Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

HISTÓRIAS DE ITABUNA: O Futebol Itabunense

História do futebol Itabunense



O primeiro clube de futebol de Itabuna foi o 
União Brasil. Foi fundado no dia 20 de julho de 1910 pelos Srs. Pedro Celestino Bastos, Nestor José Ferreira, Adelmo Viana, Américo de Oliveira Lima, Alcebíades Rebouças, Flávio Batista de Oliveira, Lanulfo Durval e outros.

Em Outubro do mesmo ano surgiu o “Guarany Esporte Clube”, fundado por Pompílio Silveira, Ismael Alves Casaes, Rosemiro Pereira, Isaltino Mota e outros. Entre os seus componentes figurava como jogador o Coronel Oscar Marinho Falcão, o chamado “rei do cacau”, que jogava na posição de quarto zagueiro.

Estes dois times jogavam todos os domingos, disputando um contra o outro, dividindo a torcida entre si.

Esquisitos eram os seus uniformes: calções que chegavam abaixo dos joelhos, camisas de gola, mangas compridas, bonés ou gorros feitos com a mesma fazenda das camisas e alguns usavam até gravatas...

Com o tempo foram surgindo outros times, que não duraram muito tempo, quase todos com nomes de vultos ou datas de nossa história: Castro Alves, Ruy Barbosa, Olavo Bilac, Princesa Isabel, Tiradentes, Dois de Julho, 7 de Setembro...

Em 1922, existindo aqui dois times de futebol, Ypiranga e Rio Branco, formou-se um combinado, que tomou parte no PRIMEIRO TORNEIO INTERMUNICIPAL DE PÉ-BOLA, realizado em Salvador, obtendo um honroso terceiro lugar.

Daí em diante, tendo sempre como palco a Praça da Matriz, sucederam-se disputas entre Ypiranga e Rio Branco. Às vezes eram disputadas partidas entre as equipes de Ilhéus, Rio do Braço, Água Preta, Pirangi e outras.

Em 1924, o Intendente Laudelino Lorena iniciou a construção do Jardim da Praça da Matriz (Olinto Leone), acabando com as festas dos times Ypiranga e Rio Branco.
Neste mesmo ano, (1924), surgiu na Rua da Jaqueira, o Esporte Clube São José, que tinha o seu campo no pasto do Senhor Berilo Guimarães, onde depois foi instalado o Campo da Desportiva. Neste espaço hoje está o Centro de Cultura Adonias Filho.

Em 1930, os times ItabunaSão José e Atlético criaram a LIGA ITABUNENSE DE DESPORTOS ATLÉTICOS, que com a inclusão do Janízaros, time fundado depois, realizou o primeiro campeonato de futebol de Itabuna. O São José, mais tarde tomou o nome de Grêmio Esportivo Itabunense.
Depois surgiram outros times que se filiaram à liga: Vasco, América e São Cristóvão.

Seguiram-se anos de bom futebol e perfeito amadorismo. O campo da Jaqueira serviu por muito tempo de palco aos bons espetáculos futebolísticos, até que em 1936 foi fundada a SOCIEDADE DESPORTIVA ITABUNENSE que cercou o campo, primeiramente de zinco, depois com muro.

Atlético, América e Vasco encerraram suas atividades e surgiu a Associação Atlética Itabunense e o Coríntians.  A Associação Atlética Itabunense chegou a ser considerada um dos melhores times de amadores do interior do Estado da Bahia. Tivemos também o Itabuna Futebol Clube em ótima fase.

Depois de longo período de estagnação, em 1954, o Departamento de Esportes da F.I.A.R. reconstruiu o Campo da Desportiva e os times ressurgiram num bom ritmo de entusiasmo. Tivemos visitas do Botafogo, Flamengo, Fluminense, América, Santa Cruz de Recife e outros clubes de categoria.

Já nessa época, quando a associação Atlética Itabunense estava substituída pelo Clube Recreativo Flamengo, surgiram mais dois novos times, Fluminense e Botafogo e, três anos depois, (1957), o futebol amadorista de Itabuna, sagrando-se campeão do Torneio Antonio Balbino, iniciou através de sua briosa seleção a marcha para a conquista de um título inédito no Brasil: HEXA-CAMPEÃ DE FUTEBOL AMADOR.


Do livro DOCUMENTO HISTÓRICO E ILUSTRADO DE ITABUNA de José Dantas de Andrade


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário