Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

A GRANDIOSIDADE DE DEUS – Mirian Warttusch

A Grandiosidade de Deus


Diante de uma frondosa árvore, me ajoelhei...
E para Ti, meu Pai, frente à natureza então orei...
Te agradeci por tanta e tão linda suntuosidade,
Em tudo estás... em tudo vejo a Tua Santidade!

Parece orar comigo, a natureza, agradecida...
No seu orvalhar, eu diria que chora,  comovida...
Como se fossem bênçãos  de Tuas Mãos,  a irradiar,
O sol nascendo, resplandece, com seus raios a brilhar!

Tamanha paz me invade quando venho aqui, orar,
E frente à Tua natureza,  Contigo me encontrar.
É tão grandioso me sentir invadido pelo Teu amor!
Como é pequeno o homem, diante de Ti, Senhor!


Mírian Warttusch

* * *

DE PRIMAVERA E ÁRVORE - Eglê s Machado

Clique sobre a foto, para vê-la no tamanho original

De Primavera e Árvore...

A PRIMAVERA é cantiga
De flores em profusão;
Pela  ÁRVORE que me abriga,
Aos céus  minha GRATIDÃO!


Eglê S Machado
Academia Grapiúna de Letras-AGRAL


* * *

INÚTIL BIBLIOTECA MUNICIPAL – Cyro de Mattos

Inútil Biblioteca Municipal
                      Cyro de Mattos

            O livro é esse amigo que está sempre pronto para dizer que  na sua companhia  a vida fica melhor  pensada, sentida,  esquecemos até a morte. O lugar de guardar esse amigo precioso é na biblioteca, que pode ser particular, comunitária ou pública. É lá que se preserva nossa memória. O livro é a abertura do mundo, a biblioteca o mundo onde estamos e somos.
 
            Penso que a  biblioteca pública hoje presta um papel fundamental à comunidade na formação do conhecimento. É espaço para atuar na produção de novos valores, possibilitando o crescimento das pessoas.  Daí não se poder aceitar  mais a biblioteca pública como apenas um espaço de leitura e pesquisa. Mais que isso, deve empreender atividades que sirvam à comunidade como aprendizado e conhecimento da vida. Você concorda comigo? Deve funcionar  como o cérebro, o coração e o pulmão de uma sociedade ou instituição,  constituindo-se no mais valioso patrimônio, no maior e mais caro laboratório implantado para a formação de cidadãos  e  a qualificação do futuro de um país.
 
           Não é o que acontece com a Biblioteca Municipal da Itabuna, cidade onde  donde nasci e resido. Com mais de duzentos mil habitantes, além de celeiro de escritores e artistas, a cidade  possui uma rede numerosa  de estabelecimento de ensino, que alcança   escolas em nível  primário e secundário, curso científico e técnico, faculdades e universidades. Tem na  Biblioteca Municipal
Plínio de Almeida o espaço indicado para funcionar  como guardião de livros e documentos,  centro de pesquisas e leituras. Esse espaço, longe do ideal,  vem sendo reduzido pela Câmara de Vereadores,  que de vez em quando por lá  aparece e lhe toma um bom pedaço.  Alega-se, a cada investida, sem qualquer constrangimento ou argumento plausível,   que é preciso  ampliar o espaço físico da Câmara de Vereadores em face das demandas. Não bastasse, durante décadas,  a casa do legislativo municipal  ocupar o prédio que pertence ao patrimônio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania.  E, pasmem os céus, não  paga nada pela ocupação indevida.
  
        Há muito tempo qualquer  biblioteca pública  que se preze  tornou-se   um centro de conhecimento,  proporcionando seu espaço   à comunidade meios de   acompanhar a evolução do mundo. Se um país se faz com homens e livros, como disse Monteiro Lobato, o que se  espera de uma biblioteca pública condigna  é que seja dirigida por um técnico com nível universitário, como determina a lei, equipe modernizada e acervo atualizado. Cabe ao gestor municipal do  setor cuidar desses elementos para que esse  espaço seja intenso e melhor frequentado. Com oficinas criativas, comemorações de datas especiais,  leitura compartilhada de obras infantis e juvenis,  lançamento de livro, teatrinho  e  contação das mais belas histórias, uma biblioteca pública poderá desenvolver uma agenda cultural significativa, não é mesmo?
   
         Na situação precária em que se encontra, acervo pequeno, desatualizado, corpo de funcionário distante da realidade,  espaço físico reduzido, baixa frequência, o  quadro da biblioteca pública de minha cidade dá pena a quem tem  um pouco de amor pela casa onde mora o amigo livro.
        

         Cyro de Mattos é escritor e poeta. Premiado no Brasil, Portugal, Itália e México. Publicado nos Estados Unidos, Dinamarca, Rússia, Portugal, Espanha, Itália, França e Alemanha. Membro efetivo da Academia de Letras da Bahia. Doutor  Honoris Causa da UESC.  


* * *

FEST NATAÇÃO NO COLÉGIO CISO ITABUNA: 23/09

Parque Aquático do Colégio CISO em Itabuna.

Colégio CISO sedia 3ª etapa do Fest Natação em Itabuna

Quem quer ver gente saudável e bonita desfilando e competindo não pode perder esse evento: 9º Fest Natação / 9º Encontro Letícia Brandão. Em sua 3ª etapa anual, o maior encontro dessa modalidade na Bahia acontece a partir das 13h00 deste sábado, 23/09, no Parque Aquático do Colégio CISO em Itabuna.

Atletas nacionais de ponta, além de outros nomes de destaque na Bahia, já confirmaram presença. Cidades como Vitória da Conquista, Ilhéus, Jequié, Camamu, Ubaitaba estarão presentes. E da cidade anfitriã, Itabuna, participarão as escolas de natação da AABB, CISO e Pingo d’Água. Haverá disputas nas seguintes modalidades:

Nado Crawl (livre)
Nado de Peito
Nado Medley
Revezamento

No dia (23) do Fest Natação a entrada no CISO é gratuita para todos que quiserem assistir às competições. O colégio dispõe de serviços de bar e lanchonete no Parque Aquático. Seu endereço: Rua Francisco Ferreira (travessa da Av. Juracy Magalhães) nº. 76, bairro de Fátima, Itabuna/BA. Telefone: (73) 3613-9035 (Oi fixo).


Contato – Joceone Reis: (73) 9.8818-8533 (Oi) / (73) 9.9133-6475 (Tim).

Assessoria de Imprensa – Carlos Malluta: (73) 9.9133-4523 (Tim) / (73) 9.8877-7701 (Oi)

* * *