Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

MARIA por Dom Ceslau II

Maria 

 "26/10 - Dom Ceslau  Stanula, Bispo emérito de Itabuna:


Agradeço a Deus pelos 20 anos que completaria hoje em Itabuna como bispo. Rezei a Missa pela Diocese, pelo bom povo que amo e dedicados sacerdotes com quem trabalhamos.
Obrigado Senhor."

*************

24/10/2017 -  Dom Ceslau:

Todos os privilégios especiais dados a Maria, foram-lhe dados em função da sua maternidade divina. Uns dos maiores, foi a Imaculada Conceição.

O povo sempre acreditou nesta verdade, expressando-a em orações e celebrações. Mas precisava de uma fundamentação teológica. Muitos teólogos e estudiosos passaram a vida toda para compreender e justificá-la.

Na idade média existia uma constante disputa entre os teólogos franciscanos e dominicanos sobre como Maria podia ser imaculada, se com o pecado de Adão TODOS foram atingidos então, Maria também.  

Mas Deus tem os seus planos. Iluminou o frade franciscano, José Duns Scoto, para provar, no famoso debate realizado em Paris em 1305, entre teólogos franciscanos e dominicanos, com a presença dos emissários do Papa, que Maria foi isenta, desde o momento da sua concepção, do pecado original, em previsão dos méritos de Jesus.

A sua tese resumiu em três palavras: Deus “podia” – porque  é Onipotente, “convinha” que Jesus tivesse sempre a sua Mãe na graça de Deus, e o “fez” redimindo-A, no momento da sua concepção. Por isso Maria é a Imaculada.

Duns Scoto, foi dotado de uma inteligência brilhante e levada à especulação – essa inteligência pela qual mereceu da tradição o título de “Doutor sutil”.


25/10/2017 - Depois de Doutor Sutil, Beato José Duns Escoto provar que Deus redimiu preventivamente a Maria e por isso nasceu Imaculada, ainda passaram muitos séculos de debates entre os teólogos, mas o povo confessava esta verdade nas suas orações e festejos.

 Alguns até faziam votos em de dar a vida em defesa desta verdade, como o jovem Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, o primeiro santo nascido nas terras brasileiras (hoje é a sua festa (25.10),  que no dia 16 de abril de 1761, no antigo Convento São Boaventura, em Macuco/RJ, com a mão direita sobre a bíblia declarou: “Prometo e juro por estes santos Evangelhos defender, até dar a própria vida, a verdade em que confessamos que a Virgem Maria Nossa Senhora foi concebida sem pecado original e dele preservada pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, seu Santíssimo Filho”.

Que lindo é isto!  Até no dia 8 de dezembro de 1854, Pio IX recolheu a fé de todos os séculos e definiu solenemente como dogma de fé para os católicos que Maria é a Imaculada.

Casualidade? Ou a Providência de Deus: quatro anos depois Maria aparece em Lourdes a Santa Bernadete e se apresenta:

“Je suis l'Immaculée Conception” - Eu sou a Imaculada Conceição.
Eis os grandes e confortadores mistérios da fé. Que Ela, a nossa Mãe te abençoe e te dê uma repousante noite. 
Boa noite. Dom Ceslau.

26/10/2017 - Como chamamos mais frequentemente a Maria? 
 “A VIRGEM”

Por que?  Um dos quatro dogmas, ou verdades definidas para a nossa fé e a Virgindade de Maria, definido no Concílio Ecumênico do Latrão em 649, depois confirmado pelo Concílio de Trento em 1555.

É o segundo dogma mariano mais antigo das Igrejas Católica e Oriental Ortodoxa. (O primeiro é a Maternidade divina definido em Éfeso 431).

O Dogma da Perpétua Virgindade declara que Maria foi Virgem antes, durante e perpetuamente depois do parto. “A Virgem que conceberá e dará à luz um Filho cujo nome será Emanuel” (Cf. Is., 7, 14; Mt., 1, 22-23; Lumen Gentium, 55 do Concílio Vaticano II; Leia também o Catecismo da Igreja Católica nºs: 496-501).

