Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

OLHA O QUE O ARCEBISPO FALOU PARA BOLSONARO NA MISSA DE SÉTIMO DIA DE SU...

EXERCÍCIOS PARA DISCERNIR SE SUAS INTUIÇÕES VÊM DO ESPÍRITO SANTO


Shutterstock

Marzena Devoud 

Como identificar, no fluxo de pensamentos que atravessam a mente, as inspirações realmente vindas do Espírito Santo? Aqui está o método de São Francisco de Sales

Por que é tão difícil levar a sério este conselho de São Paulo: “Deixai-vos conduzir pelo Espírito”? De fato, alguns consideram que uma vida guiada pelo Espírito Santo é reservada apenas para uma elite praticante de esporte radical.

Para São Francisco de Sales, deixar-se conduzir pelo Espírito Santo não é um luxo nem uma extravagância, mas um fundamento essencial de toda a vida cristã. No livro “Introdução à Vida Devota”, o religioso recomenda prestar atenção às “inspirações interiores”, isto é, a “todas as atrações, os movimentos, os sentimentos de contrição, as luzes e a sabedoria que Deus torna conhecidos em nós”.

No entanto, como explica o padre Joël Guibert em seu livro Le secret de la sérénité, la confiance en Dieu avec saint François de Sales (“O Segredo da Serenidade, Confiança em Deus com São Francisco de Sales“) essas inspirações sopradas pelo Espírito são extremamente delicadas, são tão sutis que podem simplesmente passar despercebidas. “A pessoa que não cultiva um certo silêncio em sua vida dificilmente poderá ouvir a voz do Espírito”, explica.

Mas como podemos discernir esta voz sutil e discreta do Espírito? Como identificar no fluxo de pensamentos que atravessam a mente as inspirações vindas do Espírito Santo? Aqui está o método de São Francisco de Sales em quatro passos.


1 EVITAR OS PENSAMENTOS TÓXICOS

Maurizio Cerutti

Para ouvir as sugestões do Espírito, São Francisco de Sales aconselha a identificar sistematicamente todos os pensamentos tóxicos, como os relacionados à amargura, raiva, ao ciúme ou à vingança. Diz ele:

“Essas pequenas tentações de raiva, suspeita, ciúme, inveja, infidelidade de coração, frivolidade, vaidade, fingimento, maus pensamentos… Se elas vierem te picar e pararem um pouco em seu coração, não as combata, não lhes responda, mas simplesmente retire-as de lá, protestando interiormente o contrário e principalmente o seu amor a Deus. Em vez disso, dirija seu coração a Jesus Cristo”.

Ao contrário dos sussurros do Espírito, os pensamentos tóxicos fazem muito mais barulho e criam algum tumulto interior.


2 PRATICAR A ORAÇÃO DO CORAÇÃO

Quem nunca passou um dia ruminando uma preocupação? Quem nunca cultivou com antecipação o cenário sombrio de uma entrevista ou reunião que desperta preocupação? Esses pensamentos podem parecer triviais e sem importância, mas acabam criando uma parede interna que o Espírito Santo não será capaz de derrubar. Por quê? “Quanto mais a preocupação nos domina, mais procuramos por nós mesmos e com tensão uma solução para dominá-la”, analisa o padre Joël Guibert, para quem a armadilha está justamente aí: “vamos gradualmente perdendo a confiança no poder do Espírito para nós, insistindo em cuidar de nós mesmos”. São Francisco de Sales deixa isso claro em uma carta a uma amiga:

“Você deve se aliviar, desprezando todas aquelas sugestões tristes e melancólicas que o inimigo nos faz com o único propósito de nos cansar e nos preocupar.”

Para ele só há um caminho: praticar a “oração do coração”. Em cada momento de angústia, repetir com fé: “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim pecador! Também chamada de “oração de Jesus”, a prece visa tornar Cristo presente no coração de quem reza.


3 MANTER A FÉ

O Espírito Santo age na medida da confiança depositada em sua ação. As curas relatadas no Evangelho ilustram isso muito bem. Ter fé é, portanto, fazer a escolha de se livrar da preocupação que sobrecarrega a mente e entregá-la a Deus. Parando o “mau pensamento”, deixamos o Espírito Santo agir. Assim explica Francisco de Sales numa carta a Santa Joana de Chantal:

“Nosso Senhor quer despojá-la de todas as coisas para que somente Ele seja tudo para você.”


Leia também:Todos os maus pensamentos são causados pelo pecado?


4 TER CUIDADO COM O PERFECCIONISMO

Entre a torrente de pensamentos excessivamente ruidosos e as sutis inspirações do Espírito, esse exercício de discernimento exige certa disciplina interior. Mas não se trata, sobretudo, de cair em certo perfeccionismo. São Francisco de Sales explica muito bem isso, dando este valioso conselho a um conhecido visivelmente envolvido em obras de caridade:

“Cuidado com todos esses pensamentos mesquinhos de vanglória que vêm à sua alma entre as suas boas ações. Portanto, não se divirta examinando se você consentiu ou não; mas, simplesmente, continue seus trabalhos como se não fosse da sua conta”.

Para os religiosos, só existe uma regra de ouro: o amor. Devemos rejeitar pensamentos tóxicos por amor a Deus. O que conta neste exercício não é o número de pequenas vitórias, mas uma atitude humilde e um desejo profundo de avançar neste caminho, de deixar-se guiar cada vez mais na vida pelo Espírito Santo.

https://pt.aleteia.org/2022/01/26/exercicios-para-discernir-se-suas-intuicoes-vem-do-espirito-santo/?utm_campaign=EM-PT-Newsletter-Daily-&utm_content=Newsletter&utm_medium=email&utm_source=sendinblue&utm_term=20220127

* * *

POEMA DO AMOR – Cyro de Mattos


Poema do Amor

Cyro de Mattos


Ilustração Edsoleda Santos

 

Convivem em mim

Teus olhos dançarinos,

O corpo luminoso

Jardim de carícias.

Um ritmo sublime

De orvalho e pétala.

Querida, venha comigo.

Vamos ver terra e céu

Noivando no entardecer.

Onde respiram as rosas

Há um beijo vitorioso

Que perdura no eterno.

 

Cyro de Mattos é ficcionista e poeta. Também editado no exterior. Membro efetivo da Academia de Letras da Bahia. Doutor Honoris Causa da UESC.

* * *