Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de março de 2017

FILHOS DE ITABUNA - Zélia Lessa

Zélia Oliveira Lessa 
(Pianista, Maestrina, Compositora, Educadora Musical e Flautista).


Nasceu em Itabuna, em 12 de julho de 1926. Foi professora de música e Educação Artística em várias escolas de 1º e 2º graus de Itabuna, de 1946 a 1976.

Fez vários cursos na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, no Departamento de Itabuna, Seminários Livres da Música - Extensão do qual foi coordenadora de 1962 a 1965.

Fundou o coral Cantores de Orfeu em 1955. Também fundou o Coral Universidade de Santa Cruz, regendo-o de 1976 até 1985. Foi professora de Teoria, Percepção e Flauta Doce na mesma entidade.

Liga-se profundamente ao Folclore da Região Cacaueira pelos seus trabalhos de colheita, arranjos e harmonizações dos temas, inclusive os colhidos por seu irmão Edson José de Oliveira e pelo professor Plínio de Almeida.

Consta entre seus trabalhos de pesquisa: brinquedos infantis, costumes nas roças de cacau, quadrinhas populares, pregões, terno de zabumba da fazenda Juçara e temas cantados e falados da Região Cacaueira. Suas composições e arranjos são, na maioria, para coro misto a 4 vozes e também de vozes iguais, ainda para piano e canto, piano percussão e coro misto, flauta doce, clarineta, bandinha e conjunto de câmera.

Concursos: de Composição e Arranjos Corais, promovido pelo Madrigal Renascentista da Fundação de Arte de Belo Horizonte, classificada em 1974 apresentando seis temas e premiada duas vezes em 1976, apresentando 10 temas da “Rapsódia Grapiúna”.

Em 1986 foi homenageada, com o seu nome colocado na Escola Profissionalizante da Prefeitura Municipal de Itabuna. A sala Zélia Lessa foi inaugurada com um concerto pelo coral Cantores de Orfeu.

Em 1991, recebeu o Troféu do Festival de Arte de Vitória da Conquista, apresentando 15 temas da “Rapsódia Grapiúna”, na interpretação do Coral Cantores de Orfeu. Em 1995 fundou e dirigiu o coral infantil do Sítio do Menor. Fundou também, o coral infantil “Os Verdinhos” com filhos e netos dos coralistas, aberto a toda a comunidade.

Participou do Concurso Hino Maramata em 1998, pela Universidade do Mar e da Mata, obtendo o 4º lugar.

Em 2004 foi homenageada com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia sob a regência de Leandro Gazineo, em Itabuna, com a obra - Paisagem Bahiana VII “Grapiúna”, a qual o maestro Ernst Widmer dedicou-lhe e foi baseada em alguns temas da “Rapsódia Grapiúna”.
 
Fonte: FICC
-------

Obs: Zélia Lessa é membro efetivo da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL).

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário