Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2022

OS PINGOS NOS IS - 30/05/2022

A MATA FECHADA - Cyro de Mattos



A mata fechada

Cyro de Mattos


 

Você diz que na mata 

é perigoso de andar,

cada bicho traiçoeiro

vive lá na terra e ar.      

 

 Não é assim como diz,

lá não se mata por prazer, 

só pra comer ou defender

se mata, mas com ordem.

 

Bichos pulam nos galhos, 

                  alegres comem os maduros,                       

no chão adormecido a flor nasce,  

o tronco tombado vira árvore.   

 

No seio fresco da mata

sons e cores festejam o dia,

a flor é tecida com o sonho,

o ramo de luz com o verde.

 

Riacho mina na pedra,

desce, dá volta como cobra,

barco da noite com a lua

no cipoal derrama prata.

 

Quando vai à mata a índia,

na trilha caminha esperta, 

acode nas asas maternais

o bicho que caiu na cilada.  

 

Solta o passarinho no alçapão,

protege perdido o filhote,

para pra admirar o carinho

das araras, uma na outra. 

.

Rio não se esconde da chuva,

a terra não dorme amarga,

abelhas operosas zumbem,

de mel fabricam as horas.     

 

Macaco, tamanduá-bandeira, 

preguiça, capivara, veado,

pelo dia expelem odores. 

estrelas carregam à noite. 

 -----------------

Cyro de Mattos é jornalista, cronista, contista, romancista, poeta e autor de livros para crianças. Membro efetivo da Academia de Letras da Bahia, Academia de Letras de Ilhéus e Academia de Letras de Itabuna. Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

* * *




AMALCARG EMPOSSA NOVA DIRETORIA

 

Em memorável noite, com as presenças da maioria dos acadêmicos, representantes de diversas Lojas maçônicas da região, familiares e convidados, no último dia 17/5 (terça-feira), no Templo da A\R\L\S\ 28 de Julho, Or\ de Itabuna, a Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna (AMALCARG), empossou sua nova diretoria para o biênio 2022/2024.

A reunião foi presidida pelo acadêmico José Carlos Oliveira – ex-presidente e um dos fundadores da “Casa das Letras Maçônicas” –, que convidou o confrade Washington Farias de Cerqueira (presidente reeleito) e o representante da A\R\L\S\ 28 de Julho, Ir\ Enault Freitas da Rocha Filho, para comporem a mesa e aos acadêmicos José Augusto Carvalho e Helder Pereira Dantas para que dessem entrada aos convidados para participarem da Solenidade de Posse.


O Ir\ José Carlos Oliveira solicitou a todos os presentes para que de pé e perfilados acompanhasse o Hino Nacional Brasileiro. Após a audição, declarou aberta a solene reunião de posse agradecendo a todos pelas suas presenças e em especial os convidados. E em seguida pediu ao acadêmico-secretário Ernande Costa Macedo, que efetuasse a leitura do Termo de Posse da nova diretoria executiva, composto pelos acadêmicos Washington Farias de Cerqueira, presidente; Luiz Roberto Albuquerque Rodrigues Maia, vice-presidente; Ernande Costa Macedo, secretário-geral e Renato Burití Oliveira, tesoureiro.

Na oportunidade, foram empossado também o novo Conselho Fiscal, composto pelos acadêmicos titulares – Frederico Carlos Machado, José Rebouças Souza e José Noélio Santana de Oliveira e como Suplentes – Itatelino Oliveira Leite, Khalil Augusto Botelho Nogueira e Alessandro Góes Lima. E na sequência, após as assinaturas, o acadêmico-presidente proclamou todos os empossados para um mandato de dois anos, com início dia 17/5/22 e finalizando no dia 30/5/24, quando foram aclamados por calorosa salva de palmas dos presentes.

Após a posse da nova diretoria, a reunião passou a ser conduzida pelo acadêmico-presidente Washington Farias de Cerqueira, que solicitou ao acadêmico José Augusto Carvalho que desse entrada ao seu afilhado, o Ir\ Vinicius Misael Portela para prestar juramento como membro da AMALCARG e para a formalização de sua posse como o seu mais novo “imortal”, ocupando a cadeira de nº 8, que tem como patrono o Ir\ Carivaldo Lopes Pereira.

Prosseguindo com o ato de posse, Washington Cerqueira, solicitou a cunhada Isbela Wagmaker Cavalcanti Portela, que colocasse a pelerine no acadêmico Vinicius Portella e à sobrinha Luzia Lopes Pereira que lhe entregasse o curriculum do patrono da cadeira de nº 8 Ir\ Carivaldo Lopes Pereira, que era seu pai, que antes era ocupada pelo saudoso acadêmico Luciano Lopes Pereira, seu irmão. O acadêmico-presidente pediu ainda ao acadêmico José Augusto Carvalho, que fizesse a saudação ao novo acadêmico, logo depois Vinicius Portella fez um excelente discurso dizendo da sua alegria em participar da AMALCARG, falou também sobre a sua trajetória maçônica, agradeceu a sua família que sempre lhe apoia e ao acadêmico José Augusto, pela apresentação do seu nome a gloriosa academia. E finalizou declarando que veio para somar junto com os demais acadêmicos.

Por último, Washington Farias de Cerqueira, disse da sua alegria e satisfação em presidir mais uma vez a AMALCARG, comentou sobre as dificuldades que teve no primeiro mandato por conta da pandemia (Covid-19), disse da gratidão que tem com todos os membros da “Casa das Letras Maçônica”, e em especial o acadêmico Ernande Costa Macedo, pelos seus relevantes serviços prestados a secretaria dessa egrégia casa e a Maçonaria Universal. Agradeceu também as presenças dos IIr\ Vercil Rodrigues, representando a imprensa maçônica baiana (leia-se jornal e site O COMPASSO) e a Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (ALJUSBA) e Edmundo Dourado, representante da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL) e a todos os convidados presentes. O presidente avisou que a próxima reunião acontecerá no dia 7/6 e convidou todos para participarem de um jantar no salão de banquetes.


------------------

Por Vercil Rodrigues.

Jornalista DRT/FENAJ 5.801.

Membro-fundador da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL), Cadeira 1; membro-idealizador-fundador da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (ALJUSBA), Cadeira 1 e membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), Cadeira 21.

* * *