Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

DOM CESLAU STANULA: Virtudes Morais ou Cardeais

01/12/2017

Entre as virtudes morais ou cardeais, no primeiro lugar se coloca a prudência. “É a virtude que dispõe a razão prática a discernir os meios adequados para realiza-lo” 1 Ped 4,7.

S. Tomás de Aquino diz: “a prudência é a regra certa de ação” (S.Th II-II,45,2). O homem prudente decide e ordena sua conduta segundo este juízo. Graças a esta virtude aplicamos sem erro os princípios morais aos casos particulares e superamos as dúvidas sobre “o bem a praticar e o mal a evitar” (CIC1806). Isto que nos ensina o Catecismo Católico. A prudência é a virtude mãe de todas as virtudes.

Não existe nada no mundo que possa ser bem realizado sem o devido equilíbrio que nos proporciona a virtude da prudência. A prudência é a mãe de todas as virtudes.
Peçamos a Deus este grande dom da VIRTUDE DA PRUDÊNCIA.
Com a bênção e oração.
Dom Ceslau.
..... 

03/12/2017
Outra virtude cardeal ou moral é
 a Justiça.

O Catecismo da Igreja Católica define: “A justiça é a virtude moral que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido”.  E continua “A justiça para com Deus se chama a ’virtude da religião’”. Para com os homens ela nos dispõe a “respeitar os direitos de cada um e estabelecer as relações humanas que promovem a equidade em prol das pessoas e do bem comum” (1807).

A justiça regula nossa convivência, possibilita o bem comum, defende a dignidade humana, respeita os direitos humanos. É da justiça que brota a paz. Sem a justiça nem o amor é possível. É a virtude da vida comunitária e social que se rege pelo respeito à igualdade da dignidade das pessoas.

Da justiça vem a gratidão, a religião, a veracidade. Não se pode construir o castelo da caridade sobre as ruínas da justiça. Pelo contrário, o primeiro passo do amor é a justiça, porque amar é querer o bem do outro. A justiça é imortal (Sab 1,15).

Esta virtude trata de nossos direitos e nossos deveres e diz respeito ao outro, à comunidade e à sociedade. (Canção Nova).

Reflexão: com estes pensamentos iniciemos o Advento; a preparação para a Vinda do Senhor. 
Com a bênção e oração. Boa noite.
Dom Ceslau

------
04/12/2017

A virtude de
Fortaleza faz-nos fortes no bem, na fé, no amor.
 
O Catecismo assim a define: “E a virtude moral que dá segurança nas dificuldades, firmeza e constância na procura do bem. Ela firma a resolução de resistir às tentações e superar os obstáculos na vida moral” (1808). Leva-nos a perseverar nas coisas difíceis e árduas, a resistir à mediocridade, a evitar rotina e omissões.
Pela fortaleza vencemos a apatia, a acomodação e abraçamos os desafios e a profecia. É virtude dos profetas, dos heróis, dos mártires e dos pobres. A fortaleza dos mártires e a ousadia dos apóstolos, como também a força dos pequenos e dos fracos é um sinal do dom da fortaleza na vida humana e na história da Igreja.
Grandes são os conflitos humanos, porém maior é a força para superá-los.  “No mundo tereis tribulações, mas tende coragem. Eu venci o mundo”! (Jo 16,33).
 

Meditação: Neste Advento reveja o filme da sua vida: as lutas, vitórias... Agradeça a Deus por tudo isto.
Com a bênção e oração. Boa Noite.
Dom Ceslau.
===
05/12/2017

A virtude da Temperança
É definida no Catecismo Católico como: “Virtude moral que modera as atrações pelo prazer e procura equilíbrio no uso dos bens criados”. (1809).
É o auto-controle, auto-domínio, renúncia, moderação. A temperança ordena afetos, domestica os instintos, sublima as paixões, organiza a sexualidade, modera os impulsos e apetites. Abre o caminho para a continência, a castidade, a sobriedade, o desapego.
É próprio da temperança o cuidado conosco mesmo, com os outros e com a natureza. A temperança não permite que sejamos escravos, mas livres e libertadores e nos encaminha para o cumprimento dos deveres e para a maturidade humana. Sem renúncia não há maturidade. Grande fruto da renúncia é a alegria e a paz.

Estas são as virtudes chamadas cardeais. A meditação sobre as mesmas torna mais madura a fé e cristaliza o caráter da pessoa.  O advento é o tempo de vigilância dinâmica na espera do Senhor da Vida.

Ofereço uma benção e presente de oração. 

Uma noite de paz e tranquilidade. O Anjo da Guarda vela sobre você.
Dom Ceslau

===
06/12/2017

A vida cristã e a pratica das virtudes está sustentada com a força do Espírito Santo.
Nós acreditamos no Espírito Santo como Deus santificador e que nos conduz nesta terra para a eternidade, Para isto recebemo-lo na Crisma, o sacramento pouco lembrado na vida cotidiana. Ele age em nós pelos seus dons, que são disposições permanentes que tornam a pessoa dócil para seguir os seus impulsos. Estes são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Estes dons completam e levam a perfeição as virtudes daqueles que os receberam. (Veja CIC 1831).
Graças a ação do Espírito Santo, pelos seus dons podemos produzir os frutos, que são chamados também frutos do Espírito Santo que são: “caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade” (Gal 5,22-23).

Reflexão:
O mais lindo presépio que podemos oferecer para Jesus é o nosso coração sincero e aberto para Deus, o próximo e a nós mesmos.
Com a bênção e oração na sua intenção. Boa Noite.
Dom Ceslau.


Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
============

Dom Ceslau Stanula – Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, escritor, Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário