Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

ITABUNA CENTENÁRIA ONTEM: Tarde de Cultura

14/04/2010


ITABUNA CENTENÁRIA  passou esta tarde visitando o Centro de Documentação e Memória Regional- CEDOC, na Uesc.

Lá, fomos muito bem recebidos pela Stela Dalva Teixeira que fazendo jus ao nome que recebeu brilha mesmo sem querer. Ela interrompeu seu trabalho para nos mostrar o acervo, explicando cada detalhe com a impressionante segurança de quem sabe o que fala, não deixando pergunta alguma sem uma resposta completa. Fátima Barros fotografou cada detalhe.

O acervo está sendo organizado e acondicionado em caixas plásticas, em cores diversas, cada cor representando um assunto. Diferentes daquelas caixas de papelão, de difícil limpeza.

Visitamos e fotografamos a galeria de fotos de antigos professores e funcionários da Universidade. Destacamos Valdelice Soares Pinheiro, Raimundo Jerônimo Dias Uchoa, Amilton Inácio Costa, Manoel Simeão Silva, Flávio José Simões Costa, Antonio Fábio Dantas...

Stela Dalva falou-nos também da documentação da antiga USINA VITÓRIA de ilhéus que está sendo transferida de caixas de papelão para  caixas plásticas. Há montanhas de enormes livros  contendo toda as edições do Diário da Tarde de Ilhéus, do Jornal Oficial, do Diário de Itabuna, Tribuna do Cacau, O Intransigente, e outros  antigos jornais de Ilhéus e de  Itabuna. Stela Dalva contou da preocupação do CEDOC com documentos históricos em toda a região que não recebem tratamento adequado, citando exemplo da cidade de Itajuípe, onde, diz, não há nem energia elétrica, no local onde são guardados tais tesouros. Falou sobre o grande número de livros e papeis que não deverão permanecer no acervo e que, infelizmente terão como destino final o lixo já que não existe por enquanto meio de reciclar todo esse material.

Impressionante ouvir Stella discorrer sobre o assunto acervo, sobre todos aqueles documentos que a cercam. Ela vai falando tão naturalmente, interrompendo quando o seu ouvinte faz alguma pergunta ou comentário, momento em que pacientemente abre um parêntese, responde a pergunta, fecha o parêntese e recomeça a falar com voz  num tom ideal, com elegância e, principalmente, com a segurança de quem sabe, de quem é autoridade no assunto. ITABUNA CENTENÁRIA guardou uma frase dita por Stela e que serve para reflexão: “DOCUMENTOS ORGANIZADOS É ACERVO; DOCUMENTO NÃO ORGANIZADOS É DEPÓSITO DE PAPEL.”

ITABUNA CENTENÁRIA ganhou de presente do CEDOC a coleção “CADERNOS DO CEDOC – Publicação do Centro de Documentação e Memória Regional da UESC”, que enriqueceu a sua biblioteca. Também xerocou páginas da monografia História da  Educação:Trajetória do Colégio Estadual de Itabuna 1957 – 1970 de Edna Maria de Souza e Marta Tereza Souto Portella, para uma postagem em Blogs sobre o COLÉGIO ESTADUAL DE ITABUNA.
.................
Na  visita que fez ao CEDOC, Itabuna Centenária conversou também com o professor João Cordeiro de Andrade, que fez questão de abrir o nosso site e teceu comentários elogiosos sobre os temas postados, reclamou de que não gosta de ser fotografado, mostrou-nos  cadernos com lindas fotos e textos de alguns dos muitos trabalhos que realizou e deu-nos dicas com telefones e endereços de pessoas que são como arquivos vivos que poderão nos fornecer assuntos 100% seguros para postagens. Agradecemos muito a essa figura bela, o professor JOÃO CORDEIRO.
...................
Na sua visita ao CEDOC, Itabuna Centenária ouviu  o jovem Zidelmar Alves Santos, estudante do curso de História, na UESC que, no CEDOC, trabalha na Transcrição de Documentos da Primeira Metade do Século XIX,  Antigos Livros de Notas dos Cartórios de Ilhéus com  Escrituras de Compra e Venda – Hipotecas – Fiança...  Zidelmar  explicou que esse projeto faz parte do projeto maior que  é intitulado ESTRUTURAS ECONÔMICAS E SOCIAIS DA CAPITANIA DE ILHÉUS , liderado pelo professor Marcelo Henrique Dias. “quando a gente vê Ilhéus nos livros didáticos é como miserável. Porém havia em Ilhéus uma circulação monetária muito intensa”. Ilhéus só aparece depois do cacau. “Enquanto Salvador produzia, Ilhéus criava víveres, sustentava”.


Zidelmar foi convidado por ITABUNA CENTENÁRIA  para, juntamente com seus colegas de curso, se tornarem membros colaboradores e assim postarem  textos, fotos, vídeos falando  sobre o seu Curso de História e sobre o seu trabalho no CEDOC. Ele disse ‘sim’.

Foi uma proveitosa tarde de cultura. Itabuna  Centenária agradece...

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário