Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de julho de 2017

FLIP: 3º DIA TEM SURFISTA GANHADOR DO PULITZER E MESA SOBRE SUBÚRBIO DO RIO

Jornalista William Finnegan levou prêmio por obra que fala do esporte. Pilar del Río, que preside Fundação José Saramago, também participa.


Por G1, Paraty
28/07/2017
O jornalista, escritor e surfista americano William Finnegan; ele ganhou o Pulitzer de autobiografia por obra sobre surfe (Foto: Divulgação/Flip)


Um debate sobre o subúrbio do Rio e um encontro do qual participa um jornalista-surfista ganhador do Prêmio Pulitzer, um dos principais da literatura internacional, devem ser alguns dos destaques da 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) nesta sexta-feira (28).

A mesa "Subúrbio" tem título autoexplicativo. Inspira-se, na descrição da programação, nos lugares por onde Lima Barreto (1881-1922) circulou no Rio, "seguindo a linha do trem". A proposta é tratar da "poética das ruas".

Marcado para as 15h, o encontro tem dois participantes: a crítica e professora Beatriz Resende e o historiador e escritor Luiz Antonio Simas, personagem conhecido por "retratar as ruas cariocas".

Já no fim do dia, entra em cena o americano William Finnegan, jornalista da revistas "The New Yorker" conhecido por cobrir zonas de conflito e guerra. Também já escreveu sobre narcotráfico mexicano e se infiltrou numa gangue de neonazistas durante uma apuração.

Ele é autor de "Dias bárbaros: Uma vida no surfe" (Intrínseca), que ganhou o Pulitzer de autobiografia. Aos 65 anos, ainda pratica o esporte (ou "estilo de vida", como prefere). Finnegan vai estar na mesa "Por que escrevo" com a escritora nascida na África do Sul Deborah Levy, autora de duas obras que foram finalistas do Man Booker Prize: "Nadando de volta para casa" (Rocco) e de "Hot milk".

Pilar del Río + Diamela Eltit

A sexta abre com novo debate sobre o homenageado da Flip 2017. Ao meio-dia, acontece o encontro "Moderno antes dos modernistas", em que Antonio Arnoni Prado e Luciana Hidalgo discutem a linguagem de Lima Barreto.

Às 17h15, é a vez da jornalista espanhola Pilar del Río, em momento solo na Flip 2017. O programa prevê que ela relembre sua trajetória de "resistência feminina" e sua atuação na presidência da Fundação José Saramago. Ela é viúva do Nobel português. Na pauta, está seu trabalho em defesa dos direitos humanos e de divulgação da língua portuguesa.

Outro debate do dia, "A contrapelo", tem a escritora chilena Diamela Eltit e o documentarista Carlos Nader. A autora é conhecida por seu traballho experimental. Já o diretor fez trabalhos sobre Waly Salomão e o artista plástico Leonilson.

Veja a programação restante da Flip 2017:
Sexta-feira (28)
12h: Mesa 7 – "Moderno antes dos modernistas". Com Antonio Arnoni Prado e Luciana Hidalgo.
15h: Mesa 8 – "Subúrbio". Com Beatriz Resende e Luiz Antonio Simas.
17h15: Mesa 9 – "Na contracorrente". Com Pilar del Río e Niéde Guidon.
19h15: Mesa 10 – "A contrapelo". Com Carlos Nader e Diamela Eltit.
21h30: Mesa 11 – "Por que escrevo". Com Deborah Levy e William Finnegan.
Sábado (29)
12h: Mesa 12 – "Foras de série". Com Ana Miranda e João José Reis.
15h: Mesa 13 – "Kanguei no maiki – Peguei no microfone". Com Luaty Beirão e Maria Valéria Rezende.
17h15: Mesa 14 – "Mar de histórias". Com Alberto Mussa e Sjón.
19h15: Mesa 15 – "Trótski e os trópicos". Com Leila Guerriero e Patrick Deville.
21h30: Mesa 16 – "O grande romance americano". Com Marlon James e Paul Beatty.
Domingo (30)
12h: Mesa 17 – "Amadas". Com Ana Maria Gonçalves e Conceição Evaristo.
15h: Mesa 18 – "Livro de cabeceira". Autores convidados leem trechos de suas obras favoritas. Com Alberto Mussa, Ana Miranda, Djaimilia Pereira de Almeida, Patrick Deville, Paul Beatty, Scholastique Mukasonga e William Finnegan.

Flip 2017

Quando: de 26 a 30 de julho

Onde: Paraty (RJ)

Ingressos: R$ 55 para cada mesa (com meia-entrada);

Onde comprar: durante a Flip, entre 26 e 30 de julho, a venda aocntece só em Paraty, na bilheteria oficial localizada em local próximo à Praça da Matriz, no Centro Histórico; nos dias 26 a 29 de julho, das 10h às21h30, e em 30 de julho, das 10h às 15h30.

Vendas exclusivas para moradores de Paraty: 28 e 29 de junho, das 10h às 18h, na Agência Paraty Tours: Avenida Roberto Silveira, 479. Pagamento somente em dinheiro e mediante apresentação de comprovante de residência e documento de identidade. Sem taxas de conveniência.




* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário