Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

A verdade sobre o ex-presidiário!

Considerações sobre o legado de Jorge Amado

e assuntos da Academia de Letras de Itabuna

Cyro de Mattos



 
            

           Em Os saberes nas narrativas de Jorge Amado procuro dar um testemunho crítico sobre o legado ficcional de Jorge Amado, a exemplo do que fiz com o livro As criações de Adonias Filho, publicado pela Academia Brasileira de Letras, obra em que abordo aspectos da ficção adoniana e que recebeu há pouco tempo uma edição digital pela E. Book Ufba Linguagens, do editor e crítico Cid Seixas.

            Concebi o livro em que analiso a obra de Jorge Amado como incursões que faço na linguagem e no imaginário de um narrador poderoso, que sabe articular como poucos na trama as marcas da solidariedade, do saber e do humor, logrando extrair da vida real a esperança e a ternura de seus personagens, os que vivem como excluídos nas camadas populares.  Esse consagrado romancista faz com que as cenas dramáticas retiradas do plano real apareçam no texto mescladas com um mundo fantástico cheio de episódios extraordinários. Informo que são incursões essas realizadas por um ficcionista experimentado, que não usa o achismo para opinar sobre a ficção de um autor de linguagem sensual, fecunda imaginação, quando recria a vida com a arte bem-sucedida da escrita, como só poucos sabem fazer.     

          Sempre gostei de crítica e de ensaio literário. Cedo escrevi ensaios divulgados em revistas e jornais literários importantes.  Com este livro sobre o legado de Jorge Amado alcanço a marca de cinco livros no gênero ensaio. Sempre soube que para analisar uma obra literária o autor do texto deve ter instrumental teórico suficiente, intimidade com as questões estéticas e ser eficiente no julgamento, além de possuir uma boa cultura literária.   No final desse livro sobre a obra de Jorge Amado, registro alguns autores que me dão suporte na missão de ensaísta, como Octavio Paz, Ezra Pound, Ítalo Calvino, Kaiser, E.  M. Forster, Emil Staiger, Afrânio Coutinho e Eduardo Portella, entre outros. Com eles aprendi o que de melhor deve ser absorvido para se analisar obras de ficção e de poesia  escritas por autores representativos. Junte-se a isso a experiência que tenho como ficcionista, ao longo de mais de 60 anos, o que me faz dotado, permitam-me, de pressupostos e requisitos para escrever livros de ensaio sobre ficcionistas e poetas expressivos. Diria então que meu estilo é eclético nesse livro de ensaios sobre a obra amadiana, no qual entram a compreensão e a abrangência do fazer literário. 

       Os saberes nas narrativas de Jorge Amado é um livro editado pela Fundação Casa de Jorge Amado (Salvador), o prefácio “Cyro de Matos e Jorge Amado: um encontro grapiúna” vem assinado por Nelson Cerqueira, doutor em Letras, poeta e ficcionista, da Academia de Letras da Bahia, e o posfácio “Cyro de Mattos pisando chão verdadeiro” é de Ângela Fraga, escritora e diretora da Fundação Casa de Jorge Amado. Já escrevi sessenta e dois livros pessoais, de diversos gêneros, como o conto, romance, crônica, poesia, ensaio e literatura infantojuvenil. Organizei ainda cinco antologias e cinco coletâneas. Tenho quinze livros publicados por editoras europeias.

         Enquanto isso, o Hino Oficial da Academia de Letras de Itabuna (ALITA) tem dois autores. Marcelo Ganem é o compositor da música, a letra é de minha lavra.  A parceria deu-me alegrias, pois Marcelo Ganem é um dos bons cantores das gentes e coisas da nossa terra, um poeta do som, alma sensível alimentada de lindas notas líricas. Quanto à minha participação na elaboração da letra é pela simples razão de querer ser útil quando faço versos. Daí dizer no final da letra do hino: “Tudo vale/ tudo anda com Deus/Que nos deu a razão e a emoção/ O sentido de viver com o amor/ Pra dizer o que vem do coração.”

           Sobre a Guriatã, a revista já se tornou uma marca positiva nas produções da Academia de Letras de Itabuna pela riqueza de seu conteúdo.  Nesses três números em que funcionamos como o editor da revista, a maioria dos seus colaboradores foi constituída dos membros da instituição, cada um deles na afirmação e autonomia de suas qualidades literárias. A revista tem sido elogiada em importantes ambientes literários, fora da região, e por escritores de valor indiscutível, como Muniz Sodré, Nelson Cerqueira, Ivo Koritowsky, Aramis Ribeiro Costa e Gerana Damulakis, entre outros.     

 

Cyro de Mattos - escritor e poeta. Primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz. Membro efetivo da Academia de Letras da Bahia, Pen Clube do Brasil, Academia de Letras de Ilhéus e Academia de Letras de Itabuna. Autor premiado no Brasil, Portugal, Itália e México.

* * *