Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

ALB LAMENTA O FALECIMENTO DE MONIZ BANDEIRA

Nota de pesar

(Troca de mensagens de Membros da Academia de Letras da Bahia lamentando o falecimento de Moniz Bandeira)
.......
Da: Evelina Hoisel <hoisel@ufba.br>
A:  cyropm@bol.com.br

Inviato: Domenica 12 Novembre 2017 
Oggetto: Nota de pesar


Senhoras acadêmicas,
Senhores acadêmicos,

Com grande pesar, comunico o falecimento do professor, historiador e cientista político Luiz Alberto de Viana Moniz Bandeira, membro correspondente da ALB, ocorrido  ontem, sexta-feira, dia 10 de novembro,  na Alemanha.
Um dos mais notáveis intelectuais brasileiros e um pioneiro no estudo das Relações Internacionais, Moniz Bandeira estava radicado na cidade alemã de Heidelberg e era cônsul honorário do Brasil. Em 2015, foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura pela União Brasileira de Escritores (UBE), em reconhecimento pelo seu trabalho como intelectual,  dedicado a repensar o Brasil. Em 2016, foi homenageado na UBE com o seminário "80 anos de Moniz Bandeira", ocasião em que sua obra foi destacada por importantes personalidades do meio acadêmico, político e diplomático.
Além de influente intelectual, Moniz Bandeira teve uma importante trajetória de militância política, filiado ao Partido Socialista Brasileiro.
Sua posse como membro correspondente na Academia de Letras da Bahia ocorreu em 8 de agosto de 2000.
Atenciosamente,
Evelina Hoisel
Presidente ALB
 ......
De: "antonella roscilli" <r_antonella@yahoo.it>
Enviada: 2017/11/14

Assunto: Re: Nota de pesar
 
Prezada Presidente Evelina, agradeço muito por este seu email. O falecimento do professor, historiador e cientista politico Luiz Alberto de Viana Moniz Bandeira è uma perda imensa para a Cultura brasileira, para a ALB, para o mundo.
Atenciosamente.

Antonella Rita Roscilli
ALB-Membro Correspondente Itália 

------
cyropm@bol.com.br
Ter 14/11/2017
hoisel@ufba.br;

 Assunto: Re: Nota de pesar

Confreira Evelina Hoisel,


Divulguei em meu site essa perda enorme para a cultura mundial, nosso confrade ilustre e  professor renomado  Luiz Alberto de Viana Moniz Bandeira. Conheci essa criatura rara  na Alemanha,  quando fui particicipar da Feira Internacional do Livro de Frankfurt em 2010, como convidado. Na oportunidade fiz o lançamento na Feira do meu livro Zwanzig Getichte von Rio und andere Gedichte (Vinte Poemas do Rio e outros poemas), tradução de Curt Meyer-Clason para o alemão, Editora Projekte, de Hally. Na casa do cônsul  brasileiro Cézar Amaral, em Frankfurt, onde autores que participavam da Feira Internacional do Livro em  Frankfurt foram recepcionados e, entre eles, eu, Flávio Moreira da Costa, Joaquim Botelho, presidente da União Brasileira de Escritores (SP) e Levi Bucalem, tive o grande prazer de conhecer esse brasileiro imenso, autor de muitos livros, na área da política mundial, tão prestigiado na Europa. Falou-me de sua alegria em ser membro da Academia de Letras da Bahia, dos seus ancestrais em terras da Bahia e outras saudades que acenderam seu coração em nossa conversa.
A notícia de seu falecimento abala enormemente a Cultura no mundo.
Abraços acadêmicos.

Cyro de Mattos

---------m reconhecimento pelo seu trabalho como “intelectual que vem repensando o Brasil há mais de 50 anos”. Em 2016, foi homenageado na UBE com o seminário “80 anos de Moniz Bandeira”, ocasião em que sua obra foi destacada por importantes personalidades do meio acadêmico, político e diplomático. (ALB)

* * *.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário