Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

DIÁRIO DE VIAGEM - Francisco Benício dos Santos (13)


BORDO DO Pedro II

31º DIA (Continuação)

Post anterior - clique no link abaixo: 


Chegou o pessoal.
Nísia está radiante, contentíssima.
Os colegas, cabotinos e bancando importância,
cheios de dedos, cada qual a se considerar mais importante, e nas cavaqueações a misturarem frases inglesas castelhanas ao vernáculo.
As gafes eram imensas.
Eles não as contam.
Cada um arrota mais prestígio.
As citações de nomes arrevezados, saem a cada momento.
Uma coisa eu sei que é verdadeira:
Estão limpos e sem vintém nas algibeiras.
A salvação é que viajam num barco do Loyd e o governo paga-lhes o sustento.
Nísia está contrariada com a conduta de alguns, tais as inconveniências praticadas em terra estranha, manchando a reputação da pátria.
São uns insensatos.
Atenções do governo e da sociedade mexicana.
Passeios, convescotes, banquetes, recitais e sessões científicas.
Estou cansado de tanta festa!
Aspirando a um descanso e a um repouso.
Partida marcada.
Aguardamos a chegada do Bagé, de sua volta da América, para conduzir-nos à pátria de regresso.

Chegou o Bagé.
Explosões de júbilo.
Contentamento.
Despedida com uma festa que a nossa embaixada ofereceu à sociedade mexicana a bordo do navio.
Foi solene
Foi impecável.
Distinta!
Fechamos com chave de ouro a nossa estada no estrangeiro.

Rumo ao Brasil direto a Recife.
Viagem tumultuosa e cheia de encantos.
Eu e Nísia boicotamos os componentes da embaixada e a sós vivemos o nosso mundo.
Uma lua-de-mel espiritual.
Numa comunhão de ideais e sentimentos.
Somos invejados.
Somos vistos com olhos pérfidos.
Não ligamos para eles.
As festas de bordo não mais compartilhamos.
Afinal houve uma festa em honra ao ministro mexicano que viaja para o Rio onde vai representar o seu país.
Fomos convidados.
Aceitamos.
Foi uma exibição artística magnífica.
Declamações.
Recitais de canto.
Um número de dança nacional.
Nísia representou a bandeira mexicana.
A embaixatriz do México a brasileira.
Quando as duas, empunhando as bandeiras do México e do Brasil, penetraram no salão de festas, as palmas foram estrepitosas.
Nísia fez um improviso ao México numa felicidade rara. Numa eloquência cicereana, percorre lembrando os heróis mexicanos e termina beijando a bandeira do México.
Salvas de palmas abafaram as suas últimas palavras.
A embaixatriz do México comovida, também beijou a bandeira do Brasil e ternamente a Nísia.
O representante do México fez o brinde de honra ao Brasil saudando o seu presidente na pessoa do comandante do navio.
Foi uma festa maravilhosa, especialmente pela cordialidade.

Recife à vista.
Saudamos a terra do Brasil com vários urros e palmas.
Saltamos.
Passeio pela Veneza brasileira, cheia de pontes, rios e palácios.
O Bagé apenas demorou quatro horas no porto.
Novamente à bordo, para o término da viagem.

A costa do Norte já não tem o pitoresco e a magia daquela do Sul.
A natureza aqui não se esmerou tanto. Lembro, entretanto, Gonçalves Dias no seu verso candorado e patriótico.
Mas praias alvíssimas a orlam e dão beleza singular, bordadas com os coqueiros e as carnaúbas.
Sem esquecer-me das lendárias jangadas que salpicam de encantos o seu verde mar, sempre protegido por um céu de um azul tão puro e tão suave como não há igual na terra.
O Doutor Hidalgo, embaixador mexicano, entreteve à noite sobre o pálio do cruzeiro, uma palestra agradável conosco (refiro-me à Nísia), que vou tentar aqui descrevê-la.
Madame Hermosa, a embaixatriz, foi coparticipante na tertúlia, se bem que somente para discordar e manter-se irredutível na defesa de seu dogma de fé religioso.