A partir de 649, não houve na Igreja nem no Oriente nem no Ocidente,  vozes discordantes sobre esta verdade. A Liturgia cristã, que é a teologia feita oração, em todas as épocas enalteceu a virgindade perpétua de Maria, por ser Maria a Mãe de Deus.

Que a Virgem Maria te cubra com o seu manto. Com a benção e oração.

 Dom Ceslau.



=============
Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

* * *

AÇÕES CONJUNTAS PREFEITURA + AABB DE ITABUNA: SAÚDE SOB CONTROLE

Escovação supervisionada em aluna da rede pública.

Prefeitura e AABB concluem Projeto Saúde Integral em Itabuna


Através de ações realizadas em três etapas – consultas médicas, vacinação e atendimento odontológico –, a Secretaria de Ação Social da Prefeitura e a AABB de Itabuna proporcionaram aos alunos da rede pública de ensino a oportunidade de prevenir e remediar possíveis problemas de saúde. Trata-se do Projeto Saúde Integral, concluído nesta quarta-feira (25) na sede do clube.

Estas ações foram orquestradas através do Programa Integração AABB Comunidade, uma parceria entre o clube e a municipalidade que existe já há 17 anos, atendendo a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos das redes de escolas do município e do estado. E que tem como apoiadores institucionais a FENABB – Federação Nacional de AABBs e a FBB – Fundação Banco do Brasil.

Durante a primeira etapa, que teve início em setembro e contou com dois pediatras disponibilizados pela Secretaria de Saúde do município, foram realizadas consultas clínicas e solicitados exames laboratoriais para os atendidos. Na etapa seguinte, o foco foi a vacinação dos alunos, que puderam receber as doses que não estavam em dia. E a terceira etapa foi centrada no atendimento odontológico, com dentista ministrando palestra sobre higiene bucal, realizando escovação supervisionada e aplicando flúor em todas as crianças e adolescentes, que receberam ainda escovas dentais gratuitamente.

Segundo a coordenadora pedagógica do AABB Comunidade, professora Leisa Perelo, as ações foram bem sucedidas graças ao apoio do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social do município. “A agilidade e o comprometimento na articulação dos recursos humanos, juntamente com a infraestrutura colocada à disposição pela prefeitura, foram a chave para o sucesso destas ações”, concluiu a coordenadora do programa.


Contatos – Maruse Dantas: (73) 9.9981-1829 (Vivo) / Leisa Perelo: (73) 9.8895-6138 (Oi)
 Assessoria de Imprensa – Carlos Malluta: (73) 9.9133-4523 (Tim) / (73) 9.8877-7701 (Oi)

* * *

UMA CADELA DA PESADA! - Maria do Carmo Machado

Uma cadela da pesada! 


O meu nome é Mona.
Falando a verdade, esse nome diminuiu quando eu cheguei por aqui, na casa da minha vó. Ela diminuiu meu nome pra não magoar Tany, minha tia, que tem uma grande amiga que se chama igual a mim. Eu nem liguei, logo me acostumei com este meu apelido.

Quando cheguei por aqui, eu já tinha um aninho, se é que algo em mim pode terminar em inho, pois já cheguei grandalhona, bem doidinha, ou melhor, bem doidona. -É assim que vó do Carmo me chama o tempo todo.

-Essa cadela é doida, doida!

Mas eu não faço nadinha que mereça este nome. Ela quer me estranhar, faço tudo nos conformes, igual a todo cachorro que tem o meu DNA.

Rasgo roupas, como as pás de lixo, (se forem plásticas, é claro), destruo toda sandália que deixam aqui , acolá, não conto quantas toalhas eu já deixei miudinhas , em pedaços, e depois que rasgo tudo, vou pra porta da entrada para exibir o meu feito. Balanço o rabo, e quero ouvir o elogio do meu feito, mesmo que isso represente uma boa carreira que eu venha logo tomar au... au... au!

Adoro correr picula com elas atrás de mim, - me dá, Mona, volte já, Mas eu não estou nem aí!
Fazer o quê? Dá vontade, não resisto, só pego para brincar.

