Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

AUTO DE NATAL: O IRMÃO ARTURO PAOLI por Marco Lucchesi



N
este ano feroz de pandemia, na extrema solidão que me atravessa, atenuada apenas pelo céu noturno, ouço a cantata de Bach, a BWV 248. Um júbilo que espanta todos os fantasmas. E penso num homem admirável que conheci em dezembro de 2006, nas colinas de Lucca.

Era um grupo de oito pessoas. Após o jantar, ninguém deixou a mesa, pois o anfitrião ia celebrar missa, como os cristãos primitivos. De quando em quando, ele interrompia a cerimônia, insatisfeito com o fogo da lareira, que procurava reavivar. A saúde frágil, era uma águia: nada escapava a seu reduzido campo visual.

O irmão Arturo Paoli (1912-2015) padre e missionário italiano, foto, viveu até os 102 anos. Lutou na resistência contra os nazistas e salvou os judeus, reconhecido como “Justo entre as Nações”. Viveu no deserto da Argélia, como Charles de Foucauld. Doou a vida aos mais pobres da Argentina e da Venezuela. Em Foz do Iguaçu, trabalhou, anos a fio, numa comunidade sofrida.

Olha para mim alguns segundos: “se você é brasileiro, conhece a palavra rabicho”. “Sim, Arturo”, respondi timidamente.

Falou do sermão aos pobres de Foz. Precisamos do amor de Deus, mas ele também precisa do nosso amor. Havia uma torre de alta tensão, plantada na comunidade, que não comunicava luz elétrica. A metáfora da altura e da energia traduzia a mística de Arturo. Como sentir a dimensão divina? Como exercer o amor de mão dupla, senão através da conversão e, neste caso, fazendo um rabicho? Deus é luz. Ninguém merece viver nas trevas.

A exclusão social é um escândalo. Il diavolo, o diabo. O liberalismo é a raiz de todos os males. Não tenho dúvidas. Mas não perco a dimensão da burrice do demônio, como dizia o saudoso Hélio Pellegrino.

Arturo Paoli foi dos primeiros a denunciar a teologia do mercado e os que morrem esmagados pela exploração: “ao amanhecer, abro a porta da minha casa e logo encontro nas ruas estreitas da favela pessoas que gemem sob as rodas do mercado, e elas são a minha família..."

Penso no Brasil em 2021. Toco uma peça de Bach ao piano. É o que me resta. Faz escuro. Conto as estrelas. Não tenho lágrimas.

https://www.academia.org.br/artigos/auto-de-natal-o-irmao-arturo-paoli

......


Marco Lucchesi
- Sétimo ocupante da cadeira nº 15 da ABL, eleito em 3 de março de 2011, na sucessão de Pe. Fernando Bastos de Ávila, foi recebido em 20 de maio de 2011 pelo Acadêmico Tarcísio Padilha. Foi eleito Presidente da ABL para o exercício de 2018.

* * *

Os Pingos Nos Is - 11/01/21 - A VOLTA DE RODRIGO CONSTANTINO

ACADEMIA GRAPIUNA DE LETRAS – AGRAL



De: Samuel Leandro Oliveira de Mattos <slomattos@uesc.br>

Enviado: domingo, 10 de janeiro de 2021 07:49
Para: Jornal Ocompasso Rodrigues <vercil5@hotmail.com>
Assunto: Pré-candidatura de Samuel Mattos à Presidência da AGRAL.

 

 

"Ilustríssimo Presidente, Confrade Ramiro Aquino, demais confreiras e confrades, bom dia.

 

Conforme é do conhecimento de todos os membros, confirmo que, de fato, tenho interesse em presidir a AGRAL. Entendo que isso me seria uma interessante oportunidade de aprendizado, experiência e realização.

Observo que o confrade Ramiro, previamente, sinalizou tal possibilidade (alguns outros informalmente também o fizeram) e sugeriu nomes que poderiam compor essa possível diretoria. Imagino também que outro confrade ou outra confreira tenha semelhante interesse de presidir a AGRAL...

Conduto, caso o meu nome seja oportunamente homologado (ou submetido a processo eleitoral), e se assim os estimados confrades e confreiras o quiserem eleger ou homologar, eu mesmo montaria o grupo gestor.

Para tanto, eu contactaria as pessoas, com elas dialogaria e, conjuntamente, formaríamos um grupo e o apresentaríamos à plenária. Digo-o por entender que o sucesso de um grupo de trabalho, para além da capacidade de cada pessoa, necessariamente se pauta no conhecimento que se tenha um do outro, na amizade, nas afinidades, na experiência conjunta de atividades já realizadas, dentre outras questões.

Portanto, aqui coloco o meu nome enquanto candidato à presidência da Academia, para apreciação da atual Diretoria e dos demais membros.

Fico no aguardo por determinação quanto ao processo eleitoral ou homologação, quando, então, eu me manifestaria acerca do grupo gestor.

No mais, faço votos de que o ano de 2021 seja, a cada confrade e confreira, feliz e realizador, também caracterizado por saúde e alegria.

 

Samuel Mattos"

 

 

Prof. Samuel Leandro Oliveira de Mattos 
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Departamento de Letras e Artes (DLA)
Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade
Pavilhão Adonias Filho, 1º andar
BR 415 - Rodovia Jorge Amado, Km 16
Salobrinho - Ilhéus - Bahia - Brasil 45.662-900

Tel.73-3680-5088 / 98807-9358 / 99140-4227
http://lattes.cnpq.br/9266072000824907

* * *