Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de maio de 2021

A LIBERDADE – Gibran Khalil Gibran

      


A Liberdade

 

E um tribuno disse: “Fala-nos da Liberdade”.

E ele respondeu:

          “Às portas da cidade e em vossos lares, eu vos vi prosternar-vos e adorar vossa própria liberdade.

          Como escravos que se humilham perante um tirano e glorificam-no embora ele os destrua.

          Sim, na alameda do templo e à sombra da cidadela, tenho visto os mais livres entre vós carregar sua liberdade como um jugo e um grilhão.

          E meu coração sangrou dentro de mim; pois só podereis libertar-vos quando até mesmo o desejo de procurar a liberdade se tornar um jugo para vós, e quando cessardes de falar da liberdade como de uma meta e de um fim.

          Sereis, na verdade, livres, não quando vossos dias estiver sem preocupação e vossas noites sem necessidades e sem aflição.

          Mas, antes, quando essas coisas apertarem vossa vida e, entretanto, conseguirdes elevar-vos acima delas, desnudos e desatados.

          E como vos elevareis acima de vossos dias e de vossas noites se não quebrardes as cadeias com que, na madrugada de vosso entendimento, prendestes vossa hora meridiana?

          Na verdade, o que chamais liberdade é a mais forte destas cadeias, embora seus anéis cintilem ao sol e vos deslumbrem.

 

          E que é que quereis rejeitar para serdes livres, senão fragmentos de vós próprios?

          Se é uma lei injusta que pretendeis abolir, lembrai-vos de que esta lei foi escrita por vossa própria mão em vossa própria testa.

          Não conseguireis extingui-la, queimando vossos códigos nem lavando as faces de vossos juízes, embora despejeis o mar por cima delas.

          E se é um déspota que quereis destronar, verificai primeiro se seu trono erigido dentro de vós está destruído.

          Pois, como pode um tirano dominar os livres e os altivos, se não houver tirania na sua própria liberdade e vergonha na sua própria altivez?

          E se é uma preocupação que quereis rejeitar, essa preocupação foi escolhida por vós mais do que a vós imposta.

          E se é um temor que precisais dissipar, o centro desse temor está em vosso coração e não na mão do temido.

          Na verdade, todas as coisas movem-se dentro de vós em constante meio aperto, as desejadas e as receadas, aquelas que vos repugnam e aquelas que vos atraem, aquelas de que fugis e aquelas que procurais.

          Essas coisas movem-se dentro de vós como luzes e sombras em pares estritamente unidos.

          E quando a sombra desvanece e se dissipa, a luz que se demora torna-se a sombra de uma outra luz.

          E dessa forma, quando vossa liberdade perde seus entraves, torna-se um entrave para uma liberdade maior.”

 

(O PROFETA)

Gibran Khalil Gibran


...................

Gibran Khalil Gibran - Poeta libanês, viveu na França e nos EUA. Também foi um aclamado pintor. Seus textos apresentam a beleza da alma humana e da Natureza, num estilo belo, místico, conseguindo com simplicidade explicar os segredos da vida, da alegria, da justiça, do amor, da verdade.

 ---------

VIDA E OBRA DE GIBRAN (5)

1910 Volta a Boston e, no mesmo ano, muda-se para Nova Iorque, onde permanecerá até o fim da vida. Mora só, num apartamento modesto ao qual ele e seus amigos chamam As-Saumaa (O Eremitério). Mariana, sua irmã, continua em Boston. Em Nova Iorque, Gibran reúne em volta de si uma plêiade de escritores libaneses e sírios que, embora estabelecidos nos Estados Unidos, escrevem em árabe com idênticos anseios de renovação. O grupo forma uma Academia Literária que se intitula Ar-Rabita Al-Kalamia (A Liga Literária), e que muito contribuiu para o renascimento das letras árabes. Seus porta- vozes foram, sucessivamente, duas revistas árabes editadas em Nova Iorque: Al- funun (As Artes) e As-Saieh (O Errante).

* * *