Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

ESCRITOR E POETA GRAPIÚNA ELOGIADO NA ESPANHA

 


                                                                

Escritor e Poeta Grapiúna

Elogiado na Espanha

 

 

          O artigo Cyro de Mattos: La poesía en el corazón del Brasil, de Juan Angel Torres Rechy, poeta e filólogo mexicano, integrante do Departamento de Espanhol da Universidade de Soochow,  P. R. China, teve publicação com destaque na Rádio e TV Al Dia e no Boletim Poético digital “Crear en Salamanca”, veículos culturais importantes de Salamanca, na Espanha.  Além disso, o artigo apresenta os poemas “Lugar” e “Tarde no Alpendre” do autor baiano, na tradução do poeta peruano-espanhol Alfredo Pérez Alencart.      

     No artigo, o ensaísta mexicano comenta sobre a atuação do poeta e ficcionista baiano no XVI Encontro de Poetas Iberoamericanos, em Salamanca, quando então lançou o livro de poemas Donde Estoy y Soy, noticia sobre o seu ingresso na Academia de Letras da Bahia e sobre os seus prêmios literários mais importantes. Ressalta ainda sua obra  poética com um acervo constituído de dezoito livros publicados no Brasil e doze no exterior.  

       Enquanto isso, o Boletim Poético digital “Crear en Salamanca”, editado pelo poeta peruano-espanhol Alfredo Pérez Alencart, para divulgar as atividades dos poetas que vêm participando dos Encuentros de Poetas Iberoamericanos, dá destaque, na edição de fevereiro, aos três livros O Discurso do Rio, poesia, Nada Era Melhor, romance da infância, e Pequenos Corações, contos, de Cyro de Mattos, publicados recentemente pela Editus, editora da Uesc.  O Boletim inclui também do poeta baiano Sete Sonetos Inspirados em Fernando Pessoa, que integram o livro Canto até Hoje, ainda inédito.


* * *