Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

NO DIA DA CRIANÇA... – Eglê S Machado

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original

No Dia da Criança...

Quero enviar meu apelo
Ao Senhor da Esperança:
Que eu trate com amor e zelo
A ti, amável criança!

Na tenra felicidade
Da tua face louçã
Eu sinta a dignidade
Do homem do amanhã

Que eu entenda o palpitar
Animado, são, contente
Que fulge no teu olhar
Confiante e sorridente.

Que brilhe imenso e profundo,
Afável, feliz, gentil
No teu amanhã fecundo
O amanhã do Brasil!

Eglê S Machado
Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

A SENHORA APARECIDA... - Eglê S Machado


A Senhora Aparecida...


Salve oh Mãe Aparecida,
Que no seu manto de anil
Envolve, dá força e vida,
Ao povo do meu Brasil!

Desfaz a mágoa dorida
E expulsa a treva hostil,
Espalha amor sem medida,
Refaz o ardor gentil!

Do crente é a fé florida,
Conforto e penhor sutil
Enfrenta a luta renhida
E triunfa contra o ardil!

É A MÃE TERNA E QUERIDA,
BALUARTE DO BRASIL!...
  
Eglê S Machado
Academia Grapiúna de Letras-AGRAL


* * *

A PALAVRA DO MÉDICO DO PACIENTE JAIR: “FICO REVOLTADO COM TANTA SUJEIRA”


11/10/2018


Como médico e como cristão condoído pelo sofrimento de Jair Messias Bolsonaro gostaria de esclarecer alguns pontos que foram esquecidos nestes últimos dias.

Há um mês Jair sofreu um grave ferimento por arma branca que custou-lhe uma severa hemorragia interna, contaminação peritoneal com fezes devido lesão de seus intestinos delgado e grosso e consequente peritonite fecal.

Foi realizada uma colostomia temporária que aguarda alguns poucos meses para ser fechada. No seu pós-operatório imediato teve uma deiscência de sutura bloqueada com oclusão intestinal. Foi novamente operado.

Agora se recupera graças aos seus excelentes profissionais e ao bom Deus.

Neste período tem sido vitima de impropérios e acusações tais como: o ferimento não teve gravidade, não compareceu a debates com atestado médico falso, amarelou entre outros adjetivos.

Qualquer trabalhador afastado de suas atividades pelo SUS por tais lesões gozaria de afastamento de suas funções por dois ou três meses. Bolsonaro completa agora o seu primeiro mês do trauma, ainda não completou um mês de sua última cirurgia.

Para esclarecer ao leitor leigo, seu estado geral ainda é muito precário o que pode ser visto na sua última entrevista em seu domicílio.

A colostomia que é uma saída artificial de gases e fezes em uma bolsa plástica é muito inconveniente. Fezes e gases saem independente da vontade o paciente. Os gases fazem ruídos altos, audíveis no ambiente que está o paciente e as fezes, exalam um odor desagradável que pode ser sentido por quem está próximo.

O constrangimento de um colostomisado é muito grande.

Imaginem num ambiente como os Estúdios da Globo e com um público de milhões de expectadores.

Acredito que ninguém gostaria de se expor desta maneira.

Acho injusto chamá-lo de covarde, que correu do debate, que amarelou, que usou atestado frio, etc. etc.

Ignorância extrema e falta de caridade cristã.

Fico revoltado com tanta sujeira.

Por favor, respeitem um ser humano, independente de suas convicções políticas.


 João Batista Marchesini, CRM/PR 1551

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/11756/a-palavra-do-medico-do-paciente-jair-fico-revoltado-com-tanta-sujeira

-----------
João Batista Marchesini  nasceu em Curitiba em 1941 e formou-se médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná em 1964. Sua formação profissional iniciou-se no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, na 2a Cadeira de Clínica Cirúrgica e posteriormente na Universidade de Pennsylvania, no The Graduate Hospital, onde foi Residente e Chefe dos Residentes de 1968 a 1971. Neste ano partiu para a Inglaterra quando fez sua residência em cirurgia torácica no Hawkmoore Chest Hospital, em Devon. Voltou aos Estados Unidos em 1973 para prestar exames do American Board of Surgery, tendo sido consequentemente diplomado especialista em Cirurgia neste país. Em sua carreira universitária foi admitido por concurso como Professor Assistente do Departamento de Cirurgia, diplomado Mestre em Clínica Cirúrgica e depois Doutor em Clínica Cirúrgica após respectivos cursos de Mestrado e Doutorado na Universidade Federal do Paraná. 

* * *

NOSSA SENHORA APARECIDA – PADROEIRA DO BRASIL -12/10/2018


Fazendo memória da páscoa de Cristo, celebramos a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e mãe do nosso povo. Ela sempre se mostra atenta às necessidades de seus filhos e filhas, sobretudo nos momentos mais difíceis de nossa história. Louvemos, com alegria, aquela que soube dizer sim a Deus e nos ensina a cumprir a Palavra de seu Filho, convidando-nos a fazer tudo o que ele nos diz.
...

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: / que o rei se encante com vossa beleza!

1 - Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: / “Esquecei vosso povo e a casa paterna! / Que o rei se encante com vossa beleza! / Prestai-lhe homenagem: é vosso senhor! – R.

2 - O povo de Tiro vos traz seus presentes, / os grandes do povo vos pedem favores. / Majestosa, a princesa real vem chegando, / vestida de ricos brocados de ouro. – R.

3- Em vestes vistosas ao rei se dirige, / e as virgens amigas lhe formam cortejo; / entre cantos de festa e com grande alegria, / ingressam, então, no palácio real”. – R.
 ....
Evangelho: João 2,1-11

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João 

– Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 

Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou”

Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”

Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo o mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!” 

Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

– Palavra da salvação.
- Glória a Vós, Senhor!
.....
Ligue o vídeo abaixo e acompanhe a encenação das Bodas de Caná:
.....

Reflexão:
As bodas de Caná representam o primeiro dos sete sinais no Evangelho de João.

O autor não fala em milagres, mas em sinais, pois não quer exaltar o fato em si, mas o que está por trás dele: revelar a glória de Jesus para que os discípulos acreditem nele.

Ele e seus discípulos foram convidados para um casamento, a mãe de Jesus também estava presente. Ao longo da festa, o vinho veio a faltar. A mãe de Jesus intercede ao Filho em favor dos noivos e dos convidados. Festa sem vinho (bebida) é festa incompleta, sem alegria.

Jesus é apresentado como o noivo da comunidade. A mãe tem importante papel na família, na comunidade, em todos os lugares. Ela é perspicaz e sensível diante das necessidades. Aqui ela desempenha a função de convidar para fazer o que o Mestre pedir.

Nós católicos brasileiros temos uma devoção e um carinho todo especial para com Maria, mãe de Jesus e nossa. Entre muitos outros títulos, no Brasil é conhecida como Nossa Senhora Aparecida.

Ela olha com muito amor o povo brasileiro e intercede a Jesus para que nunca falte o vinho da alegria e da dignidade para seus filhos e filhas.

Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp


* * *