Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

PAPA FRANCISCO PEDE QUE COLÔMBIA, NO CAMINHO NA PAZ, NÃO PERCA A ESPERANÇA

Em visita de cinco dias ao país, Papa foi recebido por filho de ex-refém das Farc nascido em cativeiro. Ele também saudou venezuelanos e disse estar 'orando para que todos na nação possam promover caminhos de solidariedade, justiça e concórdia'.

Por France Presse
06/09/2017

Foto distribuída pela presidência colombiana mostra o Papa Francisco ao lado do presidente Juan Manuel Santos e da primeira-dama Maria Clemencia Rodriguez, recebendo um presente de Emmanuel, filho da ex-refém das Farc Clara Rojas, em sua chegada à Bogotá na quarta-feira (6) (Foto: Cesar Carrion/Colombian Presidency/AFP)

O Papa Francisco pediu que promovam "caminhos de solidariedade, justiça e concórdia" na Venezuela e aos colombianos que "não percam a esperança" em sua chegada nesta quarta-feira (6) a um país que tenta superar o último conflito armado do continente.

"Que ninguém os engane, não se deixem perder a esperança", disse Francisco aos fiéis que se reuniram na nunciatura em Bogotá antes de lhes dar a benção.

O papa foi recebido pelo presidente Juan Manuel Santos e antes de iniciar seu primeiro percurso no papamóvel, saudou militares e policiais feridos em combate.

No aeroporto, Emmanuel, o filho de uma ex-refém das Farc que nasceu em cativeiro, lhe entregou a escultura de uma pomba, símbolo da paz.

"Depois de tantos anos, guerra e conflito, quem melhor do que o Santo Padre para nos estimular a dar o primeiro passo à reconciliação", afirmou Santos à imprensa.

"Não se deixem vencer"

Milhares de pessoas foram às ruas das as boas-vindas a Francisco em sua chegada à Colômbia, que é o sétimo país com mais católicos no mundo.

"Que viva a paz", gritavam os fiéis.

O pontífice argentino, de 80 anos, chegou às 16h36 locais (18h36 de Brasília) ao aeroporto militar Catam, em Bogotá, para uma histórica viagem de cinco dias, que contará com atos e missas em quatro cidades.

"Envio saudações cordiais à sua excelência (presidente Nicolás Maduro) e a todas as pessoas da Venezuela. Orando para que todos na nação possam promover caminhos de solidariedade, justiça e concórdia. Invoco particularmente a benção de Deus para a paz a todos vocês", declarou o pontífice.

O Papa pediu "uma oração para que possa haver diálogo com todos" no país, que vive meses de protesto contra Maduro.

A visita do Papa, que inclui as cidades de Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena, "é uma viagem especial (...) para ajudar a Colômbia a seguir em frente em seu caminho de paz".

Primeira missa

Na quinta-feira, Francisco oficiará em Bogotá a primeira das quatro missas na Colômbia e se reunirá cm hierarcas da Igreja católica na Venezuela durante um encontro com o Conselho Episcopal Latino-americano.

Centenas de venezuelanos que migraram por causa da crise política e econômica são esperados na cerimônia.

"Tudo o que o papa puder fazer é bem-vindo e deve ser bem visto. Ele não é o responsável (pela situação), somos nós", disse à AFP María Ramírez, uma venezuelana de 50 anos que chegou a Bogotá há dois anos fugindo da insegurança e da escassez de produtos em seu país.

O Papa Francisco acena do Papamóvel ao chegar à Bogotá, na Colômbia, na quarta-feira (6) (Foto: Pedro Ugarte/AFP)

Reconciliação

A 70 km de Bogotá, na cidade de Villavicencio, Francisco vai liderar o ato mais relevante durante sua viagem de cinco dias.

Afetada pela violência da guerrilha e paramilitar, a região receberá uma missa e um encontro de oração para reconciliar um país que, por meio século, sofreu com um violento conflito armado. O evento contará com as presenças de vítimas e de algozes arrependidos.

O confronto entre guerrilhas, paramilitares e forças do Estado deixou 7,5 milhões de vítimas, entre mortos, desaparecidos e deslocados.

Nas missas e visitas de que Francisco participará nas quatro cidades colombianas, um país de 48 milhões de habitantes e de maioria católica, os organizadores calculam que serão dois milhões de fiéis em Bogotá; um milhão em Medellín, assim como em Villavicencio; além de cerca de 750 mil presentes em Cartagena.

As autoridades do Vaticano calculam que 700 mil pessoas devem saudar o papa ao longo do percurso de 15 quilômetros entre o aeroporto de Bogotá e a nunciatura.

Francisco dormirá todas as noites na sede da nunciatura apostólica de Bogotá. A partir deste local seguirá a cada dia para diferentes cidades.

A força pública colombiana se encarregará de velar pela segurança de Francisco. Além disso, haverá 19.660 voluntários.

Na segunda-feira, Francisco enviou aos colombianos uma mensagem: "Querido povo da Colômbia, dentro de poucos dias visitarei o vosso país. Irei como peregrino de esperança e paz".

O Papa reconhece "a constância em busca da paz e da harmonia" do povo colombiano e assegura que a paz que a Colômbia "quer há muito tempo e trabalha para consegui-la" dever ser "estável, duradoura, para nos vermos e nos tratarmos como irmãos, nunca como inimigos".

Francisco chega ao país em um momento particularmente positivo depois que a última guerrilha ativa do país, o ELN, anunciou um cessar-fogo temporário.

O papa respaldou sem hesitação as negociações que permitiram o desarmamento de 7 mil combatentes e a transformação da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em partido político.



 * * *

SOU POETA E CANTADOR – Mirian Warttusch

Sou  Poeta e Cantador


Sou alegre cantador,
Componho lindas canções
Sou poeta e trovador,
Sei comover corações!


Assim que amanhece o dia
Nos jardins, por entre as flores,
Arapongas, cotovias,
Borboletas multicores.


Vem festejar o meu canto
A se alastrar pelos prados,
Tantos pássaros – que encanto!
Me brindam com seus trinados.


Mãe Natureza agradece
Essa humilde serenata.
E a lua do alto desce,
Vestida de luz e prata!


Fim de tarde; e a passarada,
Silente a se recolher,
Volta aos ninhos em revoada,
Antes da noite nascer.


É assim que ao fim do dia,
Agradeço ao Criador,
Componho linda poesia,
E a declamo com fervor.


Ser poeta ou passarinho,
É a mesma coisa, não sabe?
Cantamos com tal carinho,
Que a porta do céu se abre!



                            Mírian Warttusch

* * *

BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO UMA BIENAL DE OPORTUNIDADES


por Shirley Cavalcante

Consolidada como um dos principais eventos literários do Nordeste brasileiro, a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco se torna a Bienal das oportunidades. A próxima já tem data marcada, e será de 6 a 15 de outubro de 2017.

Enquanto o Sudeste do Brasil está superlotado com grandes editoras, o Nordeste está expandindo  e tendo, cada vez mais, a necessidade de editoras que se apresentem e conquistem o seu espaço no mercado editorial dessa região.

Apresentamos 10 motivos para você estar na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

1.            O Pernambuco é um dos principais Estados do Nordeste e se destaca pelo seu desenvolvimento e economia.
2.            Estar próximo, por ter como limites os Estados da Paraíba, Bahia, Ceará, Alagoas e Piauí.
3.            O Estado tem a terceira maior Bienal Internacional do Livro do Brasil.
4.            A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco TEM ENTRADA GRATUITA.
5.            Na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, o escritor pode se inscrever gratuitamente para adquirir um horário e lançar o seu livro na Plataforma de Lançamentos de Livros.
6.            Seus estandes têm um dos melhores preços por metro quadrado do Brasil, balanceando assim os custos de quem deseja trazer livros de outros Estados, como os do Sudeste, onde Rio de Janeiro e São Paulo têm os preços mais altos por metro quadrado na aquisição de estandes.
7.            Na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco a editora de grande porte é destaque, enquanto em outros Estados pode ser só mais uma editora a participar.
8.            Na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco o editor ainda consegue negociar diretamente com um dos principais gestores, um dos maiores produtores culturais do Nordeste, Rogério Robalinho.
9.            A Bienal tem inúmeras parcerias com blogs e mídias locais, que a promovem e a divulgam com frequência.
10.          Há uma parceria com a Divulga Escritor, Revista Literária da Lusofonia, Portal Literário, e-mail marketing, grupos e páginas nas redes sociais.

Diante de tantas oportunidades, você, editor, não pode ficar de fora, vamos somar e conquistar cada vez mais novos leitores nordestinos.


Para participar, acesse o site:
http://www.bienalpernambuco.com/

Facebook
https://www.facebook.com/BienalPernambuco/


Obs.: Este texto pode ser reproduzido em outras mídias, é só citar a autoria.


Fonte: Assessoria de Imprensa Online Divulga Escritor

--
Facebook Divulga Escritor

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor/

* * *