Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de março de 2018

ITABUNA CENTENÁRIA REFLETINDO: O momento presente



O momento presente


            “Naturalmente este não é um segredo, mas uma verdade muito antiga,  que necessita ser reiterada mais que aprendida. Os homens e mulheres prudentes de todos os tempos têm aprendido que se alguém quer ser feliz, há um só momento para isso, a saber,  o presente. E uma das peculiaridades da felicidade, um paradoxo que ninguém tem entendido nem explicado até aqui, é que um ser humano regido pelo egoísmo, que pensa em si muito mais do que qualquer outra pessoa, e que se espraia principalmente em suas ideias e interesses egoístas, encontra a maior felicidade quando se esquece de seu egoísmo e se torna altruísta no que se refere a si mesmo, seus bens  e seus pensamentos.”

            Tudo o que se aplica à falta de felicidade se aplica à aflição, que é tão fator de desditas. Se concentramos nossa atenção para ver e desfrutar a felicidade que está ao alcance de nossa mão, não divagará pelos campos do passado onde cometemos erro, nem do futuro onde talvez nunca chegaremos. Se nos acostumarmos a gozar de cada momento, a extrair a felicidade do presente à medida que a bondade de Deus no-la traz, iremos  vendo que  é fútil afiigir-se pelo dia de amanhã. Este dia também trará seus momentos  felizes se estivermos dispostos a vê-los e desfrutá-los.

          Não devemos procurar viver dois dias de cada vez. Não é necessário que nos aflijamos  pelos problemas de hoje e os de amanhã. Hoje, mais que no passado,  têm aplicação as palavras do grande Mestre: “Não vos inquieteis pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão”, declarou Davi num de seus salmos. “A tua força será como os teus dias”, é a promessa que nos faz a Escritura Sagrada.


(A CHAVE DA FELICIDADE E A SAÚDE MENTAL)
Marcelo I. Fayard

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário