Total de visualizações de página

domingo, 29 de dezembro de 2019

PALAVRA SALVAÇÃO (163)


Sagrada Família: Jesus, Maria, José – Domingo, 29/12/2019

Anúncio do Evangelho (Mt 2,13-15.19-23)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.

José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”.

Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”.

José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, e entrou na terra de Israel. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


---
Ligue o vídeo abaixo a acompanhe a reflexão do Pe Cleberson Evangelista:

---
A sua família é muito sagrada para Deus


“José levantou-se, pegou o Menino e Sua mãe, e entrou na terra de Israel” (Mateus 2,21).

Neste domingo, celebramos a graça da Sagrada Família, Jesus Maria e José. É preciso dizer que nada é mais sagrado para Deus do que a família, porque Ele é a família divina, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Deus nos deu o Seu Filho para que viesse morar numa família. Jesus poderia ter vindo morar sozinho, ter nascido de forma milagrosa, mas, nos desígnios eternos de Deus, a salvação passa pela família.

Em primeiro lugar, é a família que precisa ser salva para que a humanidade seja salva. Não há como salvarmos a humanidade e a vida, se não salvarmos nossas famílias, se não tomarmos consciência do valor sagrado da nossa família. Deus quis se fazer homem na família para que toda família se torne, n’Ele, sagrada.

A sua família é muito sagrada para Deus, ela é sublime. Nada é mais importante para você do que a sua família. Lute, reze e esteja com a sua família, valorize a sua família acima de qualquer coisa. Nenhum amigo, nenhum trabalho, nenhuma conquista da vida é maior do que a conquista, o resgate e a salvação da família.

A nossa sociedade moderna não promove a família como família, pelo contrário, promove muitos ataques à família. E quem é que pode defender as nossas famílias? Aquele que veio salvá-la: Jesus.

Por isso, no centro de nossas casas e das nossas famílias, Jesus precisa estar em primeiro lugar. Mas se você coloca a situação econômica, os valores materiais, o consumismo, se no centro da sua casa o mais importante é a televisão e os meios de comunicação e tantas outras coisas, a sua família vai diluindo o valor sagrado que ela tem. Se você coloca os seus interesses em primeiro lugar, a sua família vai se dilacerando.

Deus quis se fazer homem na família para que toda família se torne, n’Ele, sagrada.
Eu digo a você, de todo o meu coração: coloque Jesus no centro da sua família e da sua casa, deixe Ele morar na sua família como Ele morou na família de Nazaré, no meio de Maria e de José. Jesus também quer estar na sua casa.

Que a sua casa se reúna em torno de Jesus, que a sua casa se reúna para se entregar a Jesus, que a sua casa se reúna para invocar o nome d’Ele.

Isso tem de começar das nossas próprias refeições. É triste como as famílias se alimentam porque não se alimentam de Deus, da Palavra de Deus, e, quando se reúnem para comer juntos, outras coisas têm mais importância; um vai para a sala ver televisão, o outro não tira o celular da mão e mal se faz uma oração para expressar a comunhão familiar.

Comece a prestar atenção em coisas que parecem simples e insignificantes, mas são tão importantes para resgatar o valor sagrado de uma família.

Quando a sua família se reúne para rezar? Quando vocês expressam a comunhão de Deus na vivência familiar?

Reflitamos, hoje, sobre a importância sagrada que a nossa família tem.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário