr-do-sol na praia – Adoro. Observando na varanda do apartamento, na praia, na cidade.

Esportes extremos
 - Boxe. Só como torcedor. Adoro caminhar à beira mar. Nada mais. 

Transportes públicos - Muitas vezes o ônibus e o táxi.

Acidentes de carro
 - Não.

Acampar - Não. Sempre gostei do luxo e do conforto dos hotéis.

Plantar uma árvore - Plantei árvores e flores.

Escrever uma carta a mão
- Espalhei milhares de cartas poéticas pelo Brasil, para os amigos e amigas.

Escrever livros
 -  Sim. Eles estão entre nós: Flores para um mundo melhor; Você e Importante; Viva Bem; A Bela Face do Mal; e a Bíblia do Inconveniente- O impossível acontece. Costumo dizer que são livros que geram felicidades.

Sair na tevê – Tive a feliz oportunidade de ser entrevistado umas quatro vezes, no radio e na televisão, referentes a publicação de meus livros; campanha compaixão animal; campanha flores para um mundo melhor; e campanha do agasalho e presentes de natal para crianças carentes.

Homenagens - Já fui homenageado no Jornal ‘Direitos’, com uma página, para eu falar numa entrevista das minhas andanças culturais. Fui homenageado pela Revista Vitória, Jornal do Estudante. Homenagem pelo Sindicato dos Motoristas, pela CDL, por Associação de Moradores, etc.

Bebedeira – Amo e adoro: água de coco, suco, chá, leite. Não bebo bebida alcoólica. Não deixa de ser relaxante, por que cada coisa tem o seu sabor todo especial.

Fazer um discurso – Não é minha cara. O melhor que fiz foi ao receber o Título de Cidadão Itabunense, em 1998, na Câmara de Vereadores. Em minha cidade na Câmara de Vereadores e no Colégio que estudei:  o Maria Julia Maia Bonfim, fiz discurso de agradecimento pela rica homenagem. Adoro escrever piadas, mensagens de humor e de autoajuda. Pura emoção.

Subir a um palco – Participei de muitos encontros literários e de campanhas políticas, além de estimular a vida pautada no bem, na honestidade, na sinceridade, ou mais. 

Está apaixonado – Sim. Sempre. Apaixonado pela minha esposa, meu lar doce lar. Apaixonado pelos meus amigos e amigas. Apaixonado por Deus,  por saúde e pelo dinheiro. Uma  paixão e um amor que  transformam a paisagem habitual. Se eu mudo, tudo muda. O amor gera felicidade.

Você ama música
 – Sim. Em casa, horas e mais horas de música, mesmo ao ler ou escrever. Certa vez organizei um CD com as músicas da minha vida, boleros, instrumentais e mantras. 

Acredita em um deus
 – Creio, sim. Sou devoto da Virgem Santíssima e de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Frase do dia – “Não importa os meios, o importante são os fins”. Não gosto, não concordo, desde que  mentir, enganar e a trapacear estejam presentes nos atos e ações.

Você gosta de neve – Demais. A primeira vez que vi nevar estava em Gramado, no Rio Grande do Sul, fazendo turismo. Achei fantástico, completamente mágico, virei criança ao contemplar a beleza da criação e da mãe natureza.

Você gosta de chuva
 – Sou amante da chuva. Ela me deixa contente. Só não pode ter goteira. Em casa observo pelas vidraças. Adoro também, àquela chuva “molha bobo”. 

Você gosta de dias ensolarados
 – Vivo em terras ensolaradas: Bahia e Ceará. É espetacular, mas gosto muito de dias frios e chuvosos.



João de Paula – Escritor e Jornalista.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário