Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de março de 2018

FASCINANTE BOLA NO PÉ – Cyro de Mattos


Fascinante Bola no Pé
Cyro de Mattos
                   
          Parece que o futebol  jogado  antigamente no Campo da Desportiva   era melhor do que o que iria se apresentar depois na fase do  estádio Luiz Viana Filho, tempo  em que o time do Itabuna filiou-se à Federação Baiana de Futebol e se tornou profissional. Nos primeiros anos até que o  representante da cidade  se saiu bem como time profissional. Aproveitou alguns jogadores  remanescentes da seleção amadora,  como Luís Carlos, Carlos Riela, Fernando Riela, Lua,  Leto, Santinho e Déri.  Dava bons espetáculos dentro e fora de seus domínios, e, numa temporada,  foi  vice-campeão do campeonato baiano.

        Anos depois, administrado por dirigentes individualistas, ora querendo mais tirar proveito da situação  com os seus interesses políticos,   ora sem compromisso sério  com a cidade, alheio à sua gloriosa história esportiva,  o time do Itabuna profissional  mostrou-se  desorganizado na sua cúpula diretiva,  começou a descer a ladeira.  Foi se enfraquecendo de tal forma que não resistiu  e  caiu para a segunda divisão. De uns anos para cá nem sequer disputa  mais a segunda divisão do campeonato  baiano. Uma lástima. Como isso pode acontecer numa cidade de mais de  duzentos  mil habitantes,  com inúmeros torcedores  que amam o futebol e o tem na alma como uma das mais  fortes paixões  do povo,  é difícil  de aceitar.
  
           Um dos craques que jogou no Campo da Desportiva e que me deu a  impressão como o melhor que atuou na sua posição foi o meia de armação   Déri.  Deixava o torcedor incrédulo com o lançamento  certo na bola longa. Atuou no Janízaros e na seleção amadora de Itabuna. Fez sucesso no campeonato baiano. Com o ilheense Deco formou uma famosa meia cancha que deu ao Galícia vitórias sensacionais contra os times do Bahia, Vitória,  Ipiranga e Botafogo. Sagrou-se campeão com o Vitória. Suas assistências e bola lançada longa  na área deixavam o atacante na posição ideal para fazer o gol. Até o torcedor  do time adversário aplaudia.

.        Na década de 70, o Confiança de Sergipe  teve um dos grandes times de sua  história. Sagrou-se novamente bicampeão estadual em 1976/77. Em 1977 realizou a melhor campanha de um time sergipano em campeonato nacional,  chegando a decidir a liderança do grupo contra o Flamengo, em pleno Maracanã.   Déri estava nesse time. Foi o dono da bola no jogo em que o Confiança venceu o Flamengo por três a um no Maracanã. Fez um dos gols na vitória do time sergipano, golaço. Assombrou com a sua atuação espetacular os torcedores e os jornalistas esportivos. Cláudio Coutinho, técnico  da Seleção Brasileira à época,  que assistiu a partida, impressionado com o  craque das terras baianas do cacau recomendou ao  Flamengo que o contratasse.

              Desse time do Confiança, vários destaques acabaram  jogando nos principais clubes do futebol nacional.
.....................

Cyro de Mattos 
Baiano de Itabuna. Escritor e poeta, Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Sul da Bahia). Membro efetivo da Academia de Letras da Bahia, Pen Clube do Brasil, Academia de Letras de Ilhéus e Academia de Letras de Itabuna.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário