Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Lançamento do livro Canto até hoje de Cyro de Mattos

Cinebiografia do escritor Cyro de Mattos.

A COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO - Antônio Baracho


Neste início de século podemos contabilizar a existência de 200 teorias diferentes fundamentando diferentes psicoterapias. Sabemos, provavelmente que psicoterapia é o nome que se dá a qualquer abordagem terapêutica.

E é a Sigmund Freud, que devemos creditar a pioneira teorização da psicoterapia. Sem dúvida, foi a partir dessa prática definida que as psicoterapias puderam proliferar até este número de 200, calculado pelo meticuloso Wilby.

O principal método psíquico das psicoterapias utiliza uma habilidade fundamental do ser humano, a linguagem, e consistiria em ouvir, com interesse e atenção, o que alguém passa, ao longo da vida nos períodos de transição ou situações críticas, provocando mudanças existenciais bastante extensas.

A utilização das formas terapêuticas de comunicação depende, fundamentalmente, de desenvolvimento da sensibilidade para enxergar não só a nossa maneira de ver, mas também para captar a visão subjetiva de outra pessoa, a fim de que nós possamos sintonizar verdadeiramente com ela. Trata-se, em suma, de aprender a ver e entender os outros.

As formas de comunicação fazem parte da linguagem que o psicólogo utiliza em seu trabalho para ajudar as pessoas a se sentirem mais compreendidas com o seu trabalho e com mais possibilidade de explorar suas vivências, sentimentos e emoções.

É importante ressaltar que estes recursos de comunicação não são fórmulas mágicas que resolvam todos os problemas e impasses, mas tentativas de abordar as situações que surjam a partir de uma nova perspectiva e de modo mais construtivo.

A reflexão de sentimentos é a forma básica de comunicação terapêutica, da qual dependem todas as outras que serão utilizadas. É uma excelente maneira de entrar em sintonia com o mundo interior de outra pessoa, e, dessa forma, impor aceitação e compreensão melhor.

O ajustamento é condição de afetividade na comunicação humana. Assim como o transmissor de rádio mal ajustado não é capaz de transmitir sons bem modulados, o receptor humano desajustado prejudica, ou mesmo impossibilita a comunicação humana.

 


ANTONIO BARACHO – Poeta, psicólogo.

Membro da Academia Grapiúna de Letras- AGRAL, ocupante da cadeira nº 11.

E-mail: antoniobaracho@hotmail.com

Tel. (73) 99102-7937 / 98801-1224

* * *