Tombadilho do Bagé. Sala de estar.
Cadeiras de vime pintadas de esmeralda e decoradas a ouro.
Ao centro uma mesa redonda também de vime ostentando braçadas de flores recifenses...
Eu e Nísia lemos.
Nísia, um tratado inglês sobre fisiologia; eu releio o meu diário de viagem.
Aproxima-se o casal de embaixadores mexicanos.
- Buenos dias...
- Buenos, mui Buenos...
- Estão a ler tão cedo. Acho que para noivos e em viagem de recreio, isto é algo admirável e estranho.
- Concordo madame.
- Sentem-se, façam-nos a graça da companhia tão gentil e cativante como instrutiva.
- Aceitamos, não pelas bondosas afirmativas, mas pelo prazer da jovem companhia.
- Leem...
- Os meus borrões de viagem.
- Um tratado sobre fisiologia.
- E nada de amores nem de versos, nem de madrigais. Esquisito que tão jovens e já com o inverno dos anos a lhes perturbarem as alegrias e as espontaneidades da juventude!...
- De certo que gostamos destas cousas, a que todos da nossa idade rendem culto, mas é que encaramos a vida, o amor, o sentimento por outros prismas.
- Parece-lhes que estamos no século de Demóstenes e de Cícero?
- Não, apenas vejo espíritos velhos em corpos novos, moços. Não concordo, isto é, contra todos os dogmas da Igreja e como tal devemos respeitá-los; são mistérios que o ser humano não pode e não deve contrariar, a não ser que se queira tornar incréu e infiel.
- Mas senhora embaixatriz, nem eu nem Nísia concordamos com o crer sem saber a razão. A nossa doutrina religiosa resume-se apenas no cumprimento do dever, no respeito a todos os seres da criação, especialmente ao homem, nosso semelhante.
- De acordo, estou com o seu pensamento – disse o embaixador. A senhora é católica dogmática a esta classe de gente que “têm olhos, mas não veem e têm ouvidos, mas não ouvem”, é inútil, é inútil a discussão. São irredutíveis nos seus dogmas, mistérios e convicções religiosas.
- De fato, a Deus pertence o mundo e as criaturas e só a ele é possível o conhecimento das cousas divinas. A nós só compete adorá-lo e honrá-lo.
- Estou de perfeito acordo com a madame, mas embora seja mulher e tenha admiração pelo culto artístico e rico dos católicos e que reconheça que a Igreja deve ao mundo grandes causas e importantes obras, todavia, discordo dos dogmas e dos mistérios, das penas e das recompensas. Acho-os absurdos e inexplicáveis.
- Oh! Não fale assim, minha querida, não ofenda a Jesus. Olhe que a sua santíssima Mãe está a ouvir-nos e Lúcifer não perde oportunidades para lançar as suas garras sobre as pessoas que falam inconsideradamente. Cuidado, minha filha, com as palavras e com aquelas que representam ofensas, blasfêmias. Deus castiga com ira a quem o desobedece...
- Desculpe-me, madame, mas não posso compreender um Deus irado e vingador. Um Deus que criou um ser igual a si no poder e que este poder é somente para arrebatar ao inferno e ao purgatório os seres que ele criou à sua imagem e semelhança. Não, isto é conto para fazer temer a crianças.
- Bem, “a cada um segundo as suas obras”, pode a menina pensar assim, mas, está em erro e cedo ou tarde, responderá pelo que diz.
- De certo que respondo pelos meus atos, de posse como estou do meu livre arbítrio, responsável, portanto, perante o meu espírito, pelos atos bons ou maus que praticar. Mas, posso errar, posso cair, posso laborar em erro, mas tenho em minha frente não o castigo, mas o tempo, para com novas obras meritórias pagar o mal que fiz com o bem que fizer e deste modo remir-me da culpa, não perante Deus, mas perante mim mesma, no tribunal da minha consciência.
Palmas do embaixador...
- Disse profundas e consoladoras verdades aristotelinas...
- Isto são divagações contrárias ao que ensina a Santa Madre Igreja. A mocidade de hoje em todos os países é a mesma. Desculpe-nos, senhorita.
- Não há por que se desculpar, estamos numa tertúlia agradável; o meu espírito sente-se contentíssimo nestas divagações. Há de concordar comigo que são melhores do que aquelas que se estão realizando ali no salão de bailes, ao som do jazz e ao enlaçar de corpos nos bamboleios do samba, da rumba, do fox e do tango!
- De fato, mas é que a música e os divertimentos são permitidos por Deus. Não devemos abusar deles, mas usá-los com moderação é até salutar.
- Tanto mais quando os cérebros estão toldados com os vapores do néctar dos deuses, que até no altar é admitido, no sacrifício da missa.
- Oh! Mas ali ele representa o sangue de Jesus Cristo. Não blasfeme, minha querida.
- Mas é sempre com o suco da parreira que se faz o “sangue do Cristo”, que se faz a Champagne com que as “cocotes” e as levianas celebram as saturnas do vício e as sociedades galantes toldam o cérebro e perdem a noção de dignidade, tornando-se presas da volúpia, da licenciosidade e do sensualismo.
- É grande menina! Sois com as vossas ideias um compêndio de moral. Eu vos felicito.
Obrigada Doutor Hidalgo. Agradeço o vosso encorajamento. Sois um corpo velho com uma alma de moço.
- Não admira que meu marido aprecie as ideias feministas da menina, ele é ateu, e não sei como não é comunista.
- Pobre da minha mulher, grande alma infantil! Não sei quando quer despertar e abrir os olhos à luz.

Nísia:
- Mas senhora embaixatriz, a quem admiro como respeitável senhora, como digníssima esposa, como dama aristocrática da raça, como mexicana amiga do meu país, como cristã e adoradora do maior filósofo que palmilhou a crosta deste “vale de lágrimas”, permita-me que lhe diga, que não há ser nenhum ateu, especialmente em se tratando do seu digno marido, essa grande alma sonhadora e possuidora de dotes de inteligência que ofuscam a maioria de seus semelhantes. Não senhora, não existe ateu!
- E a menina crê em Deus e como O define, já que se referiu a Jesus.
- Peço-lhe dez minutos de atenção para nesse diminuto espaço de tempo, dizer-lhe em síntese como creio em Deus e como O percebo.
- Perfeitamente.
- Sirva-nos limonada para acalmar os nossos cérebros e as nossas emoções.
- Sentemo-nos mais confortavelmente. (final na próxima postagem)


(AQUARELAS E RECORDAÇÕES Capítulo XXII) – continuação...
Francisco Benício dos Santos

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário