Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de junho de 2023

OrlandoSilva - 30 Sucessos


        Aniversário

    Cyro de Mattos

            

              Querida filha Josefina. Sempre ouvi dizer dos mais velhos que filhos a gente cria para o mundo. É verdade. Também é verdade que os pais querem que os filhos sempre fiquem perto deles. Para os pais, o filho nunca cresce, sempre é aquela criança que a mãe tantas vezes acalentou para dormir um sono suave. Aquela mesma que balbuciava, mal dizia mamã e pá-pá. Anos depois traquinava, corria por todos os cantos da casa. O pai também substituía a mãe dedicada quando estava cansada durante a noite em que o filho acordava e demorava a pegar no sono. Chorava. Sei que esses momentos você passou com meus dois netos Pedro Henrique e Luís Fernando. A vida é um modo contínuo, seu curso de rio tem como destino o mar do inexorável.

           Sabemos que os três filhos que Deus me consentiu e sua mãe me deu não moram comigo na cidade onde nasci e resido. André é fazendeiro, nunca vi gostar tanto do campo, reside na sua propriedade rural no município de Coaraci. Você Josefina, que coloquei o nome de sua avó, como homenagem e carinho por minha mãe, reside em Conquista. O marido Anderson, genro que me dá gosto e orgulho, levou você para essa terra sertaneja do frio, assim você ficou um tanto longe de mim e de sua mãe Mariza. Ainda bem que daqui até aí onde você mora nem fica tão longe. Além disso, seu irmão, meu caçula Adriano, também está morando em Conquista. Isso é bom, a irmandade continua movimentando os laços afetivos com encontros constantes.

            Hoje você faz mais um ano de vida, intensa, afetiva e responsável no seio da família. Não estou fisicamente aí participando desse momento especial. Com 84 anos de idade o corpo reclama, mas seus irmãos André e Adriano, a sobrinha Marizinha, as cunhadas Jamile e Daiane estão aí com você. Eu estou com o coração. Quando a parentada do lado de seus pais se juntar à parentada do maridão, mais os amigos e as amigas, imagino a cantoria entusiasmada que todos vão fazer na hora do “Parabéns a você.”

         Antes dessa cantoria se fazer, na junção afetiva de corações alegres, quero que sua mãe Mariza leia agora aquela poesia que eu escrevi para você quando comemorava dez anos de existência numa infância saudável.

 

       Vejam aí.

 

Menina Josefina


Enquanto as nuvens passam

Na manhã de sol forte,

Com Miriam, Mara e Marina

Brinca de chicotinho queimado

E mexe com a cintura fina.

 

Quando está dentro de casa,

Um só minuto não sossega,

Canta alto e mexe em tudo

Na manhã muito traquina.

 

Na bicicleta azulzinha

Lá se foi dobrando a esquina,

Solta o guidão na ladeira

Como uma vez viu no circo,

Tira fino de quem passa perto,

Pede passagem e buzina.

 

Se estou cansado e triste,

Somente ela me ensina

Que a vida pula corda

E na cabra-cega diverte

Quando se tem a menina

Que se chama Josefina.

 

Vida longa, minha filha, com saúde e paz.

Bênçãos e beijos. Seu painho.

 ------------

Cyro de Mattos é contista, poeta, romancista, ensaísta, cronista e autor de livros para crianças. Membro efetivo da Academia de Letras da Bahia.  Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz.

* * *