Só aviso uma coisa : não sou culpada se deixam as coisas à toa, onde posso alcançar. Elas são os meus brinquedos para meus olhos. Se não querem que eu pegue, botem bem longe de mim.

Já comi bolsa, plantinhas, que enfeitavam a varanda, destruí o celular da minha vó distraída, que o esqueceu bem pertinho de onde eu ia passar - não vão dizer que ela está ficando gagá, não vou gostar disto. Mas eu fui até boazinha, pois não engoli o chip que ela pode aproveitar num celular bem novinho, até melhor do que o outro, vejam lá!

Um dia, aprontei uma, que quase matei a velha, coitadinha! Briguei com minha irmã, emprestada, é claro, pois ela é vira-lata, não tem o meu pedigree. Veio toda de valente, pulando em cima de mim, latindo feito uma doida, ah, eu não contei conversa, dei-lhe um chega pra lá. Minha vó, ficou doidinha, quase morreu , a coitada!

Gritava, gritava, mas nem eu nem a tal da dona Kita, é assim que ela se chama, demos ouvido a vovó. E só paramos, quando em todo desespero, do Carmo, a muito custo, conseguiu nos separar. Eu, fiquei solta, a outra foi pra prisão. Au au au! Foi um pega pra capar. Mas quem ganhou?

Bem, a Kita, ficou 10 dias recolhida , no quarto da Tia Taise, se apossou da cama dela, até poder se tratar, da mordida que eu dei nela, Foi um custo pra sarar.

Foi sem querer, não me condenem, foi no afã do barraco, que começou sem querer, pois a distraída vovó, nos soltou juntas , que horror!

Depois dessa, a coisa quase pegou pro meu lado.

Vovó do Carmo afirmou: - Não posso ficar com essa cadela doida. Ela quase me matou! Vive destruindo tudo, só falta engolir minha mão, a qualquer hora ela vai me derrubar e eu, não posso cair. Já estou com os ossos fracos, ora ora. Vamos procurar alguém para ela se mudar.

Poxa, fiquei desolada. Eu gosto tanto , tanto daqui!

Mas a tia Taise, tomou logo a defesa e disse: Vamos a Mona treinar para ela se educar!

Que alívio!

Estou ficando por aqui, continuo aprontando, mas uma coisa percebi: Vovó, Taise, a vizinha, meus amiguinhos, Joshua e Asafe, o tio Beto, tia Tany, todos são doidos por mim.

E eu continuo A Mona, A boa do pedaço!

* * *

AABB: SILVANO E CARLA SEXTA 27/10

Silvano Gonzaga e Carla Valleria na Cabana do Tempo.   

É com Silvano e Carla a Sexta Super Musical da AABB Itabuna


Nessa sexta, 27/10, a partir de 20h00, tem Silvano Gonzaga e Carla Valleria na Cabana do Tempo. É a AABB Itabuna oferecendo música de qualidade, resgatando o prazer de casais, famílias e amigos saírem nas sextas-feiras à noite.

Sempre que tem Sexta Super Musical tem entrada livre para todos, sócios ou não. Dá para ir com toda segurança que até o estacionamento dentro do clube é garantido. Pode trazer até as crianças, que tem um parque equipado e áreas verdes para elas brincarem à vontade.

 “Os bares e restaurantes da AABB são administrados pelo próprio clube”, informa o vice-presidente João Xavier. “E além dos preços serem menores que em outras casas de padrão da cidade, a AABB não cobra couvert artístico nem 10% de gorjeta”, destaca Raul Vilas Boas, vice-presidente social.

A AABB fica na Rua Espanha s/n, travessa da Rua Europa Unida, São Judas, Itabuna/BA. Quem vem do litoral, o acesso é pela Ponte Calixto Midlej (Vila Zara). E quem vem do interior, Beira-Rio via Shopping e bairro Conceição. Os telefones do clube são (73) 3211-4843 e 3211-2771 (Oi fixo).



Contato – Raul Vilas Boas: (73) 9 8888-8376 (Oi) / (73) 9 9112-8444 (Tim)
Assessoria de Imprensa – Carlos Malluta: (73) 9 9133-4523 (Tim) / (73) 9 8877-7701 (Oi)

-- 

* * *