Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de julho de 2020

MACHADO DE ASSIS PRESIDE NOSSA REUNIÃO VIRTUAL - Ignácio de Loyola Brandão

Gostaria de saber como Machado de Assis presidiria nossa reunião virtual. Adaptar-se-ia (como diria Michel Temer) ao sistema Zoom? Usaria o Google? Ou recorreria a dezenas de outros sistemas que existem? Conseguiria posicionar a cabeça em relação a câmera? Ele que provavelmente gostava de olhar para o interlocutor, conferir reações, perguntar e ouvir a resposta na hora, olhar em volta para ver as repercussões de uma fala, não se irritaria ao olhar para o monitor e ver apenas uma pessoa?

Como reagiria aos breves lapsos de tempo que oscilam entre uma fala e outra? Chamaria para seu lado dona Lucia, dona Carmem, a Daniela, a Jussara, a Ana Paula pedindo socorro? No final, Castorino resolveria o problema. Ou recriminaria o Raphael Pinheiro: coloque em ordem este aparato parafernálico. Ou se perderia quando vários acadêmicos aparecessem em quadradinhos na tela, sem saber para qual olhar? Ele se lembraria daquela frase do conto Entre Duas Datas que simboliza os tempos da Covid, do isolamento: “ Eram como duas pessoas que se olham, separadas por um abismo, e estendem os braços para se apertarem”.

Ficaria irritado quando a câmera apanhasse um desprevenido cochilando? Criticaria a falta do calor humano, dos risos, das intervenções fora de seu olhar? Ficaria curioso ao ver cochichos ao pé do ouvido, ou confabulações misteriosas apanhadas de surpresa pela câmera. Teria um sistema privado de comunicação – somente ele saberia senha - que lhe mostraria se Capitu estava sendo levada da breca? Ele que prezava a escrita, estaria curioso para saber como seria a ata da reunião? Escrita ou por edição de imagens? No desacerto com a tecnologia e na ausência de filhos ou netos, será que ele pediria ajuda às suas mulheres, Virgilia, Sofia, Flora, Helena, Guiomar, Helena? Ou clamaria: Carolina, Carolina, dê a mão aqui! Mas correria o risco de ouvir: Você que é o Bruxo do Cosme Velho se arranje! Machado imaginando que em matéria de informática se a rêde cai nem os bruxos resolvem, certamente exclamaria: Está na hora de escrever O Alienista.

Portal da ABL, 20/07/2020

 ..................
Ignácio de Loyola Brandão - Décimo ocupante da Cadeira 11 da ABL, eleito em 14 de março de 2019 na sucessão do Acadêmico Helio Jaguaribe.


* * *

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “OS BRABOS” DE CYRO DE MATTOS POR JORGE AMADO NA ABL

              Apresentação do livro “Os Brabos”
de Cyro de Mattos por Jorge Amado
na Academia Brasileira de Letras

“As quatro narrativas de Cyro de Mattos, reunidas em Os brabos, volume de recente edição da Civilização Brasileira, mereceram, ainda inéditas, o Prêmio Nacional de Ficção Afonso Arinos, distribuído pela Academia Brasileira de Letras. Relator da ilustre comissão de romancistas que o concedeu (Bernardo Elis, José Cândido de Carvalho, Herberto Sales, Adonias Filho e Afonso Arinos de Meio Franco), nosso mestre Alceu de Amoroso Lima, a mais alta expressão de crítica literária brasileira, consagrou o livro e o autor.

No livro, Alceu de Amoroso Lima encontrou "narrativas   dramáticas e brasileiríssimas, por seu tema e por sua linguagem", e disse do autor ser ele "escritor visceralmente nosso... Admirável ficcionista." Transcrevo esses trechos do relatório do Mestre Alceu porque sintetizam, com aquele singular poder de análise e definição, a literatura de Cyro de Mattos. Realmente um escritor brasileiríssimo pela temática e pela linguagem. O tema é "o povo brasileiro mais humilde e típico" e a linguagem, depurada, exata, amplia a dramaticidade da ação, impedindo qualquer vulgaridade de sentimento, evitando qualquer recurso aos modismos tão em voga atualmente.

Cyro de Mattos não se confunde à maioria de escrevinhadores que, na falta de real experiência humana e de real experimentação literária, se perdem na imitação uns dos outros, em cacoetes e fogos de artifícios enganadores. Cyro de Mattos possui uma personalidade vigorosa e original: a condição humana dos personagens que surgem de seu conhecimento e emoção nada têm de artificialismo da pequena burguesia a exibir angústia de psicanalista. O autor de Os brabos pisa chão verdadeiro, toca a carne e o sangue dos homens, "entre sombras e abismos".

Largo caminho andou Cyro de Mattos do livro de estreia - estreia, aliás, marcante com  Berro de fogo, em 1966, até as narrativas reunidas neste volume de 1979. O escritor cresceu, depurou-se, a poesia que é parte inerente de sua criação fundiu-se na limpidez da expressão, formando um todo harmonioso, iluminando os personagens de dentro para fora, expressando a vida solidária.

Com seu novo livro, Cyro de Mattos marca mais uma vez a presença na literatura brasileira dos escritores grapiúnas, do poderoso clã de poetas e ficcionistas nascidos da civilização do cacau no sul da Bahia.”

-----
O Texto de Jorge Amado sobre Os brabos, novelas, de Cyro de Mattos, está registrado na ata da Academia Brasileira de Letras, em 6 de março de 1980.

* * *