Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

CÁRITAS


Há por aí desgraçados, 
em cujas choupanas falta o pão, 
os fogões se acham sem lume 
e os leitos sem cobertas.


Chamo-me Cáritas. Chamo-me Amor. Sigo o caminho principal que conduz a Deus.

Acompanhai-me, pois conheço a meta a que deveis todos visar. Dei esta manhã o meu giro habitual e, com o coração amargurado, venho dizer-vos: Oh! meus amigos, que de misérias, que de lágrimas, quanto tendes de fazer para secá-las todas! Em vão, procurei consolar algumas pobres mães, dizendo-lhes ao ouvido: Coragem! Há corações bons que velam por vós; não sereis abandonadas; paciência! Deus lá está; sois Dele amadas, sois Suas eleitas.

Elas pareciam ouvir-me e volviam para o meu lado os olhos arregalados de espanto; eu lhes lia no semblante que seus corpos, tiranos do Espírito, tinham fome e que, se é certo que minhas palavras lhes serenavam um pouco os corações, não lhes reconfortavam os estômagos.

Repetia-lhes: Coragem! Coragem! Então, uma pobre mãe, ainda muito moça, que amamentava uma criancinha, tomou-a nos braços e a estendeu no espaço vazio, como a pedir-me que protegesse aquele entezinho que só encontrava, num seio estéril, insuficiente alimentação.

Alhures vi, meus amigos, pobres velhos sem trabalho e, em consequência, sem abrigo, presas de todos os sofrimentos da penúria e, envergonhados de sua miséria, sem ousarem, eles que nunca mendigaram, implorar a piedade dos transeuntes. Com o coração inflado de compaixão, eu, que nada tenho, me fiz mendiga para eles e vou, por toda a parte, estimular a beneficência, inspirar bons pensamentos aos corações generosos e compassivos.

Por isso é que aqui venho, meus amigos, e vos digo: Há por aí desgraçados, em cujas choupanas falta o pão, os fogões se acham sem lume e os leitos sem cobertas. Não vos digo o que deveis fazer; deixo aos vossos bons corações a iniciativa. Se eu vos ditasse o proceder, nenhum mérito vos traria a vossa boa ação. Digo-vos apenas: Sou a caridade e vos estendo as mãos pelos vossos irmãos que sofrem.

Mas, se peço, também dou e dou muito. Convido-vos para um grande banquete e forneço a árvore onde todos vos saciareis! Vede quanto é bela, como está carregada de flores e de frutos! Ide, ide, colhei, apanhai todos os frutos dessa magnificente árvore que se chama a beneficência. No lugar dos ramos que lhe tirardes, atarei todas as boas ações que praticardes e levarei a árvore a Deus, que a carregará de novo, porquanto a beneficência é inexaurível.

Acompanhai-me, pois, meus amigos, a fim de que eu vos conte entre os que se arrolam sob a minha bandeira. Nada temais; eu vos conduzirei pelo caminho da salvação, porque sou a Caridade, o Amor.

 (Autor não mencionado)

"Gotas de Crystal" <gotasdecrystal@gmail.com>


* * *

FAUSTÃO ENTRA NA "DANÇA DOS FAMOSOS” - Luiz Carlos Nemetz

Veja o vídeo:
09/01/2019

Sem negar uma certa satisfação íntima, foi legal assistir ao vídeo, feito nesta segunda-feira (7), pelo apresentador Fausto Silva, o Faustão do “Domingão” tentando desdizer o que efetivamente disse.

Parecia minhoca rebolando no álcool.

É que no programa do último domingo (6), o apresentador, em tom das suas costumeiras críticas sem direção ou alvo certo ou conhecido, feitas sempre de forma aleatória, difusa, demagógica, fortuita e confusa, usou a seguinte frase para expressar sua opinião sobre a conjuntura nacional:

“- E o imbecil que tá lá e não devia estar pode até ser honesto, mas é um idiota que tá lá e tá ferrando todo mundo”.

Por lealdade intelectual, é verdade que o falastrão indiscreto, inconveniente e tagarela, não citou o nome do Presidente Jair Bolsonaro. Mas deixou de forma absolutamente implícita, a bola quicando. E a reação veio, como virá doravante, sempre na mesma intensidade e sentido contrário. Lei da física...

Quem está acostumado a análise dialética dos textos e das falas alheias, pode ter certeza que a ideia contida nas expressões expostas pelo Faustão buscou definir e distinguir claramente o governo que ora se inicia. Só não foi explicito – como não costumam ser os argumentos deste artista. Um sabonete...

Mas desta vez, ele encontrou barreiras. E que barreiras! E mais uma vez, a outrora fortaleza da TV Globo e dos seus partícipes, têm um duro encontro com a realidade.

A fala pegou mal Brasil afora e fez um tsunami na internet. Sempre tenho dito e repito: o Governo Bolsonaro tem base social, sólida, atenta, participativa e responsável. E quer respeito!

Até tempos atrás, ninguém levava a sério as estapafúrdias do Faustão. Mas agora, a realidade é outra. Estamos diante de um novo tempo. A esmagadora maioria da nação adotou comportamento diverso.
E para esse time, agora a leitura funciona assim:

- A única saída possível foi o Bolsonaro. Mexeu com ele, mexeu com o Brasil. Mexeu com o Brasil, me ponho guerreiro.

Quem diria que um dia viveríamos para ver que você, eu, ou qualquer outra pessoa pudesse colocar a Globo e o poderoso e arrogante Fausto Silva no córner, gravando um vídeo todo mal produzido, em visível e constrangido desconforto, para se explicar dizendo que não disse o quê disse?

Hoje, não somente os eleitores de Bolsonaro percebem do que o Brasil se livrou. E todos sabem o grande trabalho que deu e que ainda está dando...,

Mas grande parte da classe artística ainda não acordou para a realidade. Vivem no mundo da lua, do faz de conta, da fantasia, da representação. E muitos, também do dinheiro fácil... Como diria minha mãe: “Fazem crochê em cima dos dedos”.

Em defesa do Brasil, milhões de brasileiros até então anônimos, viraram templários. Militantes gladiadores. Tendo o celular como arma.

Depois do Faustão gravar um vídeo com a boca seca, foi veiculada uma notícia nas mídias sociais (que não sei se é verdadeira ou não) dando contas que o apresentador ameaçou “não voltar ao Brasil se seguissem as agressões contra ele nas redes sociais”.

Olha, quer saber a verdade: Faria muito bem para ele, fazer um sabático para reciclagem. Para nós, espectadores de domingo, uma dádiva messiânica. Embora tenhamos que respeitar o profissional, se trata de um chato confeitado e condecorado. Metido a engraçadinho. Decadente. Ele sim, imbecil a zoar de todo mundo. Semeando a idiotice em horário nobre. Um desperdício numa concessão de TV aberta. Uma aberração intelectual e cultural. Uma negação. Durante muitos anos pensou ter o monopólio da graça. Na verdade, atualmente não passa de um cômico démodé, gritão, mal-educado, saliente e inconveniente. E comanda um programa que é um lixo.

E que não se atualiza nem se moderniza.

Pensam que ele fez um vídeo se retratando em respeito ao Bolsonaro? Ou ao seu público?

Qual o que!? Nada disso! Nunca fez e nunca faria isso se não fosse na marra! O vídeo veio pelo fato de a unanimidade dos seus anunciantes serem simpáticos ao Bolsonaro.

Que anunciante quer se indispor com um governo legítimo, forte e com apoio popular?

Tomou uma prensa. Com a perda da audiência, “bau bau” patrocinadores...

Essa gente não é boba...

O vídeo também veio, por pressão da Globo que está tal qual Dâmocles com a espada sobre a cabeça, presa por um fio de cabelo, pronta para sofrer um corte nas polpudas verbas públicas com as quais vem sendo agraciada há mais de 4 décadas. Tudo indica que os poderes, privilégios, benefícios e vantagens da "venus platinada" vão acabar.

Bolsonaro já anunciou: a distribuição da verba publicitária será reduzida e equitativa. Acabou o privilégio... A Globo tem qualidades? Claro que tem. Eu também teria com o uso abundante do dinheiro público... Só faltava não ter...

O homem do Perdidos na Noite, se viu perdidinho da Silva numa tarde de domingo.

Com o mais sincero e absoluto pedido de perdão pelo uso da expressão chula (e com certa vergonha); como diria a Dona Dica a costureira que alinhavava sabedoria:

- O Faustão cagou-se no peidar!



Advogado.Vice-presidente e Chefe da Unidade de Representação em Santa Catarina na empresa Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo e Sócio na empresa Nemetz & Kuhnen Advocacia


* * *