Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de junho de 2019

RISCANDO O FÓSFORO – Jorge Luis Santos


Na maioria dos livros e das pregações evangélicas, seus autores falam mais do Diabo, do que todos os apóstolos disseram sobre ele na Bíblia Sagrada. O mais pertinente e grave deste detalhe é que, a cada um dos pormenores, parece até que o Diabo e eles são afins e cúmplices, há muito tempo.

Há comentários sobre tudo. Fazem uma verdadeira autobiografia, como se ele fossem. As informações vão desde o seu odor pessoal, ao seu modo de pensar, de vestir-se, da sua práxis e até dos seus sentimentos íntimos. Traçam um retrato físico e psicológico perfeito, daquele que se tornou o ser mais indigno da criação divina.

Desde a época de Lutero, esse quadro vem se desenhando. Naquele tempo, já se associavam odor de enxofre do pum ao cheiro do diabo. Tinha-se o hábito de riscar o fósforo para acabar com o fedor, mas esse reformista recomendava que substituíssem o fosforo pelo pum, soltando-o na cara do diabo para afastá-lo.

Já imaginaram se todos os fiéis reunidos numa igreja, decidissem que um irmão estava com o demônio e resolvessem afastá-lo com um pum? A igreja ficaria com um cheiro insuportável. Os fiéis não assistiriam nem a metade das preleções evangélicas. O templo teria que ter um teto, com abertura móvel acima da cabeça de cada fiel, que assistiria o culto sentado, levantando-se para colocar as narinas do lado de fora, todas as vezes que tivesse uma sessão de cura, motivada pelo pum coletivo.

A exposição do perfil daquela entidade tornou-se o fundamento para institucionalizarem a vigília do medo. O conteúdo e a ênfase que dão ao discurso evangélico, não nos permite outra interpretação. Os fiéis temem mais ao Diabo do que
 tem fé em Deus. Falam mais do mal e do seu criador do que de Deus e da mensagem divina.

Mas, mesmo assim, devido a quantidade de adeptos e de templos construídos, sem os fiéis questionarem a qualidade da mensagem proferida, a religião da tirania psicológica foi legalizada.


Por Jorge Luís Santos.
Advogado e cronista. Itabuna - Bahia

Jornal Direitos, junho de 2019

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário