Total de visualizações de página

sábado, 8 de junho de 2019

DOM CESLAU STANULA - O Espírito Santo



3/6/2019 

Bom dia...

Estamos na novena preparatória para a vinda do Espírito Santo. Nós já o recebemos na forma da misericórdia, no nosso Batismo e o perdão. (Jo.20,21-23). No dia de Pentecostes, O recebemos em plenitude para a Missão. "Sereis as minhas Testemunhas..." (At. 1,8; Mt 28,19-20).
 
Abramos o nosso Coração de par em par para o receber.
................

4/6/2019 

Interessante: para o Natal nós nos preparamos com entusiasmo e investimos para as coisas externas. Para Páscoa nós nos preparamos mais espiritualmente e menos externamente. O Pentecostes passa, quase despercebido. Jesus, depois da ressurreição ensinou com muita ênfase aos apóstolos sobre o Espírito Santo! Entrega a Igreja, o seu crescimento e direção aos apóstolos, assistidos pelo Espírito Santo. A vindo do Espírito fez diferença neles. Ele os transformou.

Qual importância damos ao Espírito em nossa vida cotidiana?
...............

5/6/2019 

Todos recebemos o dom do Espírito, porém como ensina, São Basílio Magno, (sec. IV) "não a todos da mesma medida, mas distribuindo os seus dons em proporções da fé ".
Jesus na despedida dos apóstolos disse: "Ide pelo mundo e proclamai o Evangelho... quem crer e for batizado será salvo" (Mc. 16,17ss).
O Espírito Santo está em cada um de nós, e nos dá a totalidade das graças que necessitamos, mas, na medida da nossa fé. Este é o ensinamento unânime dos padres da Igreja, dos primeiros séculos. A única condição de receber a plenitude dos dons do Espírito é a fé 
................

6/6/2019

É fácil falar do Espírito santo, mas é difícil compreender a sua ação na Igreja. Não O vemos, mas os efeitos da sua ação se tornam visivelmente gritantes.
Como entender um jovem médico, ou médica, bem sucedidos, deixar tudo, e por amor a Jesus e o próximo,  oferecer-se aos cuidados "das periferias humanas" no grupo de "abnegados médicos sem fronteiras"... ou um padre, religiosa ou leigo, motivados também por amor a Jesus, dedicar toda a sua vida aos moradores de rua... recuperação dos perdidos... às que a sociedade prostituiu... ou ainda, uma mãe ou pai cuidar com tanto carinho e amor o seu filho com deficiência, adquirida (por acidentes) ou nata? Não tenho resposta... Só admiração e o ato de fé: é obra do Espírito santo...

Ele age em nós e por meio de nós (Fl. 2,13) em infinitas situações onde se encontra o ser humano.
..................

7/6/2019

O espirito Santo têm a sua morada em nós. São Paulo, na carta aos Romanos, escreve bem claro: O Espirito Santo habita em nós, (Rom.8,9). E continua a sua bela explicação: se o Espirito que ressuscitou Jesus habita em nós, então, assim como ele agiu em Jesus age em nós também. (Rom.8,11).
Que dignidade têm a pessoa humana! Que respeito deve ter cada pessoa! 
Aí se explicam tantas obras maravilhosas e encantadoras dos cristãos na Igreja. Porque é o Cristo, por meio do seu Espírito, que as realiza, servindo-se das pessoas humanas.
..................

8/6/2019

Maria foi primeira a receber o Espírito Santo, porque já na Anunciação: "concebeu por obra do Espírito Santo" (Lc. 1,3 5). Logo leva esta alegria a Isabel, que por meio da sua visita também recebe o Espírito Santo (Lc.1,41).
No dia de Pentecostes, recebe este mesmo Espírito para confirmar e encorajar os Apóstolos na sua Missão (At. 1,14-15). Que Ela nos ensine ouvir o Espírito Santo e seguir suas inspirações no dia a dia.

Com Maria, a benção e oração. Dom Ceslau.

==========
Dom Ceslau Stanula, 
Bispo Emérito da Diocese de Itabuna. 
Escritor, membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL.

* * *


Nenhum comentário:

Postar um comentário