Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

PROFESSOR NEGRO VAI SER EMPOSSADO NA ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA

Foto: Luiza Lopes/bahia.ba
Professor negro vai ser empossado
na Academia de Letras da Bahia
Por Cyro de Mattos

           
             O professor e vereador Edvaldo Brito vai ser empossado no dia 29 na Academia de Letras da Bahia, em Salvador, quando então irá ocupar a Cadeira de Número 2, cujo patrono é Manoel Botelho de Oliveira. Será recebido pelo ensaísta e escritor Joaci Goes, atual presidente da instituição. A escolha foi feita em 17 de outubro.

             Graduado em Direito pela UFBA, pertenceu à turma de 1962, da qual fizeram parte os escritores João Ubaldo Ribeiro, Cyro de Mattos e Ildásio Tavares. Há mais de seis décadas atuante como professor, ele é Doutor em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (USP) e professor emérito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Mackenzie (SP).

          Conferencista exemplar, Edvaldo foi prefeito de Salvador e   tem participado de várias bancas examinadoras de teses para doutorado em universidades brasileiras.  É membro da Academia de Letras de Ilhéus e da Academia de Letras de Itabuna (ALITA). Sobre a conquista de ter sido eleito para ser o novo imortal da Academia de Letras da Bahia, sucedendo ao escritor Guilherme Raddel, disse:

         “É como se fosse um presente de aniversário, que comemorei no dia 3 passado. Agora faço parte da casa mais importante da cultura baiana, uma posição que muito me enobrece, e procurarei honrar essa escolha, não somente me empenhando cada vez mais na minha produção técnico-literária, como cultuando a responsabilidade de ocupar a cadeira que já foi de Manuel Botelho de Oliveira, que também foi advogado e vereador”.

---------------

Cyro de Mattos é escritor e poeta com prêmios literários importantes, no Brasil e exterior. Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz, Membro efetivo da Academia de Letras da Bahia, Pen Clube do Brasil e Ordem do Mérito do Governo da Bahia, no grau de Comendador.  

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário