Total de visualizações de página

sábado, 20 de janeiro de 2018

DOM CESLAU STANULA - Do laicato e dos leigos (5)

15/01/2018

Continuando as nossas reflexões sobre o Ano do Laicato, devemos passar da teoria para os casos concretos, como o leigo deve agir para cumprir a sua missão sacerdotal no meio das realidades temporais.

O ponto de partida é o nosso batismo, que é, como vimos, o comum denominador de todos os cristãos. O Batismo não é só uma cerimônia, uma simples celebração, mas é o compromisso assumido com Cristo Jesus na sua Igreja. “Viver como Jesus viveu, sonhar como Jesus sonhou, agir como Jesus agiu”. O Batismo é que nos qualifica de ser sacerdócio régio de Cristo. Este, não exige nada além de que sincronizar os nossos pensamentos e ações com os de Cristo Jesus e motivar estes, com a sua inspiração dentro da sua lei. (Por isso a pergunta constante que devemos nos colocar é: como Jesus agiria, se estivesse no meu lugar neste concreto momento?).

O professor que ensina é verdadeiro sacerdote para com o seu aluno tirando-o da ignorância e transportando para o mudo do saber (que no fim das contas é Deus).

O médico é verdadeiro sacerdote que cuida e defende a vida. Deus criou mais lindo e completo mecanismo que existe no planeta, que é a pessoa, mas “não nos deu manual de instrução”. São os médicos, a medicina, os pesquisadores da saúde, que agora escrevem este manual, prolongando a qualidade da nossa vida. Que lindo e nobre é este  sacerdócio comum dos médicos,  fiéis leigos.... (Continua)

Com a benção e minha oração.
Dom Ceslau
----

16/01/2018

O advogado que defende a verdade e luta pela verdade sem se deixar corromper com o lucro fácil da corrupção, é o sacerdote leigo que sofre, faz sacrifício, mas continua mantendo a sua dignidade e dos outros. 

O Político, que no mundo corrupto de hoje se mantem incólume, é o sacerdote que sofre pressão, e toda classe de tentações para se desviar do caminho, mas resiste ouvindo a voz de Deus, eis a sua grandeza.

O artista, poeta, ator ou escritor, que na sua maneira própria apresenta a realidade concreta e anuncia ou denuncia o que destoa da beleza do plano de Deus para com a sociedade é o sacerdote importantíssimo na sociedade. Só é precisa ser ouvido e entendido.
O Papa São João Paulo II foi mais temido pelos comunistas não por causa dos seus sermões contrários ao comunismo, mas pelo contato cotidiano com a juventude com a qual se reunia fazendo teatros, noites literárias e poéticas etc. (Famoso teatro rapsódia em Cracóvia por ele criado).

O varredor de rua, que com carinho recolhe a sujeira que nós deixamos, limpa o ambiente para nós, é o sacerdote do asseio, do mundo limpo, com Deus o criou para nós.

O agricultor que lavra a terra e com consciência procura ao máximo evitar a contaminação da sua produção rural com os toxico, que aparentemente aumentariam a produção, mas arruinariam a vida dos irmãos, é o sacerdote consciente da Casa Comum que é o mundo.  E assim por diante.

Cada um que se localize na sua área do ambiente em que vive e trabalha e descubra sua função sacerdotal para o sérvio comum de todos.  Para isto nos capacita o nosso batismo, e nos inclua ao grande Organismo místico que é a Igreja de Jesus, e nos torna seus sacerdotes. (Continua)

Com a benção de Deus e a minha oração.
Dom Ceslau.

------------

17/01/2010

Ainda, continuando os casos práticos sobre o sacerdócio comum dos leigos, temos o trecho da Sagrada Bíblia muito claro, lindo e atual para os nossos tempos. O trecho é do Livro do Deuteronômio do Antigo Testamento, referente aos juízes e julgamentos. O Moisés recebe a orientação de Deus para conduzir bem o seu povo: “Ordenei aos vossos juízes: ouvireis vossos irmãos para fazerdes justiça entre um homem e seu irmão ou o estrangeiro que mora com ele. Não façais acepção de pessoas no julgamento: ouvireis igual modo o pequeno e o grande. A ninguém temais, porque a justiça é de Deus”. (Deut. 1, 16-17).

Hoje, pela complexidade das questões, infinidade das leis, as vezes até contrarias às leis naturais, leis de Deus, a tarefa do juiz se torna muito difícil. Caminha entre duas pressões: de um lado a pressão das potências econômicas, midiáticas e políticas e, de outro lado a consciência bem formada na lei natural e divina, e o seu juramento de honestidade. Precisa muita força e fé em Deus para seguir incólume entre todas as pressões, tentações e conveniências. Feliz quando não se deixa corromper, abalar e vencer, e segue a sua consciência, para o bem da sociedade, consciente que a justiça é de Deus e que age em determinado momento, em seu nome (em nome de Deus). É também o ministério do sacerdócio comum a serviço do bem comum.

Uma benção especial de Deus e a minha humilde oração. Uma repousante noite.
Dom Ceslau.

------
18/01/2018

O Ano do laicato reanima os fieis leigos

Os leigos estão na linha mais avançada na vida da Igreja. Eles têm como vocação própria,  procurar construir o Reino de Deus, exercendo funções do mundo, trabalhando entre as realidades temporais, reatando as relações interpessoais, agindo na arena política etc. Para isto os chama, os habilita o batismo que receberam. Todos, mas principalmente os leigos devem ser “sal da terra e luz do mundo (Mt,5 13.14).  Levar a luz de Cristo onde o ministro ordenado não pode chegar. No mundo vivem o seu sacerdócio comum.

Para melhor desempenhar o sacerdócio comum os fiéis, contam com a ajuda o sacerdócio ministerial com quem estão ligados intimamente.  O sacerdócio ministerial, tem a missão, além daquela que vem do batismo, ainda por uma consagração especial que recebem pela ordenação sacerdotal, explicar aos fiéis a vontade de Deus no dia a dia, evangelizar, celebrar Eucaristia, e confortar-nos com os sacramentos. Assim juntos prestar o louvor eterno de Deus.

Neste sentido a Igreja por meio do Pontifício Conselho “Justiça e Paz” elaborou o Compendio da Doutrina Social da Igreja, (no Brasil a edição Paulinas, 2005) que é o guia para o cristão seguir, semeando o bem e testemunhando a Cristo, no meio das realidades temporais neste mundo.

Um grande abraço com a minha benção e oração para que eu possa ser bem entendido e você enriquecido com estas reflexões.
Dom Ceslau.

................

Dom Ceslau Stanula – Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *



Nenhum comentário:

Postar um comentário