Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

DOM CESLAU STANULA: MEDITAÇÕES

Foto: PortalCatólico
01/11/2017:

Neste mês de novembro, o mês dos finados, gostaria serenamente apresentar algumas meditações sobre a Escatologia. O que é a escatologia?

A palavra escatologia é formada de duas palavras gregas: eschatos = último, fim e lógos = palavra, instrução, ensino.

Portanto escatologia é o estudo do fim ou o estudo das últimas coisas, ou ainda o estudo dos últimos dias.

A Escatologia no sentido individual é o estudo a respeito dos acontecimentos que afetarão cada pessoa individualmente, sem exceção, no fim de sua jornada terrestre. São eles: Morte e o Juízo Particular, e depois ou o Purgatório ou  Inferno ou o Céu.

A Escatologia no sentido coletivo trata dos acontecimentos relacionados com o fim dos tempos, que é a Parusia (2a. vinda de Cristo), Ressurreição da Carne, Juízo Final ou Universal e os “Novos Céus e Nova Terra”.

 Hoje pouco se fala sobre este tema, no entanto é o tema tão importante para cada um de nós. Em cada instante alguém neste planeta experimenta estes momentos escatológicos. Por isso rezamos pelos agonizantes, para que tenham o sereno encontro com o Senhor na glória.

Uma boa e santa Noite com a proteção dos Anjos. Com a oração e a benção; Dom Ceslau.
 ......................

02/11/2017:

A vida, nós a vivemos em três dimensões: a vida intrauterina, a vida no mundo que experimentamos agora, e a definitiva – a vida eterna. A entrada para cada uma destas dimensões é dolorosa e traumatizante.

A passagem da vida do seio materno, chamamos o parto, a criança parte do aconchego do seio materno para o desconhecido. Para ela o “parto” é traumatizante, e só se  acalma nos braços da mãe. O parto para a última e definitiva dimensão de vida, chamamos a MORTE. Também é o parto.

No primeiro parto nós nos separamos da mãe. Na morte, a alma se separa do corpo. A cada uma destas separações acompanha o medo pela falta de evidência do que nos espera na nova dimensão. Na morte, a certeza nos vem da fé, (o que veremos em diante).

A Igreja afirma da existência da alma,elemento distinto do corpo físico, mas unido com ele e a define assim: “....é um elemento espiritual, dotado de consciência e de vontade, de tal modo que o « eu humano » subsista. Para designar esse elemento, a Igreja emprega a palavra « alma », consagrada pelo uso que dela fazem a Sagrada Escritura e a Tradição”. (Carta da Cong. da Doutrina sobre algumas questões da Escatologia de 17.05.1979)

Reflexão: Deus não é o autor da morte. A morte veio como consequência do pecado, (Rom 5,12).
Maria não morreu, mas foi assunta ao céu porque não teve pecado.

Com a benção de Deus que é o nosso Pai, e a minha oração. Boa noite.
Dom Ceslau.
 ---------------

Dom Ceslau Stanula, bispo emérito da Diocese de Itabuna/BA, escritor, membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário