Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

DOM CESLAU STANULA: Virtudes Morais ou Cardeais

01/12/2017

Entre as virtudes morais ou cardeais, no primeiro lugar se coloca a prudência. “É a virtude que dispõe a razão prática a discernir os meios adequados para realiza-lo” 1 Ped 4,7.

S. Tomás de Aquino diz: “a prudência é a regra certa de ação” (S.Th II-II,45,2). O homem prudente decide e ordena sua conduta segundo este juízo. Graças a esta virtude aplicamos sem erro os princípios morais aos casos particulares e superamos as dúvidas sobre “o bem a praticar e o mal a evitar” (CIC1806). Isto que nos ensina o Catecismo Católico. A prudência é a virtude mãe de todas as virtudes.

Não existe nada no mundo que possa ser bem realizado sem o devido equilíbrio que nos proporciona a virtude da prudência. A prudência é a mãe de todas as virtudes.
Peçamos a Deus este grande dom da VIRTUDE DA PRUDÊNCIA.
Com a bênção e oração.
Dom Ceslau.
..... 

03/12/2017
Outra virtude cardeal ou moral é
 a Justiça.

O Catecismo da Igreja Católica define: “A justiça é a virtude moral que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido”.  E continua “A justiça para com Deus se chama a ’virtude da religião’”. Para com os homens ela nos dispõe a “respeitar os direitos de cada um e estabelecer as relações humanas que promovem a equidade em prol das pessoas e do bem comum” (1807).

A justiça regula nossa convivência, possibilita o bem comum, defende a dignidade humana, respeita os direitos humanos. É da justiça que brota a paz. Sem a justiça nem o amor é possível. É a virtude da vida comunitária e social que se rege pelo respeito à igualdade da dignidade das pessoas.

Da justiça vem a gratidão, a religião, a veracidade. Não se pode construir o castelo da caridade sobre as ruínas da justiça. Pelo contrário, o primeiro passo do amor é a justiça, porque amar é querer o bem do outro. A justiça é imortal (Sab 1,15).

Esta virtude trata de nossos direitos e nossos deveres e diz respeito ao outro, à comunidade e à sociedade. (Canção Nova).

Reflexão: com estes pensamentos iniciemos o Advento; a preparação para a Vinda do Senhor. 
Com a bênção e oração. Boa noite.
Dom Ceslau

------
04/12/2017

A virtude de
Fortaleza faz-nos fortes no bem, na fé, no amor.
 
O Catecismo assim a define: “E a virtude moral que dá segurança nas dificuldades, firmeza e constância na procura do bem. Ela firma a resolução de resistir às tentações e superar os obstáculos na vida moral” (1808). Leva-nos a perseverar nas coisas difíceis e árduas, a resistir à mediocridade, a evitar rotina e omissões.
Pela fortaleza vencemos a apatia, a acomodação e abraçamos os desafios e a profecia. É virtude dos profetas, dos heróis, dos mártires e dos pobres. A fortaleza dos mártires e a ousadia dos apóstolos, como também a força dos pequenos e dos fracos é um sinal do dom da fortaleza na vida humana e na história da Igreja.
Grandes são os conflitos humanos, porém maior é a força para superá-los.  “No mundo tereis tribulações, mas tende coragem. Eu venci o mundo”! (Jo 16,33).
 

Meditação: Neste Advento reveja o filme da sua vida: as lutas, vitórias... Agradeça a Deus por tudo isto.
Com a bênção e oração. Boa Noite.
Dom Ceslau.
===
05/12/2017

A virtude da Temperança
É definida no Catecismo Católico como: “Virtude moral que modera as atrações pelo prazer e procura equilíbrio no uso dos bens criados”. (1809).
É o auto-controle, auto-domínio, renúncia, moderação. A temperança ordena afetos, domestica os instintos, sublima as paixões, organiza a sexualidade, modera os impulsos e apetites. Abre o caminho para a continência, a castidade, a sobriedade, o desapego.
É próprio da temperança o cuidado conosco mesmo, com os outros e com a natureza. A temperança não permite que sejamos escravos, mas livres e libertadores e nos encaminha para o cumprimento dos deveres e para a maturidade humana. Sem renúncia não há maturidade. Grande fruto da renúncia é a alegria e a paz.

Estas são as virtudes chamadas cardeais. A meditação sobre as mesmas torna mais madura a fé e cristaliza o caráter da pessoa.  O advento é o tempo de vigilância dinâmica na espera do Senhor da Vida.

Ofereço uma benção e presente de oração. 

Uma noite de paz e tranquilidade. O Anjo da Guarda vela sobre você.
Dom Ceslau

===
06/12/2017

A vida cristã e a pratica das virtudes está sustentada com a força do Espírito Santo.
Nós acreditamos no Espírito Santo como Deus santificador e que nos conduz nesta terra para a eternidade, Para isto recebemo-lo na Crisma, o sacramento pouco lembrado na vida cotidiana. Ele age em nós pelos seus dons, que são disposições permanentes que tornam a pessoa dócil para seguir os seus impulsos. Estes são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Estes dons completam e levam a perfeição as virtudes daqueles que os receberam. (Veja CIC 1831).
Graças a ação do Espírito Santo, pelos seus dons podemos produzir os frutos, que são chamados também frutos do Espírito Santo que são: “caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade” (Gal 5,22-23).

Reflexão:
O mais lindo presépio que podemos oferecer para Jesus é o nosso coração sincero e aberto para Deus, o próximo e a nós mesmos.
Com a bênção e oração na sua intenção. Boa Noite.
Dom Ceslau.


Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
============

Dom Ceslau Stanula – Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

ESCRITOR CLÁUDIO ZUMAETA: LANÇAMENTOS - CONVITE

Zumaeta Historiador:  “Outras Ideias Peregrinas” e “Agro”
(73) 9148-0908
====
---


---

Claudio Zumaeta - Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

É PRECISO SABER A HORA DE SAIR DE CENA - Marcel Camargo

Ter a consciência de que é chegada a hora de partir para outras paragens será um dos maiores bens que poderemos fazer a nós mesmos e a quem amamos de fato. Estender-se além do permitido, além do que já saturou e deu o que tinha que dar, em nada nos ajudará.

O momento certo de se retirar do emprego, de casa, de uma relação, equivale a salvar vidas: a nossa e a de quem se beneficia também. Ter a consciência de que é chegada a hora de partir para outras paragens será um dos maiores bens que poderemos fazer a nós mesmos e a quem amamos de fato. Estender-se além do permitido, além do que já saturou e deu o que tinha que dar, em nada nos ajudará.

Há pessoas que se recusam a se aposentar, agarrando-se ao serviço como algo sem o qual não se vive. Outros se aposentam, mas continuam na lida. Embora alguns ainda consigam se manter inteiros por anos e anos, muitos acabam por comprometer uma imagem que, até ali, era imaculada. Perdem-se por bobeira, por simplesmente não querer desfrutar de um descanso mais do que merecido. Mal sabem o tanto de vida que existe além dos escritórios.

Da mesma forma, existem os relutantes em aceitar que o relacionamento terminou, que a amizade extinguiu, que nada mais há a ser regado por ali, além de terrenos infecundos. A pouco e pouco, distanciam-se da própria dignidade, na luta vã por continuar namorando, casado, amigo que seja, quando não se encontram mais possibilidades de florescer afetividade naquele lugar.

E há quem não se permite desistir de nada nem de ninguém, como se alguma coisa ou pessoa nesse mundo fosse propriedade de outrem. Sentem-se donos do que, na verdade, a vida nos empresta, para que aprendamos que o aquilo é nosso de fato é tão somente o que possuímos aqui dentro de nossos corações, nada mais do que isso. Pessoas e coisas saem de nossas vidas, mas a essência do que foi verdadeiro jamais se despedirá de nossas almas.

A passagem do tempo carrega consigo muito do que achávamos ser eterno e imutável, obrigando-nos a nos despedir de muito daquilo que relutávamos em deixar para trás. Mas não tem jeito, o que tiver de ser, será; o que tiver que ir, vai-se; o que for para sempre, há de permanecer, mesmo que nas nossas mais doces lembranças. É preciso saber a hora de sair de cena, no palco e na vida. É assim que tudo de bom se eterniza onde existiu verdade e amor.

MARCEL CAMARGO
"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

* * *

SEXTA-FEIRA TEM LEO JORGE NA AABB ITABUNA. DIA 8, 8 DA NOITE

Leo Jorge na Cabana do Tempo

AABB abre as portas para a musicalidade de Leo Jorge

Na programação desta sexta (8/12/2017), a partir de 8 da noite, quem se apresenta na AABB Itabuna é o cantor e instrumentista Leo Jorge Rebouças (foto). A abertura para a Sexta Super Musical é uma retribuição da presidente da AABB, Maruse Dantas, à preferência da comunidade itabunense e da região por sediar no clube os eventos mais concorridos da cidade.

Não precisa ser sócio nem vir junto com sócio pra entrar”, destaca Maruse. “E pode estacionar dentro do clube, com todo conforto e segurança”.

Segundo Raul Vilas Boas, “É música de qualidade pra ouvir ao vivo com a família, os amigos e até as crianças”. Raul é vice-presidente social e responsável pela agenda musical da Cabana do Tempo.

O serviço próprio de bar e restaurante oferece petiscos, tira-gostos, bebidas prontas e preparadas na hora a preços menores que em outras casas de padrão na cidade. Além disso, o clube não cobra couvert artístico nem 10% de gorjeta.

A AABB Itabuna fica na Rua Espanha s/n, travessa da Rua Europa Unida, São Judas. O acesso é pela Ponte Calixto Midlej (Vila Zara) para quem vem de Ilhéus, ou pela Beira-Rio – via Shopping e bairro Conceição – para quem vem da BR-101. Os telefones do clube são (73) 3211-4843 e 3211-2771 (Oi fixo).

Contato – Raul Vilas Boas: (73) 9 9112-8444 (Tim) / 9 8888-8376 (Oi)

Assessoria de Imprensa – Carlos Malluta: (73) 9 8877-7701 (Oi) / 9 9133-4523 (Tim)

* * *