Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de julho de 2018

DIA DO ESCRITOR 25 DE JULHO Frases de escritores famosos


Dia do Escritor

O Dia Nacional do Escritor é comemorado em 25 de julho no Brasil.
Esta data é uma homenagem àqueles que se dedicam às palavras escritas. Sejam nos textos científicos ou fictícios, os escritores precisam ter a grande habilidade de entreter os leitores.
Para isso, é necessário um vasto conhecimento de vocabulários, da gramática e ortografia, além de uma boa dose de criatividade e conhecimentos gerais do mundo.
A nível internacional, os escritores são homenageados em 13 de outubro, data conhecida como o Dia Mundial do Escritor.

Origem do Dia Nacional do Escritor
A ideia de homenagear todos os escritores no dia 25 de julho surgiu a partir do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado na década de 1960 pela União Brasileira de Escritores, sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, um dos principais nomes da literatura nacional.



Frases de escritores famosos:


O escritor é uma das criaturas mais neuróticas que existem: ele não sabe viver ao vivo, ele vive através de reflexos, espelhos, imagens, palavras. O não-real, o não-palpável. Você me dizia “que diferença entre você e um livro seu”. Eu não sou o que escrevo ou sim, mas de muitos jeitos. Alguns estranhos.
Caio Fernando Abreu
===

Nenhum escritor pode criar do nada. Mesmo quando ele não sabe, está usando experiências vividas, lidas ou ouvidas, e até mesmo pressentidas por uma espécie de sexto sentido.
Erico Verissimo
===

Pobres dos escritores que não se derem conta disso: escrever é transmitir vida, emoção, o que conheço e sei, minha experiência e forma de ver a vida.
Jorge Amado
 ==

Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira.”
Carlos Drummond de Andrade
 ==

O mais belo triunfo do escritor é fazer pensar os que podem pensar.
Eugène Delacroix
==

Escrever é estar no extremo de si mesmo
João Cabral de Melo Neto
==

Quando os escritores morrem, eles se transformam nos seus livros. O que, pensando bem, não deixa de ser uma forma interessante de reencarnação.
Jorge Luis Borges
==

Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira - mas tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum.
Monteiro Lobato
==

Não quero alguém que morra de amor por mim. Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto de mim, me abraçando.
Mario Quintana


(Frases extraídas da Internet)

* * *

ITABUNA, TERRA AMADA: Estudo vespertino, por Renato de Oliveira Prata


Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original

Estudo vespertino

A tarde no dorso do rio
Pelo intervalo de uma brisa
Ou parece encurralada
Se redoma é o mormaço
Vapor da última chuva
Gestação da nuvem próxima.
Estou no jardim da prefeitura
Continente de sombra onde a tarde
Exalará sua beleza eficaz
Para enredar os mitos da vida.
Sei que múltipla é a tarde
Repertório e fusão de imagens
Uma tarde de caixeiros-viajantes
A pasta vazia de pedidos
Das lavadeiras que ensinam à pedra
A força do seu trabalho
Do poeta insano, os pés descalços
Embarcado às pressas para a Bahia
Tarde de ciganos desavindos
Sangue derramado no poente
Tarde-dançante, que ouvimos
Tarde, quase noite de afagos
É tarde.



 ---

Renato de Oliveira Prata, natural de Itabuna, é membro da Academia de Letras de Itabuna, ALITA, cadeira nº 20, desde 2011. Além do premiado Mar interior, contemplado no Edital do Selo João Ubaldo Ribeiro da Fundação Gregório de Mattos, na categoria poesia. Salvador: ADM, 2015 − e Sob o cerco de muros e pássaros, Poesia, Prêmio Braskem Cultura e Arte. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado; Braskem, 2003 − Renato de Oliveira Prata teve publicados os livros A quinta estação. Salvador: Ed. do A. 2007, A pulseira do tempo. Ilhéus: Mondrongo, 2012 e Pequena Antologia Poética. Itabuna: Mondrongo, 2017.

* * * 

KOLlNDA GRABAR-KITAROVIC



A presidente croata Kolinda Grabar-Kitarovic criou uma tempestade por sua beleza e apoio desinteressado de sua equipe nacional.

Mas sabemos o que está por baixo da sua beleza?

Nascida em 29 de abril de 1968, ela é graduada em literatura inglesa e espanhola. Fez pós-graduação em relações internacionais. É uma estudiosa da Fulbright, que estudou na universidade de George Washington, na universidade de Harvard e John Hopkins.

Aos seus 46 anos, o que aconteceu em 2015, tornou-se presidente e começou a cursar para se doutorar em relações internacionais.

Não se deixe enganar pela sua beleza, porque ela é um ex-comando do exército e uma grande atiradora também.

De 2007 a 2011, ela foi a embaixadora da Croácia nos EUA. Então ela se tornou a primeira mulher a ser secretária-geral assistente da OTAN para a diplomacia pública. Nessa capacidade, ela visitou o Afeganistão várias vezes para elevar o moral das tropas da OTAN ali instaladas. No círculo da OTAN ela é conhecida como SWAMBO. É ela quem deve ser obedecida.

Conhecida como uma mulher sem sentido, ela incutiu disciplina e dedicação, liderando por seu próprio exemplo.

Tem sido elogiada por George Bush Jr e Barack Obama. Comprou sua própria passagem na classe econômica e veio para a Rússia para ver a Croácia jogando a final do mundial. Ela vestiu se de uma camisola croata e sentou-se na caixa VIP quebrando todas as normas.

Misturou-se com os espectadores e abraçou os jogadores, que estavam suando e em breve no vestiário.

Ela fala fluentemente Croata, Inglês, Espanhol e Dinamarquês. Além disso, ela é bastante hábil em falar em alemão, francês, russo e italiano. Foi vista falando com Putin e Macron fluentemente em russo e francês, respectivamente.

Portanto, ela é o epítome do líder de uma nação, brilhante, inteligente e inspirador.


(Recebi via WhatsApp, sem menção de autoria)


* * *