Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

MARIA por Dom Ceslau II

Maria 

 "26/10 - Dom Ceslau  Stanula, Bispo emérito de Itabuna:


Agradeço a Deus pelos 20 anos que completaria hoje em Itabuna como bispo. Rezei a Missa pela Diocese, pelo bom povo que amo e dedicados sacerdotes com quem trabalhamos.
Obrigado Senhor."

*************

24/10/2017 -  Dom Ceslau:

Todos os privilégios especiais dados a Maria, foram-lhe dados em função da sua maternidade divina. Uns dos maiores, foi a Imaculada Conceição.

O povo sempre acreditou nesta verdade, expressando-a em orações e celebrações. Mas precisava de uma fundamentação teológica. Muitos teólogos e estudiosos passaram a vida toda para compreender e justificá-la.

Na idade média existia uma constante disputa entre os teólogos franciscanos e dominicanos sobre como Maria podia ser imaculada, se com o pecado de Adão TODOS foram atingidos então, Maria também.  

Mas Deus tem os seus planos. Iluminou o frade franciscano, José Duns Scoto, para provar, no famoso debate realizado em Paris em 1305, entre teólogos franciscanos e dominicanos, com a presença dos emissários do Papa, que Maria foi isenta, desde o momento da sua concepção, do pecado original, em previsão dos méritos de Jesus.

A sua tese resumiu em três palavras: Deus “podia” – porque  é Onipotente, “convinha” que Jesus tivesse sempre a sua Mãe na graça de Deus, e o “fez” redimindo-A, no momento da sua concepção. Por isso Maria é a Imaculada.

Duns Scoto, foi dotado de uma inteligência brilhante e levada à especulação – essa inteligência pela qual mereceu da tradição o título de “Doutor sutil”.


25/10/2017 - Depois de Doutor Sutil, Beato José Duns Escoto provar que Deus redimiu preventivamente a Maria e por isso nasceu Imaculada, ainda passaram muitos séculos de debates entre os teólogos, mas o povo confessava esta verdade nas suas orações e festejos.

 Alguns até faziam votos em de dar a vida em defesa desta verdade, como o jovem Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, o primeiro santo nascido nas terras brasileiras (hoje é a sua festa (25.10),  que no dia 16 de abril de 1761, no antigo Convento São Boaventura, em Macuco/RJ, com a mão direita sobre a bíblia declarou: “Prometo e juro por estes santos Evangelhos defender, até dar a própria vida, a verdade em que confessamos que a Virgem Maria Nossa Senhora foi concebida sem pecado original e dele preservada pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, seu Santíssimo Filho”.

Que lindo é isto!  Até no dia 8 de dezembro de 1854, Pio IX recolheu a fé de todos os séculos e definiu solenemente como dogma de fé para os católicos que Maria é a Imaculada.

Casualidade? Ou a Providência de Deus: quatro anos depois Maria aparece em Lourdes a Santa Bernadete e se apresenta:

“Je suis l'Immaculée Conception” - Eu sou a Imaculada Conceição.
Eis os grandes e confortadores mistérios da fé. Que Ela, a nossa Mãe te abençoe e te dê uma repousante noite. 
Boa noite. Dom Ceslau.

26/10/2017 - Como chamamos mais frequentemente a Maria? 
 “A VIRGEM”

Por que?  Um dos quatro dogmas, ou verdades definidas para a nossa fé e a Virgindade de Maria, definido no Concílio Ecumênico do Latrão em 649, depois confirmado pelo Concílio de Trento em 1555.

É o segundo dogma mariano mais antigo das Igrejas Católica e Oriental Ortodoxa. (O primeiro é a Maternidade divina definido em Éfeso 431).

O Dogma da Perpétua Virgindade declara que Maria foi Virgem antes, durante e perpetuamente depois do parto. “A Virgem que conceberá e dará à luz um Filho cujo nome será Emanuel” (Cf. Is., 7, 14; Mt., 1, 22-23; Lumen Gentium, 55 do Concílio Vaticano II; Leia também o Catecismo da Igreja Católica nºs: 496-501).

A partir de 649, não houve na Igreja nem no Oriente nem no Ocidente,  vozes discordantes sobre esta verdade. A Liturgia cristã, que é a teologia feita oração, em todas as épocas enalteceu a virgindade perpétua de Maria, por ser Maria a Mãe de Deus.

Que a Virgem Maria te cubra com o seu manto. Com a benção e oração.

 Dom Ceslau.



=============
Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

* * *

Um comentário: