Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de abril de 2021

FLISBA promove “CURSO LIVRE: Linhas e Entrelinhas na Carta de Caminha” com inscrições gratuitas

 



O Coletivo Flisba vai promover o “CURSO LIVRE: Linhas e Entrelinhas na Carta de Caminha”  entre os dias 22 e 25 de abril de 2021. A atividade visa discutir a importância da Carta de Pero Vaz de Caminha sob uma ótica interdisciplinar, bem como refletir sobre o documento e seu potencial para a compreensão da atualidade brasileira.

A Carta de Pero Vaz de Caminha, certidão de nascimento do Brasil, mesmo depois de 521 anos de escrita continua atual e sendo uma referência histórica, literária e socioeconômica. 

O curso é gratuito e as pessoas podem fazer suas inscrições pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/curso-livre-linhas-e-entrelinhas-na-carta-de-caminha__1183060. O evento será virtual pela plataforma Zoom e os inscritos vão receber link para a participação. O curso também será transmitido pelo Canal do Flisba no Youtube. Os participantes presentes nas sessões serão certificados com carga horária de 10 horas.

O curso será realizado em quatro dias e terá início sempre às 20 horas. No dia 22/04 , o tema do curso será sobre a "Propaganda e Sexo na Carta de Pêro Vaz"  ministrado pelo professor Ramayana Vargens e mediação Luh Oliveira; no segundo dia, 23/04, a abordagem será sobre "A Carta de Caminha - entre a História e outras Linguagens"  com exposição da professora Tica Simões e do professor Marcelo Dias. A mediação desse dia será realizada por Igor Luiz.

No terceiro dia, 24/04 , o debate vai girar em torno "Da Carta de Caminha às Redes Sociais" , com exposição do professor Ruy Póvoas e a mediação de Silmara Oliveira. Por fim, no dia 25/04 , o tema será "O direito à  terra e as questões ambientais", cuja abordagem será feita por Kâhu Pataxó e a mediação Efson Lima.

A importância do estudo sobre a Carta de Caminha pode ser constatado pelas reflexões do professor de literatura Ramayana Vargens, cujo documento “deixou marcas profundas na formação do povo brasileiro” analisa o  membro da Academia de Letras de Ilhéus e um dos membros do Coletivo FLISBA.

O CURSO LIVRE: Linhas e Entrelinhas na Carta de Caminha” é uma homenagem especial ao Professor  Henrique Campos Simões, presidente da comissão especial da Uesc encarregada das comemorações dos 500 anos do Descobrimento. O professor Henrique Simões foi estudioso sobre a Carta de Caminha e do início da colonização portuguesa no Brasil.

O Coletivo Flisba é responsável por organizar o Festival Literário Sul-Bahia e tem promovido diversos cursos, palestras e lives de cunho literário no sul do estado por meio das redes sociais, assim como tem feito reflexões sobre o patrimônio cultural e fomentado o acesso à leitura.

* * *

CULTO CATÓLICO ABANDONADO NA PANDEMIA

21 de abril de 2021

 


A prática religiosa decaiu nesse período de pandemia. Na França, entre 15 e 30% dos que ainda assistiam à missa abandonaram essa prática.

Em 1978, 81% dos franceses se diziam católicos; agora são apenas 53%, mas somente 1,8% cumprem o preceito dominical. Lourdes, o santuário das curas milagrosas, está quase deserta.

No Brasil, 3.371.127 romeiros foram a Aparecida em 2020, 72% menos que em 2019, quando foram 11.963.635. À festa da Padroeira do Brasil compareceram 30 mil, enquanto em 2019 foram mais de 160 mil.

As procissões de Semana Santa de Sevilha foram vetadas pela arquidiocese com argumentos sanitários. Em vez de reparar a Paixão de Nosso Senhor, haverá uma demonstração massiva de insensibilidade.


https://www.abim.inf.br/culto-catolico-abandonado-na-pandemia/

* * *